A difícil missão de ser justo!
httpv://www.youtube.com/watch?v=rBtEylnHhpw
Nos ensina o Pe. Bertolini neste 23º Domingo do Tempo Comum: ” Os seguidores de Jesus se reúnem para celebrar juntos a memória daquele que nos amou até as extremas consequências do Amor: Jesus Cristo morto e ressuscitado, presente onde dois ou três se reúnem em seu nome. Os que se reúnem em nome Dele buscam criar e expressar relações onde a única dívida a ser paga é a do amor.”
O Evangelho de hoje mostra que a comunidade não deve perder o irmão.
Que o que une a comunidade não é a perfeição, é a busca constante do amor que supera as divisões e ajuda na difícil missão de ser justo pelo discernimento e capacidade de revisão dos caminhos e atitudes tomados.
O perdão, tenho refletido, não é esquecer, mas lembrar e não fazer o mesmo que te feriu.
Vivemos desafios constantes que podem nos desumanizar e a reproduzir o mal que nos atinge. O discernimento, a mediação humana dos irmãos, podem nos ajudar a recomeçar, a não perder a esperança e a acreditar que apesar de nossas limitações, somos filhos de Deus.
O seguimento de Jesus se dá por caminhos onde os conflitos não se escondem, caminhos que a ilusão cega e afasta da realidade, mas mostra que a comunidade é o lugar que educa e renova.
O discernimento cristão faz ver o relacionamento humano não como dominação e exercício do poder, mas como construção de fraternidade que corrige e educa .