Bispos assinam petição para beatificação de dom Luciano
O arcebispo de Mariana e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, anunciou para os bispos reunidos na 49ª Assembleia da Conferência que a partir de agosto a arquidiocese de Mariana dará início ao processo de beatificação de dom Luciano Mendes de Almeida, morto no dia 27 de agosto de 2006. Dom Geraldo solicitou que os bispos assinassem a petição da beatificação a ser encaminhada à Santa Sé ao que os mais de 300 bispos responderam com uma sonora salva de palmas, pondo-se prontos para atender ao pedido.
Segundo dom Geraldo, somente após a aprovação do pedido pela Santa Sé é que a arquidiocese poderá instalar o tribunal que conduzirá o processo de beatificação. O tempo determinado para entrar com o pedido de instauração do processo de beatificação de uma pessoa é de cinco anos após sua morte.
Dom Luciano foi arcebispo de Mariana durante 18 anos (1988 a 2006). Antes, atuou na Região Belém como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Foi secretário e presidente da CNBB por dois mandatos consecutivos em cada uma das funções. Estimado por todo o episcopado brasileiro, dom Luciano ficou conhecido especialmente pelo seu amor aos pobres e excluídos e pela defesa dos direitos humanos.
Na opinião do Pe. Julio, a beatificação de dom Luciano Mendes será sinal de justiça a um bispo servidor, despojado. defensor e amigo dos pobres e indefesos.
Ouça entrevista à Rádio 9 de Julho de dom Angélico Sandalo Bernardino, que trabalhou com dom Luciano: