Exposição conta a vida de Dom Helder
O ano de 2009 é marcado pelo centenário de nascimento de Dom Helder Camara. Para homenagear e lembrar as ações realizadas pelo arcebispo de Recife e Olinda, diversas comemorações estão sendo realizadas em várias cidades do Brasil e do mundo. As homenagens começaram no início de 2008 e seguirão até o final deste ano. Como parte das comemorações, foi montada a exposição “Dom Helder – Memória e profecia no seu centenário: 1909-2009”, que percorrerá diversas cidades do Brasil.
Montada inicialmente na França, a mostra é em homenagem ao centenário do Dom e foi organizada pela Associação Dom Helder – Memória e Atualidade, sob a curadoria de José Broucker. Segundo o coordenador geral do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Cesep) e um dos curadores no Brasil, padre José Oscar Beozzo, a exposição foi remontada com algumas adaptações de textos e de fotos, além de acrescentar a perspectiva do centenário.
De acordo com padre Beozzo, a exposição é composta por painéis com textos de Dom Helder, depoimentos sobre a morte do arcebispo e fotos com legendas. “São 25 painéis que retomam alguns pontos centrais da vida de Dom Helder”, explica. Segundo o coordenador, a exposição conta a vida do Dom nas diversas áreas em que atuou.
Padre Beozzo conta que há painéis que relatam atuação de Dom Helder na política, na Igreja, no campo social, na relação com os jovens, no comportamento dentro dos conflitos, como lutador pela paz, na relação com outras religiões, na espiritualidade e na poesia. Além disso, os visitantes ainda encontram, no fim da mostra, uma bibliografia com os livros sobre Dom Helder e os que ele mesmo escreveu.
A exposição, que já passou por São Paulo e Rio de Janeiro, percorrerá ainda outras cidades do Brasil, como Fortaleza e Recife. Segundo padre Beozzo, a exposição foi visitada por cerca de 700 pessoas somente em São Paulo e vários locais estão solicitando a exposição: “Ainda tem uns 20 pedidos que a gente tem que agendar”, comenta.