Direitos Humanos
No dia 10 de dezembro celebramos os sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda tão desrespeitados em todo o mundo e no Brasil.
A nossa história é marcada por grande desrespeito aos Direitos Humanos, como o massacre dos indigenas, a escravidão, a situação carcerária ou dos sem terra, nas cidades os moradores e crianças de rua. O número de cívis mortos em um ano no Brasil é maior que o do mesmo período na guerra do Iraque.
A violencia e a corrupção assustam e levam as pessoas a desacreditar das instituições, o medo nos imobiliza e impossibilita o organização e resistencia.No Brasil vivemos mais de projetos do que de politicas públicas.
Grandes nomes da Igreja e da sociedade estão ligados à trajetória dos Direitos Humanos no Brasil como D.Helder Camara, D.Luciano Mendes de Almeida, D.Adriano Hipolito, D.Paulo Evaristo Arns e pessoas maravilhosas como Margarida Genevois, Maria Victória Benevides e tantas outras que enobrecem o nosso povo.
Hoje, véspera do dia dos Direitos Humanos, fazemos memória do assassinato do menino Joílson de Jesus, que há mais de vinte anos foi executado por um advogado em frente à Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, por ter sido acusado de roubar uma correntinha que nunca foi encontrada como também nunca foi encontrada a pessoa de quem a correntinha foi roubada. O único que sabemos é que o autor do assassinato foi absolvido por a justiça considerar a ausência de provas (isso não é novo).
Sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Também faço sessenta anos pois ambos nascemos em 1948, no mês de dezembro, será que estamos igualmente tão desgastados?
Apesar de tantos sofrimentos que ainda doem e machucam acredito que valha a pena trabalhar por tão grande ideal: um mundo onde todos sejamos irmãos!
Sirlei ubeda
out 27, 2009 @ 08:47:22
Pedrinho , que bom que você esta de volta, pois você fez muita falta.
Sirlei