Novo bispo para a Região Belém

O papa Bento XVI nomeou o padre Edmar Perón, atual reitor do Seminário de Teologia de Maringá  (PR), para a função de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, responsável pela Região Episcopal Belém. Pe. Edmar substituirá D. Pedro Luiz Stringhini, transferido para Franca, no interior paulista.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 30/12, junto com outra nomeação e duas transferências de bispos.

Edmar Perón, nomeado bispo para a Região Episcopal Belém

Edmar Perón

O novo bispo da Região Belém é o primeiro dos quatro filhos de Leonildo Perón e Aparecida Besagio Perón. Natural de Maringá (PR), nasceu em 04 de março de 1965. Cursou filosofia no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória – Instituto de Filosofia de Maringá [1983 -1985] e teologia no Seminário Paulo VI – Instituto Teológico Paulo VI de Londrina (PR) entre os anos de 1986 a 1989.

Monsenhor Edmar foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1990. Desde então serviu à arquidiocese de Maringá como diretor espiritual dos filósofos [1991 a 1997]. Ele também foi vigário paroquial e pároco em diversas paróquias; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; assessor de Liturgia e Canto arquidiocesano por nove anos. Após seus estudos em Roma, entre os anos 2000 e 2002, onde fez o mestrado em teologia dogmática, especialização em teologia dos sacramentos, foi professor de teologia dogmática e liturgia, inicialmente no Instituto Teológico Paulo VI e, ultimamente, na PUC – PR – campus Londrina.

Durante os últimos três anos foi reitor do Seminário de Teologia Santíssima Trindade, da arquidiocese de Maringá, situado em Londrina.

Dom Pedro Luiz Stringhini

O bispo que deixa a Região Belém nasceu em 17 de agosto de 1953 em Laranjal Paulista, no interior de São Paulo. Ele é bispo auxiliar de São Paulo desde 18 de março de 2001, tendo se ordenado em São Paulo (SP) no dia 10 de março de 2001. Estudou Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP) [1977 – 1980]; fez mestrado em Bíblia pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma [1986 – 1990] e doutorado em Teologia Bíblica [1994 – 1995] na Universidade Gregoriana de Roma, além de ter se formado em Letras, pela Faculdade Anchieta de São Paulo [1972 – 1974]. O lema de D. Pedro é “Em tua palavra (Lc 5, 5)”.

Outras mudanças

O papa anunciou também a transferência de Dom Vicente Costa, da diocese de Umuarama (PR) para a vacante diocese de Jundiaí (SP) e do  arcebispo de Palmas (TO), dom Alberto Taveira Corrêa, para a vacante Arquidiocese de Belém (PA).

Para bispo auxiliar de Goiânia (GO), foi nomeado o padre Waldemar Passini Dalbello, atualmente reitor do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney de Goiânia.

3 Comentários

  1. carlos Alberto Beatriz
    dez 30, 2009 @ 11:40:03

    Dom Edmar Perón, seja bem vindo. Dom Pedro Luiz, agradecemos sua passagem pela Região Belém.
    Carlos

  2. Antonio Carlos Brienza Pereira
    dez 30, 2009 @ 11:53:40

    Padre Julio

    Desejo ao senhor um 2010 cheio de realizacoes e muita luta na sua envagelizacao estou aqui em Piracicaba e nao esqueço do SRr vi a linda festa que foi feita aos moradores de Rua com certeza que presenciou esta linda festa teve um lindo Natal.

    Otimo 2010 ao Senhor

  3. Josefa Maria da Silva
    dez 30, 2009 @ 17:40:34

    Boa noite,hoje com grande alegria relembramos o Ano Sacerdotal,parece que Jesus presente entre nós envia os seus Discipulos como não poderia de ser o seu filho amado D.Pedro Luis Stringlini,para mais uma grande Missão,e fica certo D.Pedro que estaremos sempre com o senhor espiritualmente e em nossas orações.Deus te proteja e sobre a proteção de Nossa Senhora te guie e que o Espirito Santo te ilumine sempre,dessa desta com todo o carinho te ama muito fraternalmente.Zefinha.