Lançamento da Campanha da Fraternidade

Com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro“, a Campanha da Fraternidade deste ano traz o tema “Economia e vida” para a reflexão dos cristãos. Durante a Quaresma, período litúrgico que começa na quarta-feira de Cinzas, as igrejas que integram o Conic – Conselho Nacional das Igrejas Cristãs – e outras denominações e pessoas de boa vontade promovem a campanha ecumênica que tem como objetivo “colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz (…) para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.

O lançamento da CF 2010 na Região Belém aconteceu domingo, 07/02, com a participação de representantes de diversas paróquias e comunidades. A acolhida e animação ficou sob a responsabilidade da irmã Iracema, secretária de Pastoral da Região.

Lançamento da Campanha da Fraternidade de 2010

O Vigário Episcopal, Pe. Cesar Gobbo, falou na abertura do encontro que a Campanha serve para questionar as estruturas mas também as pessoas: “enquanto o dinheiro está servindo a vida, tudo bem; ele não pode estar no coração, gerando dependência e inversão de valores”.

Pe. José Bizon, assessor da CNBB para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, fez uma apresentação sobre a história da CF em suas diversas fases, os temas e lemas abordados, as edições ecumênicas e os desafios deste ano.

Veja abaixo mais fotos do lançamento:

Evento registrado por Carlos Alberto Beatriz

4 Comentários

  1. TATIANA JURKSTAS CAPILLE SALLES
    fev 11, 2010 @ 08:55:10

    Como disse o Pe Julio na missa de domingo , a Campanha deste ano, “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro“, será um desafio reflexivo …. acredito que para todos os cristãos, e também ás pessoas de boa vontade , como escreveu o Rubens, no texto acima.

    SIM à partilha, à caridade, à justiça, à fraternidade, à comunhão, à bondade , ao amor e à solidariedade.

    NÂo ao supérfluo, à ganância, à riqueza, à ambição, ao egoísmo , maldade.

    Um beijo, e bom ” restinho” de semana À todos.

  2. TATIANA JURKSTAS CAPILLE SALLES
    fev 11, 2010 @ 10:41:36

    PADRE JULIO HOJE, NO TWITTER :

    Uma economia baseada no individualismo e na acumulação de bens materiais afasta-se radicalmente do projeto de Deus .C.2010

  3. Rinalda
    fev 15, 2010 @ 10:58:23

    Cultura da Paz!… Justiça social!…Bem Comum!…..Como soa gostoso a pronúncia dessas palavras, são de uma sonoridade muito agradável. E o que dizer então se tudo aquilo que elas expressam fosse de fato colocado em prática? Penso como alguns que realmente não se trata de uma tarefa fácil, principalmente nos dias de hoje. Mas também penso que quando se tem um enorme Amor por Jesus, tudo é possível. E por ser uma pessoa apaixonada por Jesus e acreditar na construção de um mundo melhor, busco empregar um pouco do meu tempo nessa difícil, mas, imensamente prazerosa tarefa, doando um pouco de mim, do meu tempo, do amor que tenho por Jesus e partihá-lo com meus irmãozinhos pequeninos e seus familiares da Pastoral da criança. Deus conhece minhas limitações e por isso busco Nele as forças que me são necessárias para jamais desistir dessa maravilhosa missão e poder, quem sabe, atuar em outras que o Senhor vier a me escalar.

  4. Miryam
    fev 23, 2010 @ 06:52:34

    Fazendo das palavras de Tatiana, as minhas, cito o Pe. Julio: “Como disse o Pe Julio na missa de domingo , a Campanha deste ano, “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro“, será um desafio reflexivo …. “. Também entendi na homilia a seguinte consideração: que o poder atrai, em geral até os não poderosos gostam do poder, defendem os poderososs. Isto é verdade: até mesmo nos escopos mais elementares, mais humildes…