DNJ 2013: Jovens peregrinam no Ano da Fé
Centenas de jovens de toda a Igreja de São Paulo saíram às ruas no último domingo, 20/10, com concentração no Pátio do colégio, para participar do Dia Nacional da Juventude, organizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, sob o tema: “Juventude e Missão” e o lema: “Jovem: levante-se, seja fermento!”.
A arquidiocese de São Paulo está fazendo diversas peregrinações em virtude do Ano da Fé. Os jovens também peregrinaram à Catedral da Sé para renovar sua Fé Cristã, com missa presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e concelebrada pelo clero presente.
Foi uma tarde agradável, com apresentações artísticas e reflexões feitas a partir do tema do DNJ; todos cantaram, dançaram e também e rezaram pela juventude. Para o evento ficar marcado e ainda relembrar a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, os jovens fizeram o Flash Mob “Eu acredito na Juventude”.
Dom Odilo disse que todos são “enviados por Jesus Cristo para anunciar o evangelho”, e que é necessário ter consciência de que é o trabalho de cada um, como cristão. “Somos um povo missionário, enviados por Jesus ao mundo para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus”, completou.
A proposta do DNJ em 2013 foi de continuar as temáticas da JMJ Rio 2013, do “Ano da Fé” e da Campanha da Fraternidade deste ano, chamando a atenção para a formação de discípulos-missionários de Jesus Cristo em meio à juventude.
O DNJ é uma atividade permanente do Setor Juventude e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é um momento forte de celebração, de sentido de pertença dos jovens à Igreja e de sua visibilidade na sociedade. Em todo o Brasil, inúmeras manifestações foram promovidas através do Dia Nacional da Juventude.
O Dia Nacional da Juventude nasceu em 1985, tendo como tema “DNJ: Construindo uma nova sociedade”. Desde então, 28 edições já foram realizadas.
Fonte: Arquidiocese de São Paulo