Campanha Ficha Limpa intensifica coleta de assinaturas no dia 7 de Setembro

O Movimento de Combate à Corrupção eleitoral intensificará, em todo o país, a coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa, neste 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. O objetivo da campanha é garantir número suficiente de assinaturas para o envio ao Congresso Nacional do Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos.

Já foram coletadas cerca de 1 milhão e 100 mil assinaturas, correspondentes a quase 90% da totalidade exigida para garantir a análise oficial do Projeto de Lei pelo Congresso, que só será realizada com a anuência expressa de 1% do eleitorado brasileiro (1 milhão e 300 mil eleitores).

A data escolhida também vai encerrar a ação “300 em 30”, iniciada no dia 7 de agosto com o objetivo de estimular a coleta das 300 mil assinaturas que faltavam antes de seu início.

Jovita José, diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), explicou o que motivou a escolha da simbólica data para encerrar a coleta da ação “300 em 30” em nível nacional. “O 7 de setembro é o momento cívico apropriado, e representa a liberdade que foi retirada do povo brasileiro pela corrupção, pela falta de pessoas sérias envolvidas na disputa por cargos públicos, pelo voto de cabresto e pelas empresas que influenciam o voto de seus funcionários”, explicou.

Após a coleta de segunda-feira, desde que a meta seja atingida, o Projeto será levado ao Congresso Nacional. A diretora do MCCE diz que a data ideal para a apresentação oficial da proposta seria o dia 29 de setembro, por coincidir com a data de criação da primeira lei de iniciativa popular no Brasil (Lei No.9840, criada em 1999 para combater a compra de votos e o uso da máquina administrativa durante o período eleitoral).

Segundo ela, a eficácia da lei 9840, que cassou mais de 400 políticos, não deve ser tomada como motivo de orgulho, e que o novo projeto vai impedir que a corrupção chegue até mesmo às campanhas eleitorais.

A diretora destacou o apoio da sociedade civil ao Projeto: “As pessoas anseiam por mudanças, mas se sentem impotentes”, diz ela, “o Projeto trouxe esperança e reanimou a população”.

Membros dos 298 comitês 9840 espalhados pelo país e voluntários de outras entidades parceiras, estarão nas principais praças das capitais brasileiras, durante todo o dia 7, coletando assinaturas.

É importante lembrar que o dia 7 marca o encerramento da ação “300 em 30”, mas que a coleta continua em âmbito nacional.

Para mais informações, o site do MCCE divulga os locais e horários das coletas (www.mcce.org.br). O telefone para contato é (61) 2193-9646.