Bolsonaro perde na Justiça ação movida contra o Pe. Julio Lancellotti
O juiz Marcelo Nobre de Almeida, da 7ª Vara Cível, da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, julgou improcedente a acusação do presidente Jair Bolsonaro contra o padre Julio Lancellotti por danos morais. A sentença foi publicada neste sábado (07/11). A ação se baseava num vídeo divulgado pela Internet em que o sacerdote defendeu os direitos das mulheres e criticou o machismo, a homofobia, a misoginia e a cultura do estupro – a gravação foi realizada na homilia de 05/03/2017, às vésperas do Dia Internacional da Mulher, no início do tempo da Quaresma, em que os cristãos são chamados à reflexão e conversão.
Na fala, Lancellotti disse ficar impressionado que o então deputado Bolsonaro tivesse tantos seguidores, apesar dos seus posicionamentos homofóbicos e violentos. “Isso é vergonhoso”, afirmou. Assista:
Na sentença, o juiz afirma não haver dúvidas de que “os posicionamentos adotados pelo réu efetivamente foram fortes e incisivos. Entretanto, não há como ignorar o contexto em que ocorreram”. Por isso, conclui: “a despeito do discurso acentuado do réu, não se vislumbra que o mesmo tenha tido animus específico de injuriar ou ofender o autor. O que se verifica foi ter ocorrido uma tentativa de defesa mais veemente de uma outra visão dos temas que eram objeto da pregação e que são diametralmente opostos ao que é utilizado como bandeira pelo demandante (Bolsonaro). Em consequência, tem-se como inexistente a prática de conduta ilícita pelo demandado, afastando a possibilidade de sua responsabilização civil”.
Bolsonaro foi condenado inclusive a pagar as custas e honorários do processo.
Segue a íntegra da homilia:
Maria Carvalho
nov 07, 2020 @ 16:04:24
Ainda bem que a Justiça se tocou sobre o machista que “desgoverna” o país. E viva o trabalho humanista e solidário do Pe. Júlio Lancellotti . A Justiça tarda, mas não falha!
Maria Carmen Mendes
nov 07, 2020 @ 19:18:55
Ate que enfim parece que começaremos a ter justiça nesse Pais.
Geraldo Luiz da Silva
nov 08, 2020 @ 06:57:10
Graças à Deus mais uma vitória da justiça sobre esse impiedoso que hoje é presidente. Que passe logo esse tempo tenebroso que estamos vivendo.
Maria Lourdimar Alves ESilva
nov 21, 2020 @ 23:51:09
A Justiça fez justiça.