Bem aventuranças!
Neste Domingo em que celebramos a Solenidade de Todos os Santos e proclamamos o Evangelho segundo Mateus que nos apresenta as Bem Aventuranças percebemos que as Bem aventuranças indicam o caminho da santidade.
Gostei de ler e refletir o pensamento de Celso Loraschi sobre o tema na revista Vida Pastoral, diz ele: “Ser santo não significa ser uma pessoa fora do comum. Jesus viveu como uma pessoa comum. Viveu a vontade do Pai, junto de seu povo.”
O povo de Deus recebe de Jesus uma nova lei, que se vive não pelas regras mas pelo amor e confiança no Pai que entrega aos fracos e pequeninos o seu Reino e a promessa das felicidades que não se compram mas que se vivem e se controem.
O Reino não vem pelo conformismo, nem pela força dos poderosos que se impõe mas na confiança de quem mesmo sofrendo não desanima e não se deixa corromper por valores que desumanizam a vida e tornam as pessoas e as suas necessidades em mercadorias.
As bem aventuranças são um resumo do projeto de vida de Jesus. Um projeto válido para todos os seres humanos.Um projeto de conduta ética no enfrentamento dos desafios da vida.
Um projeto de Felicidade. Todos querem ser felizes. O mundo de hoje vende felicidades a custa da dor de tantos, dos pequenos e desprotegidos.
A Felicidade que Jesus nos propõe vem da gratuidade e do amor!