A Justiça cristã vai além da Lei!

“Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus não entrareis no Reino dos céus”. Assim nos ensina Jesus.

Este ensinamento é uma provocação, pois não se trata de uma justiça mais complicada em preceitos e exigências, mas mais perfeita enquanto seja mais simples, generosa e de entrega.

O mais perfeito não é o que cumpre os requisitos legais nos seus pormenores, mas o que renova verdadeiramente a vida e a torna mais humana.

No Evangelho deste domingo, o que vai além da lei é o que supera todo tipo de vingança, ódio e rancor. Propõe uma justiça que nasce de novas relações com Deus e com os irmãos e dos irmãos entre si.

Não se podem justificar atitudes porque sejam legais. Nem sempre o que é legal é justo.

Um Comentário

  1. Ignês Foglia
    fev 14, 2011 @ 11:01:56

    A MISERICÓRDIA DEVE SUPERAR A LEI.
    Jesus afirma que uma nova relação com Deus e com os irmãos deixando de lado todo tipo de vingança, ódio e rancor Supera a Lei. “A lei… ora a lei…”(Getulio Vargas). Segundo Paulo Eduardo L. Brangion, Getulio disse essa frase, referindo-se aos empresários espertalhões que burlavam as leis trabalhistas. Na verdade eu não sei se a intenção era essa; mas se era, foi bem aplicada. Penso que a lei deve ser burlada para promover o ser humano, nunca para prejudicar o mais “fraco”. A carta de São Paulo aos Colossenses (4,1) diz: ! “Senhores, dai aos vossos servos o JUSTO E EQUITATIVO, sabendo que vós tendes um Senhor no céu”. Se a lei não é tão justa, ou só para proteger os amigos do rei…..”A LEI…ORA A LEI…..
    Ignês