O grão de Trigo!
Queremos ver JESUS, pediram os gregos a Felipe.
E o que ouviram e viram foi um homem que fala do grão de trigo que para dar fruto tem que morrer!
JESUS não foge dos conflitos, é fiel e consequente até o fim, mesmo passando por tribulações:
Agora sinto-me angustiado. E que direi? Pai livra-me desta hora?
JESUS nos convida a segui-LO com coragem e generosidade, sem nos enganar e sem esconder as dificuldades que teremos que enfrentar por amor,
Quem ama sabe que o amor nos traz desafios e orienta as nossas escolhas.
O amor dirige o nosso olhar e a afeição de nossas vidas.
O amor nos ajuda a compreender e aceitar o mistério de ser grão de trigo que se não morre não produz fruto.
A beleza do grão e o seu sentido está em se tornar fruto, produzir outros grãos e perpetuar a VIDA!
JESUS nos diz: Eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a MIM.
Elevado na Cruz!
O crucificado nos atrai! A cruz nos enternece pela dor e pelo amor!
O crucificado revela ao mesmo tempo a violência que o condenou e executou, para destruir sua vida e suas propostas, e a coragem e a generosidade de quem é fiel e “tendo amado os seus amou-os até o fim”.
Amou até as últimas consequências, sem se apegar a si mesmo.
A Cruz atrai, o crucificado nos edifica e desconcerta, silencia o nosso egoísmo, e nos impele a sermos seus seguidores.
Contemplando a cruz, segurando o grão
na palma da mão
penetrando o teu olhar.
JESUS crucificado,
me ensinas
a coragem de te amar e seguir!
Mesmo que passe pela cruz,
sei que estás comigo
me ama e és minha luz !
Assista abaixo à homilia da missa de 29/03/2009:
http://mms.bizmedia.com.br/bizmedia/Homilia20090329-final.wmv
Tânia Serrano Ramos
mar 28, 2009 @ 17:22:37
Todos os textos que leio deste blog me faz refletir em alguma coisa ou alguém que faça parte da minha vida!
Obrigada … sempre. …
Rinalda
mar 29, 2009 @ 13:39:41
O que nos atrai quando olhamos para a Cruz? A certeza do Amor de Deus por nós, pois Ele nos criou para a felicidade. Como cristãos devemos partilhar do Amor que experimentamos com aquele que sofre e não compreende essa verdade. Não pode existir negativa nessa partilha. Comprometer-se em levar bem estar aos aoutros é a forma de se identificar-se com o Amor de Deus.
Tatiana Capille Salles
mar 30, 2009 @ 16:26:05
Infelizmente não pudemos ir À missa ontem …. mas ficamos felizes, que ao menos temos o Arcanjo, que nos deixar em sintonia com o que foi falado ontem….
Padre Julio, saudade do Senhor … ficar sem te ouvir por 15 dias , para nós, faz muita muita falta !!!!!
Com carinho
Tatiana e Fernando.
Marcelo Tiago
mar 31, 2009 @ 11:04:09
O Tempo da Quaresma nos propôe sentidos muito profundos de entendimento de nossa própria vida. E, depois de ver a bela homilia do padre Júlio, fiquei pensando: ser grão de trigo numa sociedade que prefere o lanche do Mac Donald`s (que nem trigo deve ter!): esse talvez seja o maior desafio quaresmal-pascal!
Quem quer ser trigo, não tem medo de brilhar no sol: sabe que só se deixando profundamente inebriar pelo calor do sol, da vida, poderá brilhar plenamente no mundo. E tudo isso só acontece se aceitarmos uma nova forma de vermos as coisas.
Em nossa sociedade, ser o grão de trigo talvez seja renunciar à conquista do lucro fácil, á exploração dos outros. Ser grão de trigo significa saber ser alimento saudável para os outros. Ser grão de trigo é romper com a lógica implacável e satânica do capital, para acreditar no poder da mobilização política, da reflexão.
Ser grão de trigo é querer se transformar na hóstia eucarística e não no lanche do fast food. Ser grão de trigo é saber-se alguém em conflito quaresmal com as forças deste mundo – o poder, o lucro, a ambição e sempre projetar sua esperança no mais além – na ressureição de nossa propria sociedade.
Definitivamente, se levarmos a quaresma a sério, sabemos que não fomos destinados para meros fast foods…mas para sermos hóstias, que consagram sua vida para que a Vida seja uma Páscoa Constante.
Não sei se estou ficando louco…rs…mas já não consigo mais participar de uma Euicaristia e não me sentir plenamente inserido nela….durante o ofertório, é como se eu me visse como um daqueles grãos que estao naquelas hóstias..e de coração, peço a Jesus: Me ajuda a ser solidário contigo em tua Páscoa rumo a uma sociedade nova, justa e fraterna!
E, principalemente: livra-me da tentação de ser fast food…e da´-me a coragem e a alegrai de me tornar uam hóstia cada dia mais nutritiva!
Marcelo Tiago
mar 31, 2009 @ 11:10:42
Padre Julio,
Acho que vou mudar de comunidade…..Não tem lugar aí na sua comunidade pra mais um louco?
Na comunidade que estou agora me vejo muito limitado..tudo é moralismo, tudo é discurso vazio, tudo é muito carismático…e pouco aberto ao Espírito de Deus que se revelou no Pobre Jesus!
Quero por a mao na massa…sou advogado pedagogo e sociologo…Quero dedicar parte de meu tempo livre para alguma ação pedagógica de inserçao social. Me coloco a disposição para qualquer ação ligada ás questões pedagógicas.
um abraço fraterno
Marcelo Tiago (atualmente numa comunidade do vizinho bairro do Tatuape)