Ita Ford, Maura Clarke, Dorothy Kazel e jean Donavan
2 de Dezembro
Comemoramos hoje no mundo católico o Dia de Ita Ford, Maura Clarke, Dorothy Kazel. Nascidas nos Estados Unidos, foram assassinadas em El Salvador, no dia 2 de dezembro de 1980. Ita e Maura eram missionárias de Maryknoll; Dorothy, missionária ursulina e Jean, missionária leiga.
Ita nasceu no dia 23 de abril de 1940. Em 1973, foi para o Chile, onde trabalhou junto ao povo perseguido. Dali, para El Salvador, atendendo a um chamado de D. Romero. O seu nome, como o de Maura, constava na lista dos marcados para morrer pelos grupos paramilitares. Maura nasceu no dia 13 de janeiro de 1931 em Belle Harbour, Nova Yorque. Trabalhava na Nicarágua havia 20 anos. Como Ita, ela também tinha participado da Semana de Espiritualidade na Nicarágua. Dorothy havia trabalhado com os índios americanos em Tucson, Arizona.
A partir de 1974 dedicou-se inteiramente aos pobres em El Salvador. Jean Marie trabalhava na Organização de Arthur Anderson como graduada em economia e administração. Em 1978 deixou tudo e partiu como missionária para El Salvador. Trabalhou como catequista e, mais tarde, junto aos refugiados. A consumação da morte das quatro missionárias ocorreu quando Maura e Ita regressaram de um encontro de espiritualidade na Nicarágua. Dorothy e Jean foram ao encontro das duas no aeroporto.
Somente daí há 2 dias a arquidiocese recebeu a notícia do paradeiro dos corpos das missionárias americanas, encontrados perto do aeroporto.