Santa Paula Frassinetti

11 de Junho

Fundou a Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia

Paula Ângela Maria Frassinetti nasceu em 3 de março de 1809, na cidade de Gênova, Itália. Com a morte da sua mãe, seu pai e seus quatro irmãos assumem sua educação. Seu pai incutiu nos filhos um forte sentido cristão e todos seguiram a vida sacerdotal. O mais velho foi o fundador da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada.

Paula tinha uma inteligência aguçada e uma preferência para o estudo da filosofia e da teologia. Em 1827, ela foi residir com seu irmão José, que era o pároco da aldeia de Quinto, perto de Gênova. Junto com ele, Paula apressou-se em fundar uma escola paroquial, iniciando uma ação fecunda de apostolado com um pequeno grupo de fiéis seguidoras. Depois, em 1834, com elas Paula fundou uma congregação religiosa, com o nome de Filhas da Santa Fé, com o propósito de “estar plenamente disponíveis nas mãos de Deus para evangelizar por meio da educação, com preferência pelos jovens e pelos mais pobres”.

Em visita a Gênova, o sacerdote Luca de Passi, que criava na Itália comunidades apostólicas de Santa Dorotéia, convidou a congregação recém-fundada para executar os trabalhos de sua instituição. Paula aceitou e o antigo Instituto das Filhas da Santa Fé passou a ser chamado de Irmãs de Santa Dorotéia. Sucessivamente, foram abertos novos colégios pelas religiosas. Primeiro em Gênova, depois em Roma, sendo que o de Santo Onofre, instituído em 1844, em Roma, foi mais tarde escolhido para ser a Casa-mãe da instituição.

Inspirada nas regras de santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus, dos célebres padres jesuítas, Paula elaborou os estatutos das Irmãs de Santa Dorotéia à semelhança das religiosas francesas do Sagrado Coração. Estabelecida em Roma com seu instituto, madre Paula foi recebida pela primeira vez pelo papa Gregório XVI, por quem foi abençoada, recebendo novo estímulo para sua obra.

Muito cedo a força de sua ação evangelizadora foi reconhecida e difundiu-se com a criação de novas casas por toda a Itália. Em 1866, chegou ao Brasil e logo depois a Portugal. Daí por diante se propagou por todos os continentes, com suas missionárias animadas por suas palavras, que ainda ecoam entre elas: “O Senhor as encha do seu Espírito e as converta em outras tantas chamas ardentes que, onde tocarem, acendam o fogo do amor de Deus”.

No dia 11 de junho de 1882, aos setenta e três anos de idade, madre Paula morreu em Roma, sendo enterrada no cemitério de São Lourenço. Em 1903, quando da exumação do seu corpo, este foi encontrado intacto. Três anos depois, foi transferido para a capela da Casa-mãe do Instituto de Santo Onofre, em Roma.

Muitas foram as graças e milagres atribuídos à intercessão de madre Paula, e sua veneração tornou-se vigorosa entre os fiéis. Em 1930, foi beatificada pelo papa Pio XI. Depois, em 1984, Paula Frassinetti foi declarada santa pelo papa João Paulo II, durante uma comovente cerimônia solene em Roma.

3 Comentários

  1. vania cordeiro
    out 03, 2010 @ 17:50:41

    eu nao conhecia Santa Paula muito menos ja tinha ouvido fala nela.Ao estar passando por tantos problemas certa noite, sonhei com uma santa q se chamava SANTA PAULA e no sonho eu implorava q ela me ajuda-se e ela respondia :EU TE AJUDO!Passei a pesquisar e a querer saber a vida dela e quem foi ela.hoje sou completamente apaixonada por SANTA PAULA;E acredito muito nela.amem

  2. nilo laurentino junior
    maio 01, 2011 @ 23:35:13

    boa noite!!!
    já passa das 23:00hs, estou pesquisando mais sobre SANTA PAULA FRASSINETTI, pois faço parte de uma comunidade por nome de Teimosos que pertence a Paróquia de são Manoel da Diocese de Santa Luzia na Cidade de Mossoró/RN. Temos Ela como padroeira. Esse nosso trabalho de evangelização e devoção teve inicio no ano de 1989, quando recebemos uma imagem trazida para nós pelo nosso Pároco da época Pe. Guimarães Neto, o qual assistiu em roma a sua canonizaçao em 1984. Vendo que sua historia de vida se assemelhava a nossa simples vida de comunidade resolveu nos presentiar. dai foi adotada pelo nosso povo como a nossa santa pdroeira. durante todos esses anos ja tivemos varios testemunhos de graças alcançada, de relatos dos devotos que entosdos os momentos que recorriam a intersessão de Santa Paula eram atendidos. Eu e minha familia somos devotos firmes e responsavem pela capelinha, organizamos junto com a comunidade e a matriz todos os eventos religiosos da capela, todos os anos no periodo de 01 a 11 de junho celebramos sua memoria com grande festa, com novenas, missas, procissoes e quemesses. emfim somos muitos felizes pois temos uma amiga no céu que zela por nós. SANTA PAULA FRASSINETTI.

    OBS: gostaria muito de que voces nos enviasse mais informaçoes sobre Santa Paula, e se possivel nos ajudasse com material didatico pra continuarmos nosso trabalho de evangelização tendo como exemplo o grande amor de Ela nos deixou.

    Outro desejo nosso é ter em nossa capelinha um imagem em cores (colorida), pois a nossa é de ceramica em uma unica cor.(cor de barro vermelho), é linda sem duvida.

    obrigado! aguardamos contato. Junior e Edna como somos mais conhecido na comunidade – 84 8856 25 66.

  3. Zulenir
    out 26, 2011 @ 21:08:55

    Não sei se ajuda mas segue o site contendo informações sobre as Irmãs Doroteanas.