Jesus, o Bom Pastor!
O texto deste Domingo da Páscoa é muito querido do nosso povo que reconhece a Jesus como o Bom Pastor.
Para entender o texto deste domingo é preciso recordar o capítulo 9 de S.João que fala do cego de nascença, e que não é acolhido pelas lideranças religiosas e é até expulso da Sinagoga.
Não são bons pastores, são mercenários, usam do poder para dominar e explorar.
Jesus ao contrário comunica a vida e a liberdade. Porta por onde se pode entrar e sair.
A liderança de Jesus é legitimada pelo amor e serviço, é reconhecida pela presença que liberta da cegueira e salva.
As autoridades religiosas e politicas de seu tempo usam do poder para interesse próprio e não a serviço do povo, dos que mais sofrem e estão na exclusão e discriminação.
Este tipo de poder se perpetua na história e por isso podemos rever nossas ações e posições a serviço da vida ou da morte.
Jesus o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas, se dá em alimento ao seu povo. Amou até as últimas consequências, nunca se serviu do povo em seu próprio interesse.
Jesus, Pastor de nossas vidas!
Deolinda C S Gomes
maio 14, 2011 @ 20:09:40
Na Pastoral da Crianca em Jo 10,10b refletimos e nos colocarmos a servico das gestantes e criancas, para que tenham vida plena e em abundancia… Dessa forma nossas acoes sao a favor da vida…
Os que detem o poder esquecem, que como autoridade, deve estar a servico do povo, pois foram os escolhidos para tal; porem, isso nao ocorre e sofremos por escolhas equivocadas…
Portanto, servir e’ ter compromisso com a causa a que se propoe…Podemos contar com nossos politicos? Espero que se lembrem do nosso povo…que parece perder a esperanca…