Um novo batismo

Rubens Marchioni, diácono

Hoje fui novamente batizado, agora na capela da Universidade São Judas Tadeu. Hoje passei a pertencer ao grupo dos que já participaram de uma celebração do Sacramento do Batismo presidida pelo Pe. Julio Lancellotti.

A liturgia, celebrada no dia 22 de fevereiro, começava na porta da igreja. Da Acolhida à Bênção Final, em cada gesto e palavra, ela envolvia a todos e os conduzia de maneira inevitável para o sentido de fazer parte da vida da Igreja, com “i” maiúsculo. Foi assim comigo, foi assim com todos os que participaram daquele momento de integração na vida cristã. Era como se todos estivéssemos recebendo novamente aquele sacramento.

O clima que marcou a celebração, como disse, foi de uma festa genuína, contagiante, como só é possível quando se tem à frente alguém apaixonado pelo Reino e por seus membros como o Pe. Julio. Que o diga a lágrima que a certa altura explodiu dos meus olhos rotineiros enquanto aquele profeta conduzia a celebração da chegada de novos pequenos irmãos (Felipe, Pietro e Vinícius) à comunidade cristã e transformava num momento único e absolutamente especial um evento que poderia ter sido um ritual mecânico feito apenas de palavras e alguns gestos decorados.

Obrigado, Senhor, por esse momento de alegria renovada. Amém.

Veja abaixo algumas fotos da celebração:

4 Comentários

  1. SANDRA
    fev 25, 2009 @ 15:08:44

    Paz e Bem.
    Tenho uma duvida como pode ser Batismo assim ele diz a frase.
    ” Hoje fui novamente batizado” seria uma renovação das promessas do Batismo?

  2. julio
    fev 25, 2009 @ 19:15:54

    Sandra a linguagem usada foi poetica num sentido de renovação pelo envolvimento e emoção.Ninguém pode ser batizado mais de uma vez .O que fazemos é a renovação do nosso batismo como por exemplo na vigilia Pascal. O batismo válido é unico a não ser que o batismo seja ministrado de maneira invalida ,como previsto no Direito Canônico , após exame acurado das circuntâncias .

  3. Cristiane Lazzarato Barletta
    mar 02, 2009 @ 08:25:37

    No domingo , dia 22 de fevereiro de 2009, a emoção tomou conta , a celebração foi incrível,foi realizado o batizado do Pietro e outros anjinhos.
    O Batizado foi um grande momento em que as famílias estiveram juntas contemplando o Sacramento do Batismo.
    As palavras do Padre Lancellotti são como toques no coração, transmitem “porções de refleções”, essa musiquinha: Vem Espírito Santo vem… vem IIuminar… iluminando todas as criancinhas… é linda.
    Obrigado a Deus , ao Padre e a equipe que nos preparou para esse grande momento de alegria.

  4. Tatiana Capille Salles
    mar 02, 2009 @ 12:40:40

    Cheguei antes da missa e pude acompanhar parte da celebração do batismo… e amei!!!!
    Fiquei emocionada por dois motivos, pelo sentido, significado e benção do batismo, e pelo carinho das palavras do Pe. Julio….como sempre.

    A música ” Vem espírito Santo vem…. vem iluminar ( e o nome de cada criança) … ” é encantadora tbm.

    Meu sobrinho será batizado em maio… e fico feliz que esta celebração do Sacramento do Batismo seja realizada pelo nosso querido Pe. Julio… assim como espero que sejam dos meus filhos ( que ainda não nasceram, mas estão em nossos planos…claro).

    Carinho,
    Tatiana Capille Salles