Aconteceu a Assembleia anual do Setor Belém
Setor Belém faz sua assembleia anual, com profunda reflexão e propõe ações.
Otávio Léo nos diz como foi a Assembléia do Setor Belém:
No último sábado, 27/11, na Igreja São Carlos Borromeu, as paróquias do nosso Setor Belém fizeram sua assembleia anual, para refletir e propor ações a partir do resultado do 1º Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo.
Vieram representantes e padres das Paróquias de São Carlos Borromeu, São José, São João Batista, Santa Rita, São Rafael, Nossa Senhora de Lourdes, São Paulo Apóstolo, bem como de Nossa Senhora do Bom Conselho. A comunidade São Miguel Arcanjo também esteve presente de forma expressiva, tendo à frente o nosso pastor Padre Júlio Lancelotti.
Na Assembleia, conduzida pelo Pe. Eduardo da Igreja São Carlos Borromeu, tivemos também a presença marcante do Pe. Tarcísio, que em poucas palavras, nos levou a refletir sobre a nova realidade que vivenciamos hoje em nossa região. A profunda modificação urbana que estamos assistindo, com o crescimento em nossos bairros de novos condomínios e a consequente vinda de novos moradores, além da mudança dos costumes e de valores que marcam nosso tempo.
A partir dos pontos que foram apresentados e que marcaram o trabalho dos leigos até aqui no 1º Congresso, cinco grupos foram formandos na Assembleia para discutir as ações concretas de trabalho nas comunidades ou em âmbito setorial.
O ponto comum a todos os grupos, e muito evidente, foi em relação aos jovens nos dias de hoje. Como entendê-los no mundo atual e ir ao seu encontro, nos leva a uma profunda e criativa ação missionária. Sabemos dos grandes desafios, mas algumas idéias foram sugeridas:
– A criação de cursos básicos e profissionalizantes para o nosso mercado de trabalho, como também a alfabetização de adultos.
– Acampamentos de jovens 2 ou 3 vezes ao ano, como forma de trazer informação com palestras, e desenvolver cultura através da música, dança, teatro e esportes.
– Desenvolver trabalho de apoio na Cracolândia, ajudando nossos irmãos a se recuperarem da dependência terrível.
– Utilização da internet através dos sites paroquiais, como forma de interação, com informação, e inclusive novenas, como por exemplo, as novenas de Natal e as Novenas dos diversos Santos.
– Padronização dos cursos de preparação dos sacramentos, Batismo, Crisma e Casamento, para todas as comunidades.
A Assembleia foi encerrada pelo nosso Bispo Dom Edmar Peron, que enfatizou a importância dos leigos dentro das comunidades, seu papel missionário e evangelizador em todos os campos, não só pastorais, mas no dia a dia, seja na família, seja no trabalho.
Ao final, a partilha, com o almoço de confraternização, encerrando as atividades da Assembleia Setorial.
Vejam algumas fotos dos trabalhos, por Carlos Alberto Beatriz