Blog

Blog do Pe. Júlio Lancellotti

Primeira sexta-feira do ano!

A nossa comunidade guarda com carinho a primeira sexta-feira do mês, dedica ao Sagrado Coração de Jesus, como sempre a nossa missa tão cheia de beleza e afeto buscando no tesouro do Coração Sacratíssimo força para caminhar e viver na fidelidade do Amor. Hoje a Igreja também faz memória de dois grandes doutores, São Basílio e São Gregório Nazienzeno, dois amigos e gigantes da caridade e do serviço aos empobrecidos, pastores sofridos e fiéis tornaram-se doutores da Igreja, perseguidos e mal tratados passaram por toda sorte de maldades sem esmorecer.

Junto de mim carrego uma oração de São Gregório que a Ir. Miriam traduziu do francês e me deu com dedicatória: “De um santo choramingão, para outro choramingão”.

Esta oração é muito querida e foi a oração que muitas vezes sofrendo repeti pensando em Gregório e na Ir. Miriam. Aí vai seu conteúdo:

‘ Ai de mim, eu não aguento mais,
Cristo, força dos mortais
Ai de mim, as lutas e as tempestades
me açoitam por demais.
Oh tristeza dessa vida, sem fim e sem delongas,
E as investidas que, por dentro e por fora,
empanam a beleza da imagem divina.
Qual o carvalho que aguenta esta violencia dos ventos?
Qual o navio que não afunda com semelhante tempestade?
Eu estou quebrado de fadiga e cansado de muitos trabalhos
Contra a minha vontade aceitei o encargo da casa paterna.
Quando cheguei lá, eu a encontrei em ruínas.
Os amigos me esgotaram, a doença me consumiu
Fui recebido com pedras, quando outros são recebidos com flores.
Fui abandonado pelo povo ao qual o Espírito me tinha enviado.
Meus filhos, uns eu perdi, e eis-me separado dos outros,
O escárnio dos ultimos, ó pai infortunado!
Meus apoios espirituais me foram mais hostis que os inimigos:
Não respeitaram nem a mesa mística
Nem mesmo as provações que suportei.
Os seres mais abjetos teriam sido mais sensíveis
Mas eles só buscam uma coisa: me desonrar.’

Que coisa! Esta oração é de fazer estremecer, mas também conforta e faz acreditar que quem ama vai rir e chorar, amém!

Amanheceu 2009!

O novo ano amanheceu na cidade silenciosa e vazia. Depois de tanto barulho o silêncio faz bem aos ouvidos e à mente e nossa oração mais recolhida. A missa desta manhã na solenidade da Santa Mãe de Deus nos fez mais próximos do mistério do amor de Deus em nossas vidas!

A missa solene, os cantos, o incenso, as orações, parecíamos monges e monjas em um mosteiro. O novo ano revigore as nossas pastorais e nosso empenho em evangelizar a cidade e pricipalmente em sermos díscipulos de Jesus. A mensagem do Papa pelo Dia da Paz nos compromete a apoiarmos todas as iniciativas pela superação da miséria e pela humanização da VIDA.

O Papa nos convoca à luta contra a pobreza e solidariedade global, e lança um desafio para a Igreja e para toda a humanidade: COMBATER A POBREZA, CONSTRUIR A PAZ.

Este desafio em todos os níveis, no político e social, e a partir dele estaremos cobrando as politícas públicas da prefeitura de São Paulo, onde o prefeito assume com uma promessa para cada 36 h da segunda gestão. Que a cidade seja limpa e a consciência também! Que a população em situação de rua seja respeitada e possa sair da rua por políticas públicas e não por ações violentas e higienistas.

Ano Velho-Ano Novo

Os últimos momentos do ano envelhicido nos fazem pensar em tudo que vivemos, nas alegrias e tristezas, nas buscas, perdas, encontros e desencontros, lágrimas e sorrisos. O mistério da vida, do amor e da dor!

O ano novo, e é bom perguntar novo em que? Nos faça encontrar a novidade que nos revigore e fortaleça no caminho da Vida. As previsões são pesadas, os pessimistas estão alvoroçados, a nós cabe esperança a partir do real e dos compromissos assumidos, da utopia sonhada e anunciada, da indignação diante da violência e da mediocridade.

A frase de Santo Agostinho que li estes dias nos faça desejar coragem para trabalhar e amar! Nos diz o santo doutor de Hipona: Para quem ama, não há trabalho. E se houver, o trabalho vira amor.

No próximo ano espero contar com todos vocês, que nossa comunidade seja viva e missionária, seja forte sem perder a ternura, não tenha medo de suas fragilidades nem de amar e defender a vida, não seja acomodada e incomode, anuncie com a vida que JESUS vive e ama, protege e guarda. Que nossos olhos não se fechem a quem chega e procurem os que estão longe, as nossas portas sempre abertas e nossos pés sempre a caminho. A cidade seja nossa casa e todas as pessoas nossa família!Bom Ano, que Deus nos abençôe e nos faça sinais do seu AMOR !

D. Maria, que saudades!

Hoje é o aniversário da D. Maria lá no céu! Nós aqui estamos com saudades da sua presença ativa e carinhosa em nossa comunidade, sempre pronta e forte, no comando e no serviço. Hoje era dia de ir em sua casa, tomar lanche, comer bolo, levar presente, antes a missa e o beijo filial, os olhos brilhantes, a amizade firme como a rocha. A voluntária da São Martinho, da Casa Vida, do Hospital e do Asilo. A visitadora dos doentes levando carinho, cuidado e o próprio JESUS na comunhão. A D. Maria, minha defensora e protetora, não fugia da luta e falava o que precisávamos ouvir. D. Maria sabia nos corrigir e mostrar o caminho, sempre tendo como critério o mais fraco e frágil. Parabéns D. Maria, lá no céu a festa vai ser bonita!

O Natal não acabou!

Para o comércio o Natal já passou, agora trocar o presente que não serviu e as liquidações, mas para a Liturgia da Igreja o Natal só começou e o viveremos por mais algumas semanas e para sempre.

A nossa comunidade viva intensamente esse tempo de graça e do amor manifesto de Deus por todos nós. Todos os anos uma criança da nossa comunidade é apresentada no natal, um recém-nascido (a comunidade é muito fértil); neste ano o Vitor filho da Rosangela e do Cássio. Que menino Jesus mais lindo!

Emocionante foi ver na celebração vários jovens, um com 22 anos, o Rafael, e a própria Beatriz que neste ano foi Maria, e que já foram os meninos Jesus de outros Natais. A comunidade tem história e pessoas que fazem parte de sua vida, é a pertença do Amor, é a vida da comunidade cristã que se perpetua nas gerações a quem transmitimos e com quem vivemos a nossa Fé.

Tudo isso nos dá Esperança, no meio de uma cidade tão grande onde o anonimato e a não pertença são as características, as comunidades cristãs nos unem e nos fazem ver e reconhecer o rosto dos irmãos e irmãs, com carinho e ternura que rompem a solidão e nos ensinam a viver em comunhão.

Todos aprendemos e verificamos que tudo isso não é uma bela teoria mas nossa aprendizagem contínua para sermos cada vez mais humanos, como Jesus que sendo Deus se fez!

O Natal que não acaba nos faça mais abertos e acolhedores e que ninguém se sinta estranho em nosso meio, pois estamos sempre em missão e muitos outros também nos acolherão.FELIZ NATAL!

O Vitor Ressuscitou!

O nosso menino Jesus crucificado está passando a perna na liturgia, sendo menino Jesus e crucificado não esperou mais nada e ressuscitou, está vivo no coração de Deus e nos nossos também, porque quem ama é imortal, quem ama não morre jamais!

A dor que agora sentimos é a dor de quem ama e sabe que o Amor é a força que nos faz viver e perseverar, mesmo sofrendo não deixando de caminhar.

Agradeço a todos da nossa comunidade que mais uma vez demonstraram enorme solidariedade e presença amiga.

O Vitor no céu interceda por todos nós!

Comunicação e comunhão!

A experiência de comunicação e comunhão que “O Arcanjo no ar” tem nos proporcionado é uma grande graça! A nossa união parece ainda maior, nos sentimos mais próximos uns dos outros, podendo nos comunicar, expressar nossos sentimentos e emoções.

A alegria de receber o retorno da Novena de Natal é imenso e muito importante, a corrrente de oração pelo Vitor e por todos os doentes nos comove. A nossa comunidade deu um grande passo com a equipe de comunicação que não mede esfoços para que a criatividade e técnica estejam a serviço da evangelização.

O apoio da Universidade São Judas é um grande valor e garantia de qualidade. Cada um de nós sinta-se corresponsável por este trabalho,mandando sugestões, deixando suas impressões e sobretudo estando on line com Deus e seus irmãos.

Menino Jesus Crucificado

O menino Jesus Crucificado é a imagem que o Vitor nos passa quando o vemos na UTI do Hospital Emilio Ribas. As limitações de uma vida tão misteriosa que nos ensina muito. O Vitor é a ternura de Deus e a sua ação para nos fazer melhores,mais humanos e num mundo marcado pelo resultado nos ensinar a gratuidade do Amor!

O que esperamos do Vitor é que esteja bem, que sorria que se sinta amado e protegido e assim saibamos amar e proteger sem esperar retribuição!

O menino Jesus não pode estar na Cruz mas na mangedoura de madeira que é a mesma da Cruz como o mesmo é o menino que cresceu.

Na estatura cresceu e no amor, também! Senhor de tão grande bondade envolva o Vitor no afeto de teu Coração para que a mangedoura e a cruz nele tão identificadas nos permita Te contemplar e suplicar: faça por ele o que o teu amor desejar!

Oremos pelo Vitor!

Que toda nossa comunidade possa unir-se em oração pelo Vitor da Casa Vida, que se encontra em estado grave na UTI do Hospital Emílio Ribas.

O Vitor está com 16 anos e, além do HIV, tem encefalopatia, por isso necessita de traqueostomia e gastrostomia e seu estado tem se agravado rapidamente.

O Vitor não pode falar nem andar, ouve e enxerga com dificuldade, mas reconhece as pessoas que cuidam dele e retribui os carinhos com um sorriso amável.

Que o Vitor sinta-se confortável e volte a sorrir e nos alegrar!

Santa Virginia Bracelli

Esta santa me causa grande impacto e devoção. A Dama dos pobres, a louca de Genova. Esposa, mãe, viúva e fundadora de congregações. Ocupou sua vida com os abandonados, os rejeitados, abriu mão da herança e de todos os privilégios, esmolou pelas ruas de Genova diante de seus compatriotas que atônitos e depois escandalizados a chamavam de LOUCA!

Virginia, viúva aos vinte anos, consagrou sua vida a Jesus, fundou quatro escolas de preparação para o trabalho, dedicou-se aos idosos e aos doentes, sempre quis servir a Deus nos pobres.

Seu lema é questionador: Àqueles que ninguém quer!, viveu em tempos de carestia, epidemias, grande miséria.

O medo e a covardia nunca a atingiram, foi ao encontro dos evitados e mal falados, prostitutas e toda a sorte de miseráveis eram sua prioridade.

Virginia faleceu aos 64 anos em 15 de dezembro de 1651, seu corpo foi encontrado incorrupto.

Santa Virginia, rogai por nós! Uma de suas irmãs, da congregação que fundaste me ensinou a te amar e venerar. Irmã Maria Palmira, que agora está no céu, com Jesus e contigo a interceder por nós. O cálice que a Irmã Palmira me deu é lindo e guardo com muito carinho e uso nas celebrações da Páscoa. Irmã Palmira foi para o céu em 2000 e vive nos corações de tantas crianças que nasceram em suas mãos como eu, que agora envelhecido não a esquece e agradece a Deus por sua vida e pelas graças recebidas.