Blog

Blog do Pe. Júlio Lancellotti

Dholy, querida irmã!

Dholy
Agradeço a Deus ter conhecido uma pessoa de qualidades tão eloquentes como Dholy. Hoje pela madrugada partiu para a casa do Pai.

Sua ausência deixou o mundo mais pobre mas o seu legado e exemplo nos enriquece e edifica, as sementes por ela semeadas e os muitos frutos colhidos são o resultado de uma vida vivida com ternura e extrema dedicação.

Devo muito à Dholy. Sua memória é imortal, Dholy vive do amor que seus atos manifestaram.

No próximo Domingo será a missa de sétimo dia às 18 h.

Virgem de Guadalupe!

Nossa Senhora de Guadalupe é a Padroeira principal da América Latina. No dia de hoje comemoramos a memória de San Juan Diego o vidente de Guadalupe e dia 12 de dezembro a festa de Nossa Senhora de Guadalupe.

Em 1531 Juan Diego tem a visão da Senhora Guadalupana, na colina de Tepyac, a Virgem lhe fala com toda ternura que só uma Mãe cheia de Amor falaria com seu filho.

A Virgem manda uma mensagem ao Bispo, o portador da mensagem é o pobre índio Juan Diego que lhe avisa que ninguém vai acreditar em sua palavra, ele mesmo diz: escolhe outro, eu sou uma escadinha que os poderosos usam para subir ao que a Virgem lhe diz: é você mesmo que quero. Maria lhe pede que não tenha medo pois esta guardado no seu peito onde cruza as mãos bem junto ao se coração. A imagem da Virgem de Guadalupe ficará impressa para sempre no manto de Juan Diego. A manifestação de Guadalupe impressiona pela beleza, pela ternura, pela inculturação, pois a Virgem fala a língua indígena.

Todo o mistério de Guadalupe toca profundamente meu caração, ensina quanto é grande a bondade e a misericórdia de Deus. A imagem de Guadalupe já foi estudada por cientistas cristãos e ateus e todos mostram profunda admiração e reverencia pelo inexplicável.

Nossa Senhora de Guadalupe que carrega nos olhos a figura de Juan Diego, no manto as estrelas do céus das Américas em seu coração Imaculado a morada de seu Filho Jesus a todos abençoe e nos torne sempre fiéis no Amor e na solidariedade.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!
San Juan Diego, rogai por nós!


Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro celebramos os sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda tão desrespeitados em todo o mundo e no Brasil.

A nossa história é marcada por grande desrespeito aos Direitos Humanos, como o massacre dos indigenas, a escravidão, a situação carcerária ou dos sem terra, nas cidades os moradores e crianças de rua. O número de cívis mortos em um ano no Brasil é maior que o do mesmo período na guerra do Iraque.

A violencia e a corrupção assustam e levam as pessoas a desacreditar das instituições, o medo nos imobiliza e impossibilita o organização e resistencia.No Brasil vivemos mais de projetos do que de politicas públicas.

Grandes nomes da Igreja e da sociedade estão ligados à trajetória dos Direitos Humanos no Brasil como D.Helder Camara, D.Luciano Mendes de Almeida, D.Adriano Hipolito, D.Paulo Evaristo Arns e pessoas maravilhosas como Margarida Genevois, Maria Victória Benevides e tantas outras que enobrecem o nosso povo.

Hoje, véspera do dia dos Direitos Humanos, fazemos memória do assassinato do menino Joílson de Jesus, que há mais de vinte anos foi executado por um advogado em frente à Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, por ter sido acusado de roubar uma correntinha que nunca foi encontrada como também nunca foi encontrada a pessoa de quem a correntinha foi roubada. O único que sabemos é que o autor do assassinato foi absolvido por a justiça considerar a ausência de provas (isso não é novo).

Sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Também faço sessenta anos pois ambos nascemos em 1948, no mês de dezembro, será que estamos igualmente tão desgastados?

Apesar de tantos sofrimentos que ainda doem e machucam acredito que valha a pena trabalhar por tão grande ideal: um mundo onde todos sejamos irmãos!

8 de Dezembro. Imaculada Conceição

Hoje celebramos a solenidade da Imaculada Conceição. Dogma proclamado pelo Papa Pio IX em 1854, esta solenidade no tempo do advento nos leva a admirar as belezas de Deus nas suas criaturas e nos ajuda a esperar com maior confiança que seu Reino virá a partir dos pequenos.

Maria e Isabel representam a humanidade que nas impossibilidades confia somente em Deus e espera de sua Graça a trasformação. Maria com seu sim, Isabel com sua aceitação serão Mães do Redentor e do Precursor.

A mãe Imaculada de Jesus nos anima, apesar de nossas máculas, a nos aproximar de seu Filho e de nos tornarmos seus irmãos e irmãs e seus filhos e filhas também.

Maria Imaculada, ajudai-nos a buscar em Ti as forças para seguir e testemunhar Jesus neste tempo que vivemos marcados por tanto individualismo. Que o tempo do advento que nos faça perceber o quanto Deus está perto de nós e que somente a força de seu amor pode nos transformar e transformar o mundo.

Bispo de Blumenau

A grande imprensa sempre em busca de sensacionalismo deu pouco ou nenhum destaque para a entrevista de D.Angélico, bispo de Blumenau.

O grande bispo, que já foi de São Miguel Paulista e da Brasilândia em São Paulo, sempre marcou sua atuação episcopal pelo profetismo e ternura pastoral.

Em entrevista pouco divulgada pela grande mídia que valoriza a liberdade de informação, mostrou a raiz do sofrimento do povo catarinense e denunciou a maquiagem promovida pelo poder publico e o abandono das obras de infra estrutura, principalmente nos bairros mais pobres, e os efeitos da especulação imobiliária. O prefeito de Blumenau é do DEM, mesmo partido do seu colega de São Paulo, qualquer semelhança é mera coincidência

Como é bom termos, ainda, Bispos como D.Angélico que revelam o coração de Jesus o Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas.

D.Angélico, estamos com o senhor e pedimos a sua bênção.

Carlos de Foucauld

Carlos de Foucauld

O primeiro dia de dezembro nos traz a memória do martírio do Irmão Carlos de Foucauld.

A sua presença na vida da Igreja é o mistério do amor encarnado na vida dos pobres e pequenos, vida desarmada e desprotegida, vida entregue em suprema confiança na vontade de Deus.

Reproduzimos aqui a Oração do abandono do Irmão Carlos que poderíamos rezar profundamente todos os dias desse Advento.

Meu Pai, a vós me abandono:
fazei de mim o que quiserdes!
O que de mim fizerdes,
eu vos agradeço.
Estou pronto para tudo, aceito tudo,
contanto que a vossa vontade
se faça em mim
em todas as vossas criaturas.
Não quero outra coisa, meu Deus.
Entrego minha vida em vossas mãos,
eu vo-la dou, meu Deus.
Com todo o amor do meu coração,
porque eu vos amo.
E porque é para mim
uma necessidade de amor dar-me,
entregar-me em vossas mãos
sem medida, com infinita confiança
porque sois meu Pai.


O Advento vai começar!

O próximo Domingo será o primeiro do Advento, quando nos colocamos nas mãos de Deus com barro nas do oleiro, porque é nosso Pai, apesar de todas as nossas maldades, como nos diz o profeta Isaías. Paulo ressaltará a fidelidade de Deus na história e o Evangelho quer nos acordar e nos chama ao discernimento.
A lucidez em uma cultura escurecida pelo individualismo. O Tempo do Advento vem para nos despertar, pois o Senhor vai voltar e não poderá nos encontrar alienados, entorpecidos, entediados ou embriagados por um mundo que não sacia mas engana.
A esperança do advento é resistencia e coragem de continuar e acreditar na força do amor que redime e salva.
Vivamos este Tempo com alegria e a coragem de quem espera a pessoa amada que mesmo que tarde vai chegar.

Santa Catarina-Urgente

A Igreja pela Caritas e com apoio da Cruz Vermelha mandará ajuda para nossos irmãos de Santa Catarina, principalmente roupas e água mineral.

As comunidades recolherão as doações e a Cruz Vermelha fará o transporte. A partir de Domingo estaremos recebendo as doações. Galões de água mineral para nossos irmãos de Santa Catarina.

A água das chuvas, o desmatamento e os danos ecológicos causaram destruição e morte. A água de solidariedade salvará muitas vidas.

Vamos participar! Traga a sua colaboração!

Batizados

No Domingo de Cristo Rei foi grande a alegria de batizar novos filhos e filhas de Deus e da Igreja, nossos irmãos e irmãs pequeninos, esperança de vida comprometida com o evangelho.

As crianças com sua alegria, com seu olhar cheio de ternura e curiosidade marcam na memória e nos fazem contemplar o mistério de Deus na vida de seu povo.

No fim do dia as alegrias vividas são maiores que o cansaço, as imagens do dia vão passando pela memória, o corpo alquebrado pede descanso e brota a prece que agradece ser instrumento de sua ternura, apesar de toda a fragilidade.

Leia a notícia e veja as fotos dos batizados

Cristo Rei

Neste ultimo domingo do Ano Liturgíco celebramos a Solenidade de Cristo Rei. Jesus ontem, hoje e sempre. Declarar e celebrar Jesus como Rei é reconhecer o seu Senhorio e sua presença misteriosa na História da humanidade.

A minha infancia foi vivida na paróquia de Cristo Rei no Tatuapé, onde a festa era bonita e ainda reside em minha memória. O reino de Jesus está em nosso meio para nos transformar e transformar o mundo, desde criança apreendi que seu Reino não é alienação e fuga da realidade mas encarnação. O Evangelho deste ano, segundo Mateus, deixa clara a materialização deste Reino.

O Rei quando vier em sua glória separará uns dos outros segundo critérios muito claros e palpáveis.

Fome, sede, nudez, doença, prisão, errancia, enfim tudo aquilo que vivem os empobrecidos e excluidos de todos os tempos. Os evitados, afastados, postos fora do convivio serão o critério de salvação e bênção.

O Reino do Rei empobrecido e identificado com os marginalizados, Rei crucificado e coroado de espinhos está presente no perdão, na compaixão, na solidariedade e na partilha.

A alegria de celebrar a solenidade de Cristo Rei é compromisso de Vida. Jesus é o Senhor de nossas Vidas, a Luz de nosso olhar, o amor que nos faz viver e caminhar.