Igreja mais evangélica. Comentário de Pagola ao Evangelho
Ao formular as bem-aventuranças, Mateus, ao contrário de Lucas, está preocupado em desenhar os traços que caracterizam aos seguidores de Jesus. Daí a importância que têm para nós, nestes tempos em que a Igreja tem que encontrar o seu estilo cristão de estar no meio de uma sociedade secularizada.
Não é possível propor a Boa Nova de Jesus de uma forma qualquer. O Evangelho só se espalha a partir de atitudes evangélicas. As bem-aventuranças nos mostram o espírito que deve inspirar a ação da Igreja, enquanto peregrina para o Pai. Nós temos que ouvi-las em uma atitude de conversão pessoal e comunitária. Só dessa forma temos que caminhar para o futuro.
Bendita a Igreja “pobre de espírito” e de coração simples, que atua sem prepotência nem arrogância, sem riquezas nem esplendor, sustentada pela humilde autoridade de Jesus. Dela é o reino de Deus.
Bendita a Igreja que “chora” com aqueles que choram e sofre ao ser privada de privilégios e poder, pois poderá compartilhar melhor o destino dos vencidos e também o destino de Jesus. Um dia ela será consolada por Deus.
Bendita a Igreja que renuncia a se impor pela força, a coerção ou a submissão, sempre a praticar a mansidão do seu Mestre e Senhor. Um dia ela herdará a terra prometida.
Bendita a Igreja que tem “fome e sede de justiça” dentro de si e no mundo todo, pois procurará a sua própria conversão e trabalhará por uma vida mais justa e digna para todos, a começar pelos últimos. Seu anseio será farto por Deus.
Bendita a Igreja compassiva que renuncia ao rigorismo e prefere a misericórdia antes que os sacrifícios, pois acolherá aos pecadores e não lhes esconderá a Boa Nova de Jesus. Ela alcançará de Deus misericórdia.
Bendita a Igreja de “coração limpo” e conduta transparente, que não encobre os seus pecados nem promove o secreto ou a ambigüidade, pois caminhará na verdade de Jesus. Um dia Ela verá Deus.
Bendita a Igreja que “trabalha pela paz” e luta contra as guerras, que une os corações e semeia a concórdia, pois vai contagiar a paz de Jesus que o mundo não pode dar. Ela será filha de Deus.
Bendita a Igreja que sofre hostilidade e perseguição por causa da justiça, e não evita o martírio, pois saberá chorar com as vítimas e conhecerá a cruz de Jesus. Dela é o reino de Deus.
A sociedade de hoje precisa conhecer comunidades cristãs marcadas por este espírito das bem-aventuranças. Apenas uma Igreja evangélica tem autoridade e credibilidade para mostrar o rosto de Jesus aos homens e mulheres de hoje.
carlos Alberto Beatriz
fev 04, 2011 @ 23:26:48
Pagola – Bem-aventuranças. Meu destaque: “Bendita a Igreja “pobre de espírito” e de coração simples, que atua sem prepotência nem arrogância, sem riquezas nem esplendor, sustentada pela humilde autoridade de Jesus. Dela é o reino de Deus.”
Carlos
Teresa Norma
fev 07, 2011 @ 16:44:42
Linda e maravilhosa interpretaçao das Bem Aventuranças para os nossos dias. Acho que as bem aventuranças sao uma forma que Jesus encontrou de nos ensinar com ternura os novos mandamentos. Ele nos ensina a ser melhor. Ser como Ele. Copia-lo. Parece que Jesus encontrou uma forma de fazer com que nós tenhamos vontade de ser assim, porque sendo assim sou melhor e sou bem aventurado por Deus. Um dia desses escutei uma palestra que o Pe Jonas dizia: “Os maus não são bons porque os bons não são melhores, e porque os melhores não são ótimos, e porque os ótimos não são extraordinários’. como uma escada pra cima e que converge para Deus porque li o que disse Frei Carlos Mesters “Jesus não morreu na cama, mas na cruz porque defendeu a vida que estava ameaçada”. Ele nos ensinou a salvar vidas atraves dos seus ensinamentos O que nos salva não é a Biblia decorada em seus versiculos mas o que nos aproxima do Filho de Deus que é o nosso amor ao próximo.
Keyla Assunção
fev 07, 2011 @ 19:57:50
Boa noite!
Gostaríamos de agradecer a surpresa que a comunidade fez ontem, dia 6 de fevereiro, para nossa querida filha ANTONELLA. Realmente nos deixou ainda mais felizes e com a certeza de que realmente somos amados. Obrigada pelo carinho, pela bondade e pelo AMOR.
Obrigada!
Keyla e Marco Antônio!!!