Blog

Blog do Pe. Júlio Lancellotti

Paulo, pregador

No segundo dia do Tríduo consideramos São Paulo como pregador. Quando Paulo chegava em uma cidade, reunia os cristãos numa casa e começava a pregar. Paulo é o grande iniciador dos grupos de rua, da Igreja nas casas. Era tanto o seu entusiasmo que ele não se cansava de anunciar Jesus a partir de seus problemas concretos e indagações do dia a dia.

Paulo na carta aos Romanos nos diz que o mundo podia ter reconhecido Deus, pois seu eterno poder e divindade tornaram-se inteligíveis desde a criação. No entanto a humanidade não o reconheceu, pois os seus interesses sempre mantiveram a verdade prisioneira da injustiça.

Para Paulo a resposta de Deus em Jesus é a entrega aceitando a loucura da Cruz. Parece insanidade mas é loucura mais sábia do que a sabedoria humana. A verdade e a justiça só vem à luz quando a pessoa se entrega. Mistério de fé, conhecimento mais nobre da razão!

Nós estamos acostumados a vencer pela força e pelo poder, Deus pelo Amor e pela generosidade sem ter medo da fraqueza e da dor. Deus não invade, mas convida, não tem pressa, espera com amor e confia!

Que a palavra de Paulo na carta aos Efésios nos alimente: Que o Pai faça Cristo habitar no coração de vocês pela fé, enraizados e alimentados no Amor.

São Paulo Apóstolo e Pregador, rogai por nós!

Deus escolheu Paulo!

O primeiro dia do Tríduo para a festa de São Paulo nos traz à reflexão: Deus escolheu Paulo para anunciar o Evangelho, para anunciar a mensagem da salvação, a Boa Nova de JESUS, a todos os Povos. Paulo rompeu a fronteira dos povos e a separação, deixou para trás a restrição do anúncio somente ao povo judeu. Andou e viajou por toda parte da Europa à Ásia Menor. Passou por Antioquia, Chipre, Éfeso, Listra, Derbe, Corinto, Filipos, Tessalônica, Jerusalém, Roma e muitas outras cidades. A mensagem de Paulo: Não existe mais a diferença entre judeus e gregos, escravos e livres, pois Deus é o Pai de todos e em Jesus Cristo chama a todos para o seu Reino.

O que tudo isso significa para nós hoje? Em nossas vidas e em nossa cidade? O reino de Deus, a igualdade e a fraternidade não são exclusividade de alguns mas dom para todos. Que a festa de São Paulo o Apostólo e a Cidade nos ajudem a viver o compromisso da construção de uma convivência mais humana e fraterna num tempo de tanta competição e individualismo.

São Paulo , rogai por nós !

A Conversão de Paulo

No próximo Domingo celebraremos a conversão de São Paulo, declarado patrono de nossa Arquidiocese. Alguém poderia perguntar porque celebramos a conversão de Paulo e não a de outros convertidos? Alguns que marcaram a história da Igreja como São Francisco de Assis, Santo Agostinho de Hipona chamado do mais Santo dos sábios e o mais sábio dos santos, São João de Deus que após a sua conversão foi internado em um sanatório como louco e que tornou-se o iniciador da humanização dos tratamentos psiquiátricos.

A lista é muito grande e vai de Santo Inácio de Loyola a São Jeronimo Emiliani só para citar alguns.

O espetacular da conversão de Paulo é que de perseguidor se torna propagador e testemunha daquele que perseguia, que sua busca foi constante e intensa a ponto de identificar-se com o perseguido e ser perseguido, mas em alguma medida os outros buscaram isso de alguma forma sabendo ou não, querendo ou não.

Paulo, porém, quebrou as fronteiras do judaísmo e descobriu o mistério de que Jesus veio para todos e que nele não há mais nenhuma diferença, levou Jesus para todos a partir da vida das esperanças e sofrimentos de todas as comunidades que fundou e conheceu. A conversão de Paulo é a nossa conversão contínua, permanente, perseverante, nunca acabada, sempre em construção. Amor inquieto sem medo de sofrer e vivenciar imensos conflitos que não buscava mas dos quais não fugia.

Os outros convertidos devem, em muito, a Paulo sua coversão a JESUS, pois o seu amor ao crucificado ressuscitado nos envolve e contamina e nos faz repetir com ele: Cristo me amou e se entregou por mim!

A partir do dia 22 estaremos rezando o tríduo a São Paulo na missa das 7 da manhã, na Igreja São Miguel, e refletindo sobre Paulo no site. Acompanhe!


Assista abaixo ao vídeo sobre Paulo:

Eis o cordeiro de Deus!

Clique abaixo para ouvir a homilia do Pe. Júlio na missa das 18h de 18 de janeiro:

[audio:Homilia20090118.mp3]

Neste Domingo, 18 de janeiro, segundo do tempo comum, São João Evangelista nos relata como São João, o Batista, apresenta a Jesus aos seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus”. O texto nos diz que ouvindo essas palavras os discípulos do Batista seguiram a JESUS. O chamado, a resposta, a vocação, o mistério do Amor de Deus em nossas vidas. O testemunho que faz conhecer e dá veracidade ao que se anuncia.

André é dos discípulos que segue a JESUS, que quer saber onde mora e permanece ao seu lado e mais vai buscar seu irmão Simão, anunciando “Encontramos o CRISTO”. João Batista mostrou JESUS a André que mostrou a Pedro e assim por diante até hoje. Quem mostrou JESUS para mim, quem mostrou JESUS para você, e nós mostramos JESUS para quem? A vocação nos faz conhecer e anunciar, testemunhar e por amor revelar!

Somos discípulos e missionários como insiste a Igreja, pelo batismo filhas e filhos de Deus.

Quem me mostrou JESUS?

Na minha vida muitas pessoas me mostraram Jesus para segui-lo e amá-lo, para citar, apenas algumas: minha mãe e meu pai, Irmã Teofila minha primeira professora, Ir. Inesita, Pe. Martinho, D. Luciano Mendes de Almeida, D. Paulo Evaristo Arns, Daniel, Mislene, Naná, Vítor e todos da Casa Vida, os moradores de rua, os idosos e todos que pelo seu sofrer e alegria perseveram na fé e vivem com imenso AMOR.

Lembranças saudosas

Nesta semana lembramos cheios de saudades um mês do falecimento da nossa querida Dholy. Pessoa de imensas qualidades e de presença amorosa na vida de tantas pessoas, que como eu lhe devem imensa gatidão. Dholy nos ensinava sempre, com suas atitudes, maneira de ser, perseverança e inquebrantável crença no ser humano e nas suas possibilidades de mudança. A Dholy nunca desistia não por teimosia mas por crédito e misericórdia. Não teve medo de amar mesmo quando esse amor lhe custasse dor e cansaço.

Hoje, dia 15, lembro os 34 anos do falecimento de meu pai, um homem simples e sincero, marcado pelo trabalho e honestidade, morreu aos 51 anos, diante dos meus olhos atônitos e molhados pela lágrima da sudades.

No dia 21 de janeiro vamos celebar os 14 anos do falecimento do inesquecível prof. Mesquita que construiu a Universidade São Judas e a nossa querida Capela onde nos sentimos em casa em cada celebração. O tempo vai passando e vou ficando cheio de lembranças e saudades, sinal de velhice, ou de vida imensamente povoada por pessoas queridas que fazem parte da vida que me ensinaram a caminhar. Os meus irmãos Milton e José Luiz, como é difícil acreditar que vocês não estão mais aqui comigo, mas os carrego bem vivos na ternura do meu coração. Todas as queridas pessoas da nossa comunidade que é tão numerosa no céu orem por nós para que sejamos sempre fiéis !

Batismo do Senhor

Clique abaixo para ouvir a homilia do Pe. Júlio na missa de 11 de janeiro:

[audio:Homilia20090111.mp3]

Neste domingo (11/01) celebramos a festa do Batismo de JESUS, com esta festa encerramos o ciclo do Natal e iniciamos o TEMPO COMUM até a terça-feira que antecede as CINZAS dando início à quaresma.

O Batismo do Senhor é a segunda Epifania, quando Jesus é reconhecido e manifestado como o FILHO de DEUS, é a inauguração do seu ministério, o anúncio do REINO DE DEUS.

O Batismo do Senhor é sua inserção no meio do povo sofrido em busca de VIDA e libertação. O Batismo do Senhor nos remete ao nosso Batismo como pertença ao POVO de DEUS, pedras vivas que formam a Igreja. Pelo Batismo somos chamados a viver como irmãos e a nos reconhecer como morada de DEUS e particípes de seu ministério como sacerdote, profeta e rei.

A celebração do Batismo é uma das mais belas celebrações litúrgicas da Igreja, onde o rito manisfesta a beleza de gestos e palavras que comunicam a graça que nos transforma e humaniza.

Batizar nos enternece e compromete, precisamos evangelizar os que batizamos, cuidar com carinho do seu crescimento na fé e engajamento na vida comunitária e na transformação do mundo quando nega a vida e desumaniza as relações.

Lembro com carinho o Pe. Rubens, da Igreja São José do Belém, que me batizou em 1949, faz um tempinho! Dos meus padrinhos Rafael e Francisca, meus avós, já falecidos.

O Batismo nos abre as portas para os sacramentos, para o compromisso, para a pertença a Deus e a humanidade que se compromete em fazer o Bem.

Pelo Batismo não somos melhores que os outros mas nos comprometemos em fazer pelos outros o melhor.

Hoje renove o seu Batismo, reze pelo padre ou ministro que te batizou, reze por seu padrinho e madrinha, visite-os, telefone para eles, passe um e-mail, faça o mesmo pelos afilhados e afilhadas.

Especialmente estarei rezando por todos e todas que um dia tive a graça de batizar.

(Leia também o artigo do teólogo Marcelo Barros sobre batismo e inserção, compromisso do cristão com a transformação do mundo)

Abaixo as fotos do Batizado do Rafael Dias Vilela realizado no dia 11 de janeiro de 2009, citado em comentário da mãe, Ana MIkaella:

Reflexões!

Os dois textos apresentados no espaço de Reflexão de nosso site querem nos ajudar a entender a crise violenta que atinge a Faixa de Gaza envolvendo palestinos e judeus. Os dois autores trazem reflexões importantes que nos ajudam a aprofundar, a partir de valores éticos o que está atrás de todo esse drama humano que envergonha a todos nós.

O pensamento de Jung Mo Sung, meu colega no estudo da teologia, mostra a espiral da violência e a compreensão de cada um dos envolvidos segundo sua cultura e visão de mundo e sem dúvida uma saída com dignidade para ambos, e deixa claro que resistir é um direito dos massacrados.

O texto de Altamiro Borges é um primor para mais uma vez mostrar quem é a famigerada revista VEJA e o seu costumeiro veneno em tudo o que faz. Continuo dizendo: não leiam a revista VEJA porque faz mal para a saúde mental para quem quer VER o mundo e a vida com respeito e dignidade.

Leia também sobre o assunto:

* Carta aos judeus, redigida pelo professor Maurício Abdalla e referendada por frei Betto)
* Artigo de Eduardo Galeano
* Artigo do jornalista Altamiro Borges

Silencio com ^ ou sem!

O silencio na cidade faz bem, o silencio dos governantes faz mal, o silencio do mundo frente a Palestina destroçada e a falta de ação em por fim à violência de qualquer lado escandaliza! A inércia diante da desproporção da reação de Israel paralisa.

A oração pela paz se intensifica, paz aqui e lá, paz em todo o lugar! Paz inquieta de quem procura e sabe que o encontro vai demorar mas não cansa de esperar.

Na cidade mais silenciosa e agudamente conflitiva onde uma criança foi jogada viva no lixo em um hospital, onde os que vivem nas ruas continuam a esperar uma porta de saída por onde possam entrar, aguardamos interlocução com o poder público municipal.

Após a concorrida posse, o silencio perturbador parece continuar. As autoridades estão de férias ou arrumando seus gabinetes e equipes de assessoria?

O silencio é ausencia, dúvida, ou certeza de que tudo vai continuar do mesmo jeito, ou como eu estão esperando saber se silencio é com ^ ou sem.

Lembretes !

Na próxima sexta-feira estaremos realizando o terço dos homens. Neste mês na segunda sexta e não na primeira como de costume. Filhos de Maria mobilizemos o grupo, convidemos outros para que o primeiro terço do ano seja um momento de forte oração e compromisso de evangelização.

O terço dos homens tem favorecido ambiente de oração, encontro, reflexão e compromisso de vida.

Este mês, também, precisamos nos matricular no curso de teologia do setor Belém, para recordar entrar em eventos no nosso site. A nossa comunidade tem que se fazer presente com um bom grupo! Só uma vez por semana não será tão sacrificado.

O tempo do Natal irá até o proximo Domingo quando celebraremos o Batismo do Senhor, atualizando o nosso e iniciando o Tempo Comum até a quarta-feira de Cinzas.

Lembretes para que a memória ativa não nos deixe esquecer que tudo o que vivemos com fé e como sua expressão aumenta em nós a força do Amor!

Epifania do Senhor!

Neste domingo celebramos a Epifania do Senhor ou como diz o povo a festa de Reis. Dia de dançar o reisado, festa popular sem beleza igual. A Epifania é a solenidade da MANIFESTAÇÃO do Senhor. Jesus veio ao mundo para ser reconhecido e amado. Só amamos o que conhecemos e a melhor forma de conhecimento é o Amor!

A solenidade da Epifania revela o quanto o amor é forte, aceitando morar na fragilidade humana e através dela se revelar.

Anselm Grun nos escreve que “na devoção popular,os três reis são os patronos de viagens prediletos. Então podem nos acompanhar nos caminhos perigosos da vida”.

Os Magos mostram também que sempre estamos buscando sentido, direção, caminho, luz e verdade!

Gostaria de viver intensamente a solenidade da Epifania para que como os Magos tenha coragem de encontrar Jesus com Maria e abrir os cofres do meu ser e com Eles viver a beleza do amor.

Gaspar, Melchior e Baltazar são os nomes que receberam. As iniciais de seus nomes eram escritas sobre as portas para afastar a maldade e a miséria, que estejam em nossos corações para atrair o bem e a solidariedade que nos fazem caminhar.

Banda de São Miguel na festa do Reisado

Banda de São Miguel na festa do Reisado


Festa do Reisado 2009

Festa do Reisado 2009


Festa do Reisado 2009

Festa do Reisado 2009