Santa Bernadete Soubirous

 

16 de Abril

O corpo de Santa Bernardete continua intacto, incorrupto, parece estar dormindo.

Bernarda, era o nome a filha de Francisco Soubirous e Luisa Casterot, nascida em 7 de janeiro de 1844, em Lourdes, uma região montanhosa da França, os famosos Pirineus. Mas era chamada pela forma carinhosa do nome no diminutivo: Bernadete. A família de camponeses era numerosa, religiosa e muito pobre. Desde a infância, a pequena tinha problemas de saúde em conseqüência da asma. Era analfabeta, mas tinha aprendido a rezar o terço, o que fazia diariamente enquanto cuidava dos afazeres da casa.

Numa tarde úmida e fria, Bernadete foi, junto com a irmãzinha e algumas companheiras, procurar gravetos. Tinham de atravessar um riacho, mas ela se atrasou porque ficou com receio de molhar os pés, quando ouviu um barulho nos arbustos, ergueu os olhos e viu uma luz, dentro da gruta natural na encosta da montanha. Olhando melhor, viu Nossa Senhora vestida de branco, faixa azul na cintura, terço entre as mãos, que a chamou para rezar. Era o dia 11 de fevereiro de 1858.

Quando chegaram em casa, a sua irmãzinha contou o ocorrido para os pais, que a proibiram de sair de casa. Bernadete chorou muito e adoeceu, então os pais deixaram que ela voltasse para lá. A aparição se repetiu, sete dias depois, quando Nossa Senhora lhe disse: “Não te prometo a felicidade neste mundo, mas no outro”. Voltou mais dezoito vezes, até 16 de julho, na gruta de Massabielle, nos montes Pirineus.

O pároco da diocese, no início, mostrou-se incrédulo quanto às aparições, por isso disse a Bernadete: “Peça a essa senhora que diga o seu nome”. A resposta foi: “Eu sou a Imaculada Conceição”. O que mais se admirou em Bernadete foi a sua modéstia, autenticidade e simplicidade. Compreendeu que tinha sido escolhida como instrumento para a mensagem que a Virgem queria transmitir ao mundo, que era a conversão, a necessidade de rezar o terço e o seu próprio nome: “Imaculada Conceição”.

Bernadete sofreu muitas e pesadas provações para ser acreditada em suas visões, que só os numerosos milagres confirmaram como obra divina. Enquanto o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes se tornava um dos lugares mais visitados pelos peregrinos do mundo e a água da fonte era considerada milagrosa pelos devotos, Bernadete se recolhia na sombra.

Ingressou na Congregação das Irmãs de Caridade de Nevers, sendo admitida no noviciado seis anos depois por motivo de saúde. Ao tomar o hábito definitivo, recebeu o nome de Maria Bernarda. Mas nunca recebeu um privilégio das irmãs, parecia que essa frieza fazia parte de sua provação. Sempre bem-humorada, trabalhou como enfermeira no interior do convento, depois foi sacristã. Contudo sua doença se agravou e ela viveu nove anos numa cama, entre a vida e a morte.

Rezava não para livrar-se do sofrimento, mas para ter paciência e forças para tudo suportar, pois queria purificar-se para poder rever Nossa Senhora. Bernadete morreu em 16 de abril de 1879. O papa Pio XI canonizou-a em 8 de dezembro de 1933, dia da Imaculada Conceição, designando sua festa para o dia de sua morte.

 

No convento de Saint-Gildard, Nevers, onde era freira, Santa Bernadette passou suas ultimas horas de vida, longas e dolorosas, numa cadeira para doentes na enfermaria. Não podia deitar por causa das múltiplas chagas que cobriam seu corpo.

Na segunda-feira após o Domingo de Páscoa, 14 de abril de 1879, ela disse à irmã Bernard que a visitava:
― “Adeus, Bernard, desta vez acabou deveras”.

E à irmã Léontine:
― “Eu estou moída como um grão de trigo”.

Em 16 de abril de 1879, uma religiosa lhe sussurrou:
― “Vou pedir a Nossa Imaculada Mãe que vos dê consolações”.
― “Não, respondeu a santa, consolações não, mas a força e a paciência”.

Após as 3 horas de tarde, com um gesto muito expressivo, ela pediu algo para beber. Fez um grande sinal da cruz, pegou o vidro com a bebida fortificante que lhe apresentaram, engoliu algumas gotas em duas ocasiões, e inclinando a cabeça rendeu docemente sua alma a Deus.

Seu corpo se encontra milagrosamente incorrupto com as articulações flexíveis. Apenas uma ligeira camada de cera foi passada no rosto para evitar a formação de mofo.

Ele está exposto na capela do convento de Saint-Gildard, em Nevers, numa preciosa urna de cristal e metal dourado. Ali, envolvido de imponderáveis sobrenaturais, pode ser visto e venerado por qualquer fiel.

[Portapapeles01.jpg]

11 Comentários

  1. Regina Maria Scotton
    maio 21, 2010 @ 01:25:13

    Que Deus nos proteja de nós mesmos! Que possamos nos reconciliarmos-nos conosco mesmo….que possamos vivenciarmos a fé inimaginável de Sant Bernardete por um pouco deste tempo que nos apresenta tão paradoxal…. que possamos dispensar as dúvidas enos cingirmos do amor….que possamos beber da água da fonte …. e que Deus perdoe nossos pecados a fim de nos santificarmos´-nos…..

  2. Regina Maria Scotton
    maio 27, 2010 @ 07:27:16

    Que Santa Bernadete seja um lírio no campo minado às perseguições aos cristãos de todo o mundo! Que ela seja um testemunho vivo da presença conciliadora entre Deus e a Igreja! Que atraves dela e de seus milagres possamos levar a corações aflitos a esperança da Ressureição em Nosso Senhor Jesus Cristo.Santa Bernadete rogai por nós !

  3. Margareth
    fev 18, 2011 @ 13:14:00

    A ti Santa Bernadete peço sua intercessão junto a Imaculada Conceição para sua intercessão num momento de extremo desespero

  4. jaqueline
    maio 16, 2011 @ 17:15:26

    eu achei impressionate eu estou passada com essa reportagem é super interessante eu adorei

  5. Reury
    jul 21, 2011 @ 21:47:32

    Que possamos estar sempre em busca da verdadeira fé divina, orando e pedindo perdão por nossos erros. Que Deus nos guarde para a vida eterna!

  6. Paulo Muneaki Yamada
    ago 05, 2011 @ 18:53:06

    Deus escolhe e se manifesta tão somente as criaturas verdadeiramente humildes de coração!! São ícones, agraciados por um dom místico sobrenatural, por isto é necessário venerar e rogar sua intercessão, pelas nossas cruzes que assustam e amedronta-nos, nesta tão paradoxal vida peregrina!! Santa Bernadete Soubirous foi umas das escolhidas de Nossa Mãezinha Querida, a Imaculada Conceição!! Rogai por nós Santa Bernadete, elevando estas nossas preces de todas em especial a Margareth, e eu Paulo e minha querida esposa Maria Rosangela Dimbarre, elevemo-nos, nossas orações ao Imaculado Coração de Maria Santíssima, para que ela interceda junto ao Vosso Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, para que junto ao Pai e Vós Filho Santíssimo e o Espírito Santo, derramem sobre todos nós, bênçãos e graças dos Céus!! Muito obrigado, Meu Deus, meu Senhor!!

  7. Luiz Fernando Diniz Ramos
    nov 14, 2011 @ 13:00:51

    Gostaria que a humanidade parasse para pensar, o tanto quanto o planeta esta sofrendo com tanta destruição, que as pessoas fossem mais amigas e pudessem renovar a fé em Deus e Nosa. Sra., assim como fez Sta. Bernadete. Seu corpo incorruptivel é a confirmação imediata da presença de Deus, que esta presente em cada particula do Universo.
    Desejo a Paz de Deus a todos.
    Grande abraço

  8. 1º Santuário de Lourdes/França « Cheio de Amor
    dez 19, 2011 @ 15:17:16

  9. Reginaldo Rodrigues Mendonça
    abr 14, 2013 @ 00:26:11

    Nossa Senhora é a maravilhosa mãe de nosso senhor Jesus Cristo e de toda a humanidade, porém, serviu-se Deus, da honrosa e magnifica senhora, que através desta alma pura que foi e é Bernadete Soubirrous, para através de sua presença, recolocar a humanidade, nos trilhos da fé, da oração, do amor, e acima de tudo do reconhecimento do unico e verdadeiro Deus que habita todo o Universo, Peço a intercessáo de Santa Bernadete, de sua infinita pureza, para que junto a Imaculada Conceição de saude a meus pais, e meus irmãos, amigos, esposa enteados, e para mim, e todos que dela necessite, me ajude com a minha verdadeira vocação e fazer despertar a minha casa, para a devoção da mui amada e gentil senhora, de Lourdes e de todos os lugares, abençoados por Deus

  10. José Mário Magalhães Paiva
    nov 22, 2013 @ 22:39:03

    Nosso Pai,o Todo Poderoso, sempre mostra-nos a sua presença, de uma forma discreta, sem alardes, pois somente os seu convidados, veem e creem. Assim é através da presença deste
    milagre de Santa Bernadete. Os cientistas não conseguem explicar, tudo é inexplicável, para
    que somente os convidados, vejam ai a presença do Pai. São este fatos que nos ajudam em
    nossa conversão do dia a dia e mostra-nos a necessidades da oração diária e resumida tam-
    bém, através do Santo Terço.
    Obrigado Senhor, obrigado Santa Bernadete

  11. djalma valdemesi de melo
    jun 27, 2014 @ 18:14:38

    quem ama a deus ama santa Bernadete porque no mundo de hoje e difícil achar pessoas humanas santa Bernadete deixou toda a sua vida sua juventude parra se dedicar a pobreza e a nossa senhora a mãe de jesus por isto sempre rogo santa Bernadete rogai por nos pecadores e interceda a deus por nos djalma melo fpolis s.c