Encenação de Jovens da Comunidade
Na capela universitária São Judas Tadeu, no final da missa das dez deste domingo 21/12/14, dois jovens fizeram a encenação que nos mostrou os sofredores de rua e seus gestos de partilha. O natal de Zé da Graxa
Zé da Graxa é um morador de rua que vive de engraxar sapatos e de esmolas. Como se aproxima o Natal, Zé da Graxa pede a Deus uma “força especial” confiando do aniversário de Seu Filho, pedindo que apareça uma alma caridosa. No entanto Zé passa a encontrar, todos os dias, um jovem executivo, sempre apressado, que pouca atenção dá ao engraxate. No entanto, na véspera de natal o executivo é demitido e começa a sentir o peso da solidão, pois vive sozinho, tal qual o engraxate. No dia de Natal Zé logo nota o jovem sentado sem ânimo e propõe quinze minutos de conversa e o jovem aceita. Zé propõe um brinde de natal, à maneira dos moradores de rua, e ambos celebram, juntos, o nascimento de Jesus.
Montagem dos atores Rodolfo Chagas e Gabriel Taiar, ambos da ELT – Escola Livre de Teatro, de Santo André, a partir da experiencia que tiveram por dois meses trabalhando Teatro com os frequentadores do Centro Comunitário São Martinho de Lima.
Argumento de Maria Lúcia Taiar Santos e Tarcísio de Oliveira Santos
Vejam as fotos da Encenação