Desfigurado pela Dor, Transfigurado por AMOR!
Neste segundo Domingo da Quaresma contemplamos a transfiguração do SENHOR!
Marcos que nos ajuda a responder quem é JESUS, sabe que o caminho é difícil, cheio de dificuldades e equívocos e que facilmente alguns vão desanimar. Para alguns dos discípulos era inaceitável que o MESSIAS devesse sofrer por suas escolhas e pela fidelidade ao PAI. Queriam um MESSIAS vencedor, queriam até um lugar privilegiado em seu REINO.
JESUS leva para o alto da montanha os 3 que mais tinham dificuldade de entender a sua missão, um não queria sofrimentos e sim vitórias e os outros, lugares à direita e à esquerda do novo REI.
A TRANSFIGURAÇÃO é a certeza de que a vitória vai chegar, mas vai exigir muita transformação, vai exigir conversão.
Elias, o profeta, e Moisés, a lei, que na montanha coversaram com DEUS, agora conversam com JESUS. É por ELE que DEUS agora fala. Os discípulos ouvem a voz que diz: ESTE É O MEU FILHO AMADO, ESCUTAI-O.
Escutar é confiar, confiar é condição para o AMOR, mesmo que tenhamos que passar pela dor, mesmo que tenhamos que passar pela CRUZ. JESUS desfigurado pela dor é transfigurado pelo AMOR do PAI, pela fidelidade até o fim!
Acreditar apesar das dificuldades, do sofrimento do caminho, e persistir, resistir, anunciar e proclamar a fé, sermos discípulos e missionários, rompendo com o individualismo e o comodismo é transfigurar a vida dos disfigurados pela violência, exclusão e marginalização.
SENHOR, quero te ver e te amar
crucificado e ressuscitado
nos rosto dos meus irmãos e irmãs.
Ajuda-me quando desanimado ou cansado.
Que teu amor transfigure o meu olhar, o meu querer e agir!
Quero te ouvir e sempre confiar em TI.
Assista abaixo à homilia da missa de 08 de março:
Sarah
mar 08, 2009 @ 16:44:17
Pde Julio, como sempre o sr tem o dom de nos dar a palavra certa no momento exato, hoje mais do que nunca. Mas quero entender, me entender. Amo a Deus e a Jesus, confio em Seu amor, mas a jornada da vida nos deixa desanimados, cansados e querendo desistir, e é por isso que quero entender melhor como ouvir a Jesus. Sua Benção. Sarah
Rinalda
mar 08, 2009 @ 17:11:59
Obrigada Pe, Júlio pela lição do dia. A verdadeira escuta da palavra de DEUS consiste em executar o que JESUS determina à todos aqueles que desejam segui-lo: carregar a própria cruz. Sendo essa cruz representada pelas escolhas que fazemos, qual seja, vivenciar ou não o mandamento maior a ser praticado por todo cristão “Amor ao próximo”. De que forma? Perdoando, sendo fraterno e partilhando.
Tatiana Capille Salles
mar 09, 2009 @ 12:15:47
Pe Julio,
agradeço imensamente o carinho …. pela sua bondade, preocupação com o próximo, seu carinho e dom da palavra o admiro cada vez mais !!!!
Agradeço À Deus pela sua saúde e possibilidade de estar sempre junto dos que te admiram tanto.
Com carinho
Tatiana