Encontrar o Mestre com Santo Afonso
Pe. Geovane Saraiva
Chamado e enviado para evangelizar, de um modo todo particular, os empobrecidos e abandonados de seu tempo, Santo Afonso Maria de Ligório tornou-se grande e importante, patrimônio da humanidade inteira. Para nós que o temos como padroeiro, ele é glorioso, ao ponto de afirmar: “Salve o Glorioso Santo Afonso”.
Ele, um gigante em santidade, empenhado nas missões populares, sensível às necessidades e às situações das consciências de sua gente; o seu zelo e o seu amor pela Eucaristia, como também a sua devoção Virgem Maria, leve-nos a uma vida de oração e a um compromisso com o Reino de Deus, nestes belos dias que antecede sua festa.
Neste momento em que a Igreja na América Latina e no Caribe, pelo Documento de Aparecida, afirma que o fundamento da fé no Cristo ressuscitado e sua ação evangelizadora se dá a partir de um encontro pessoal e transformador com o Mestre. E iluminados pelo Ano Catequético Nacional que propõe à Igreja aprender caminhando, ouvindo e agindo com o Mestre a partir da passagem dos “Discípulos de Emaús” (cf. Lc 24,13-35), teremos como tema central da festa do nosso padroeiro, a proposta de ENCONTRAR O MESTRE COM SANTO AFONSO.
Afonso Maria de Ligório fez seu encontro com o Mestre a partir das injustiças de sua época. E aprofundou, a cada dia de sua vida, essa intimidade com o Jesus Cristo em sua missão como padre e posteriormente como bispo.
Que a exemplo de Santo Afonso possamos nos encontrar de forma pessoal, consciente e transformadora com nosso Mestre Jesus, na vida, na ação litúrgica, na sociedade, na Igreja, no irmão, na família, em Maria, na Palavra e na natureza.
Desejo que todos possam, caminhando mais próximos de Santo Afonso, vivenciar esta experiência apaixonante e única do encontro com o Mestre Jesus Cristo. Que estes dez dias de festa sejam um momento forte de espiritualidade e de convivência através das celebrações eucarísticas e da parte social.
Que Deus abençoe a todos, sob a intercessão de Afonso Maria de Ligório.