Nossa Senhora da Ponte -Nossa Senhora, Todos seus Nomes
Assim como as pontes nos possibilitam atravessar obstáculos geográficos, Maria Santíssima é a ponte que nos conduz ao Céu.Nascimento de uma devoção Muitas vezes, surgem situações nas quais as pessoas pedem a proteção materna de Nossa Senhora sem pensar em realidades etéreas e metafísicas.
E, por vezes, isso pode ocorrer ao se transpor uma ponte, uma vulgar e despretensiosa ponte. Por exemplo, na França medieval, no século XII, o seguinte episódio deu origem à devoção conhecida como Notre Dame du Pont (Nossa Senhora da Ponte). Em 1198 o Rei Felipe Augusto, da França (avô de São Luiz IX), foi socorrer a cidade de Gisors, cercada por seu rival, o Rei da Inglaterra Ricardo Coração de Leão.
Conseguiu Felipe Augusto passar entre as tropas inimigas para entrar na cidade. Mas, no momento em que atravessava a ponte sobre o rio Epte, esta cedeu sob o peso do exército e o Rei caiu na água. Cair num rio portando pesada armadura não é situação invejável… O Rei invocou Nossa Senhora e conseguiu chegar salvo à margem.
Para agradecer à Virgem Santíssima, mandou dourar uma imagem de Nossa Senhora, que colocou na nova ponte à entrada da cidade. Nasceu assim uma devoção. Desconhecemos como terá surgido a invocação de Nossa Senhora da Ponte em Saint-Junien-sur-Vienne, na diocese de Limoges (França). Esta é antiga, pois o Rei francês Luiz XI foi duas vezes lá em peregrinação, já em 1465.
Em Portugal existe uma cidade chamada Ponte de Lima, a qual pode bem ter nascido próximo à ermida que havia junto à ponte que cruza o rio. Também na cidade de Villarica, no Paraguai, existia uma devoção de Nossa Senhora da Ponte.
Devoção de Nossa Senhora da Ponte em Sorocaba
A expedição acabou fundando uma cidade que não vingou. Mas a ponte ficou, e lá estava quando veio Baltazar Fernandes, de Sant’Ana do Parnaíba, com sua família, colonos e escravos. Ele fixou-se na região, surgindo então a atual cidade de Sorocaba.
Igreja Nossa Senhora da Ponte em Sorocaba
Altar Nossa Senhora da Ponte – Sorocaba
Talvez seja a mesma capela que ainda existia em 1820, junto a uma velha ponte de madeira que atravessava o rio Tietê, perto do salto de Itu.
Por que essa imagem intitulava-se da Ponte?
Por estar junto à ponte de madeira?
Ou possuía Baltazar Fernandes uma cópia da imagem portuguesa de Ponte de Lima?
Nada ficou registrado. Pode também ser ela cópia da imagem paraguaia, pois o vigário da cidade de Villarica era muito amigo do fundador de Sorocaba, cuja esposa era oriunda de família espanhola.Seja como for, a invocação a Nossa Senhora da Ponte ficou conhecida e permanece até nossos dias. Quem ainda hoje visita a atual Catedral da cidade, encontra uma imagem barroca do século XVIII, muito provavelmente de origem portuguesa, que representa Nossa Senhora de pé, tendo o Menino Jesus em seu braço esquerdo.
Quantas pessoas já invocaram a Virgem Santíssima diante dessa imagem! E a quantas ela terá ajudado a transpor a ponte da eternidade! Uma caraterística das obras católicas é de serem belas e práticas.
E se uma ponte nos lembra Nossa Senhora, o que pode haver de mais belo e mais prático?
Arlete Hernandez
jan 05, 2011 @ 07:28:16
Danilo,
São belas e interessantes e, principalmente, de grande demonstração de fé a invocação à Nossa Senhora,sob os mais diferentes nomes.Estou acompanhando a cada dia. Parabéns!
cassio
jan 05, 2011 @ 16:09:40
NOSSO SITE É UMA BENÇÃO ( PARABÉNS )
FELIZ 2011 PARA TODOS DA PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO,
E GRAÇAS A DEUS E NOSSA SENHORA QUE O PE. JÚLIO JÁ ESTÁ BEM DE SAÚDE…
TCHAU
Jose Luiz
jul 11, 2011 @ 21:10:26
Ola boa noite
por gentileza desejo se alguem puder me enviar a novena de nossa senhora da ponte.
grato