4 de outubro, SÃO FRANCISCO DE ASSIS!!
São Francisco de Assis, nascido em 1182 e falecido em 1226, é um santo inquietante que nos desafia a conhecê-lo como verdadeiramente é.
Muitos romantizaram sua vida e testemunho, escondendo a força de sua profecia e os conflitos que enfrentou.
São Francisco desposou a pobreza, contestou o poder, acolheu os pobres e os evitados, viveu pobre com os pobres, despojado de tudo.
Marcado pela CRUZ, pelas chagas de CRISTO, viveu em tudo o AMOR de seu Grande AMOR: JESUS!
São Francisco é o santo da hospitalidade, da amabilidade e cuidado com a VIDA, com a natureza, com os empobrecidos, com os considerados lixo e repugnantes, por isso pediu para ser sepultado no lixão da cidade de Assis.
São Francisco beijou o leproso, beijo que transformou a sua vida! Acolhendo nele o CRISTO pobre e crucificado!
São Francisco é o santo do Perdão! Da perfeita alegria, da resistência diante dos insultos, do silêncio diante dos ataques, a quem respondia: Paz pra ti!
Até aos que jogavam urina e fezes na sua cabeça e no seu rosto desejava a PAZ!
São Francisco, irmão universal da natureza, dos animais, das aves e de todas as criaturas.
Santo da hospitalidade, do acolhimento, do respeito às diferenças do AMOR incondicional, da radicalidade e da pobreza.
Rogai por nós, ajuda-nos a seguir JESUS!
Sarah
out 03, 2009 @ 14:07:53
Mesmo antes de ler sobre São Francisco de Assis, já sentia algo muito forte por ele. Minha mãe tinha muita fé nele. Há ocasiões que me lembro bem, um canário lindo que cantava maravilhosamente, e que havia sido de sua mãe, adoeceu, não mais cantava, não comia, parecia triste com a partida de minha avó, ela pediu a São Francisco que intercedesse pelo canarinho, e o bichinho voltou a cantar, comer, tal como antes; outra vez o mesmo fugiu, e, novamente roga a São Francisco,e dias após, creiam: o canario voltou para nossa casa. São coisas que pacerem tolas, bobas até, mas essa fé era tudo para minha mãe, e com isso, passei também a ter essa adoração por ele. Depois da leitura, essa fé, esse amor por ele cresceu mais. Um jovem nobre que tinha tudo e que tudo abandonou por amor ao Cristo cruxificado, que mudou toda a sua vida. São Francisco, ajude-me a caminhar e a seguir Jesus como o sr O amou e O seguiu, ajude-me a ser melhor a cada dia. Amém!
alexandre nunes
out 03, 2009 @ 15:47:51
Pe Júlio,
como todo 1º sábado do mês fui até a São Miguel para a reunião de liturgia. esperei até ás 15h20 e ninguém apareceu. Por acaso a reunião foi adiada? Aconteceu alguma coisa? Espero que não…
Abraço e até amanhã se Deus quiser…
julio
out 03, 2009 @ 23:08:18
Alexandre,que pena a reunião foi das 16 às 18 horas , foi muito boa e sentimos sua falta , foi um desencontro de horário ! nos vemos .!
magaly
out 04, 2009 @ 10:41:36
Que nossa presença na comunidade seja constante, e sigamos sempre no caminho da verdade e fé. Pastorados pelo Mons. Júlio.
Vânia Castro de Foggi
out 04, 2009 @ 12:53:33
Gosto muito de São Francisco de Assis, sua vida é apaixonante; seu amor pela natureza, pelos animais e principalmente pelas pessoas menos favorecidas são suas principais características. Talvez por gostar muito de animais e de plantas e que comecei a gostar de São Francisco de Assis. Depois de alguns anos trabalhando em creche, coincidentemente fui transferida para um núcleo sócio educativo que de chama “São Francisco de Assis”. Será coincidência?. Adorei o vídeo. Amanhã vou mostrar para meus educandos.Beijos a todos!
Ivan Tadeu Couto Rojas
out 04, 2009 @ 16:43:14
Hoje, dia de São Franscisco sejamos missionários com testemunho diante do mundo.
foi um grande prazer participar do Terço dos homens na última sesta-feira.
Abraços de
Ivan …
teresa norma tadeu castellani
out 05, 2009 @ 13:52:32
Padre Julio, como o exemplo de vida de S Francisco é lindo!!!! Adoro ler as narrativas que o Sr redige para nós no site. Nao se canse. É muito importante. Ler e refletir alimenta e dá forças de continuar nossa caminhada vendo o quanto os santos sofreram e continuaram perseverantes.
Síndia Fontes Pinheiro
out 05, 2009 @ 17:09:38
Fiquei sensibilizada com o trecho da história que relata sobre S. franciso chorando, abraçado à Cruz, e dizendo: “O Amor não é amado…”.