Cristo luz e as 4 velas
Fernando Altemeyer Jr.
Advento é tempo especial de preparação nas famílias e comunidades. Faz-se com ramos de pinheiro uma coroa ou guirlanda ornada de quatro velas para preparar o nascimento do menino Deus que nasce em favor da humanidade. Cada vela da Coroa de Advento tem um significado especial. As velas simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo, o Deus Encarnado. Este tempo é tempo especial de alegre expectativa, pois estamos às vesperas de um parto.
A primeira vela é a “Vela da Esperança”.
O que é Esperança?
Esperança significa que cremos fortemente naquilo que estamos esperando sempre: Deus conosco! A primeira vela simboliza o perdão a Adão e Eva. Em 2010, a leitura da Igreja é do Evangelho de Mateus 24,37-44 chamando à vigilância.
A segunda vela é a “Vela da paz”.
O que é Paz?
Paz significa que não é tão importante ganhar ou ser melhor,pelas armas, pelo poder ou pelo dinheiro. O decisivo é que todos nós estejamos ligados e ajudemo-nos uns dos outros. Esta vela representa a fé dos patriarcas. Em 2010, a leitura da Igreja é do Evangelho de Mateus 3, 1-12 com a mensagem de João Batista, o precursor.
A terceira vela é a “Vela da Alegria”.
O que é a Alegria?
Alegria é como o sorriso interior, o mais profundo dentro de nós, porque sabemos que Deus é bom para conosco e que cristianismo deve rimar com felicidade. E só podemos ter alegria quando também somos capazes de propagar alegrias. A vela representa a alegria do rei David e celebra a aliança permanente com Deusna vida.
A terceira vela têm uma cor mais alegre (gaudete), o rosa, para distinguí-la das outras mais sóbrias. Em 2010, a leitura da Igreja é do Evangelho de Mateus 11,2-11 quando Jesus fala do Batista.
A quarta vela é a “Vela do Amor”.
O que é Amor?
Dispor-se a amar o outro como a si mesmo. Alegrar-se com a alegria dos irmãos e crer nos sonhos de um novo amanhecer. A última vela simboliza o ensinamento dos profetas, que anunciam o reino de justiça, paz e amor. Aqui sentimo-nos às portas do grande acontecimento: Deus que dá Deus. Em 2010, a leitura da Igreja é do Evangelho de Mateus 1,18-24 que fala da origem de Jesus Cristo.