Começa a segunda fase da Campanha Ficha Limpa

Entidades que coordenam a Campanha em São Paulo pedem apoio da sociedade na montagem de postos para coleta de assinaturas próximos às seções eleitorais, no dia 5 de outubro, e também sugerem a coleta por paróquias e escolas

Começou hoje a 2ª Mobilização Nacional da Campanha Ficha Limpa, que segue até 5 de outubro, dia do primeiro turno das eleições. Iniciada em abril deste ano, a Campanha já alcançou 350 mil assinaturas e precisa chegar a 1,3 milhão de assinaturas para encaminhar o Projeto de Lei Vida Pregressa dos Candidatos à Câmara dos Deputados.

O PL propõe alterações no texto da Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar n° 64/90), como tornar inelegíveis parlamentares que tenham renunciado para fugir de cassações e pessoas condenadas em primeira instância por crimes como racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas.

São Paulo é o segundo Estado brasileiro que mais coletou assinaturas (em primeiro está o Paraná). Mesmo demonstrando uma participação ativa, na opinião de Carmen Cecília de Souza Amaral, integrante da equipe que coordena a Campanha Ficha Limpa no Estado, a coleta deverá ser ampliada daqui para frente. “Em cidades como Bertioga, Guarulhos, Piracicaba e São Paulo já existem postos fixos para coleta de assinaturas; em outras, como Guarujá, Santos, Itatiba, Jundiaí, Bauru e Osasco, houve coleta em eventos específicos. Na maioria dos municípios paulistas, porém, é preciso reforçar a mobilização”, diz ela. “Por ocasião das eleições, isso deverá mudar”.

Para Carmen, é fundamental o apoio da população na montagem de postos para coleta de assinaturas próximos às seções eleitorais, no dia 5 de outubro. “Qualquer pessoa pode montar um posto de coleta; basta ter formulários para coleta de assinatura em mãos e cuidar para não se envolver com políticos”, afirma ela. Outra sugestão é a criação de postos em cada paróquia do Estado e o engajamento das escolas, durante e depois da 2° Mobilização. “São apoios importantes, que vão levar a Campanha a diversas comunidades. A partir da ação local, seremos bem-sucedidos em nível nacional”.

O formulário, bem como o projeto de lei na íntegra, materiais de divulgação da Campanha Ficha Limpa e a relação de postos para coleta de assinaturas estão disponíveis na página do MCCE (www.mcce.org.br) ou no blog da Campanha Ficha Limpa em São Paulo (http://campanhafichalimpasp.blogspot.com). Quem quiser assinar o formulário de apoio ao PL deve ter em mãos o número de seu título de eleitor, a zona eleitoral e a seção em que vota.