Brasília assiste “Dom Helder Camara – O Santo Rebelde”

Dom Helder Câmara – O Santo Rebelde estreou em Brasília no dia 23 de outubro, no Cine Academia 8. O longa-metragem da cineasta mineira e professora de Cinema na Universidade de Brasília (UnB), Érika Bauer, lançado em 2004, já passou por várias cidades brasileiras, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Maceió e Goiânia.

Com o lançamento em Brasília, faltam apenas Belo Horizonte e Florianópolis, para fechar assim o ciclo de lançamentos previstos para esta etapa inicial do projeto. O filme de Érika já participou de mais de 100 mostras e festivais no país e no exterior, o que lhe rendeu várias premiações, entre elas o Prêmio Margarida de Prata de Melhor Documentário – CNBB; Melhor Roteiro e Melhor Edição – Cine Ceará; Melhor Filme no Festival de Varginha; Melhor Pesquisa no RECINE – Festival Internacional de Cinema de Arquivo do Rio de Janeiro.

A partir de dezembro, o filme estará também em cartaz no Cine Brasília. Está prevista para o próximo ano a produção e autoração do DVD com extras. O trailer do filme pode ser visto nos endereços:

http://www.corfilmes.com.br/osantorebelde/trailer.html e http://www.domhelder100anos.org.br

Dom

Dom Helder Pessoa Câmara foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e um dos grandes defensores dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro. Ele nasceu em Fortaleza (CE), no dia 7 de fevereiro de 1909. No Nordeste, ele foi arcebispo de Olinda e Recife. Por sua atuação em defesa dos pobres e contra a violência, dom Helder, também conhecido como Dom, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Ele faleceu em 27 de agosto de 1999, em Recife (PE).