O que é simbólico nas raízes brasileiras
Símbolo
(dic. Objeto físico ou imaterial a que se dá uma significação abstrata: a balança é o símbolo da justiça)
Simbólico I
Nós, repórteres do portal O Arcanjo no Ar, Carlos e Wanderley, estávamos flanando pela Av. Paulista, quando nos deparamos com um imenso “presépio” suspenso no ar sobre a avenida, havia vários personagens envolto num palco em veludo, não era um estábulo e não havia lá o menino Jesus, o que havia era uma enorme placa do banco patrocinador da Prefeitura da cidade da terceira maior arquidiocese católica do mundo. Percorrendo os shoppings também notamos que os “presépios” não têm mais a reprodução clássica do nascimento de Cristo.
Pensando bem, é melhor mesmo que no presépio de Jesus não esteja nos templos e catedrais do deus dinheiro. Jesus se tornaria um cidadão da cidade de Nazaré e a senzala onde nasceu era um estábulo.
Em plena Idade Mídia que nos encontramos, a era da sociedade de informação, da alta tecnologiaI infelizmente ainda há muitas senzalas.
Simbólico II
A equipe de comunicação d’O Arcanjo cobriu o encontro do Presidente da República, Lula, e a futura Presidenta Dilma com a população em situação de rua e os catadores de resíduos recicláveis. Apesar de todas as ressalvas, críticas e cobranças que devemos fazer aos governantes, a parte isso, devemos reconhecer a simbologia de um momento histórico, onde um governante de origem operária passe o poder de estado à primeira mulher presidenta desta República, militante da esquerda na juventude, representante da geração de 1968, o ano que não terminou… Assinaram decretos e reconheceram a cidadania de cerca de 25 milhões de pessoas que passaram à classe C, faltam ainda 25 milhões de brasileiros que não sabem o que é saneamento básico. Jesus lutava há dois mil anos pela vida plena para todos.
Simbólico III
Para garantir a governabilidade a nova presidenta teve que compactuar com o passado e o presente. Nomeia a artista Anna Maria Buarque de Hollanda, primeira mulher a ocupar o Mistério da Cultura. Ela é irmã do grande compositor de música popular brasileira Chico Buarque e filha do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, autor do livro que devemos ler, reler e estudar: “Raízes do Brasil”. Ana é símbolo da alta cultura.
Dilma, em nome do pacto e da governabilidade terá que nomear Pedro Novais ministro do turismo, representante da casa grande, do atraso e da barbárie. Mesmo tendo 80 anos de idade é norteado por seus baixos instintos, promoveu uma “festa” num motel com dinheiro público. Infelizmente, numa democracia temos de respeitar o eleitores que votaram nele para deputado pelo Maranhão. Este é o retrato do Brasil, somente a edução e arte contra a barbárie podem vencer a opressão e a represssão.
Simbólico IV
Não importa se você acredita no menino Jesus, no pequeno Buda ou no jovem Guevara…não devemos matar em nós àquela criança de três anos que temos em nossos corações. Neles e nelas residem a esperança de que dias melhores virão, se lutarmos por eles. Sendo contraditório agora; quem tem minha idade conhece um jingle natalino –“…feliz natal pra todos / feliz natal…” cantarola aí, vai!
Wanderley de Oliveira
Repórter voluntário do Arcanjo no Ar
e gestor de conteúdos de mídias digitais