Mensagem de Páscoa de D. Odilo Scherer
Na Páscoa, os cristãos anunciam, há cerca de 2 mil anos: Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, aleluia! Ressuscitou verdadeiramente e vive entre nós!
A Páscoa é a festa mais importante do Cristianismo. Durante quarenta dias, preparamo-nos para ela com jejuns, orações e exercícios de conversão; celebramos a Semana Santa e o solene Tríduo Pascal, culminando com o Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor; e continuamos ainda a celebrar, durante oito dias, como se fosse um único grande dia de festa! A Páscoa tem um significado imenso para nós!
Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem, condenado à morte injusta, entregou sua vida sobre a cruz por amor a todos nós. Ele mesmo ensinou: “ninguém tem maior amor, do que aquele que entrega a vida pelos amigos”. Ele fez isso. Mas Deus não deixou em poder da morte o seu Justo, mas o fez levantar-se de novo e aparecer vivo aos seus discípulos, continuando a ser seu Mestre e Senhor.
Cristo ressuscitado comunicou o Espírito da vida nova aos discípulos e à Igreja, para que esta perpetuasse sua missão “até o fim dos tempos”. E prometeu estar sempre com ela. Por isso, nós proclamamos com fé: “Ele está no meio de nós!” Sim, Ele está presente onde seus discípulos estão reunidos em seu nome e realizam obras em seu nome; está na Palavra do Evangelho e da Igreja, que fala em seu nome; está presente na Eucaristia e nos demais Sacramentos; presente está no irmão, especialmente naquele que sofre. Está presente na vida de cada um de nós e caminha conosco… Ainda hoje podemos encontrar-nos com Ele!
A Páscoa de Cristo é celebrada em cada Domingo – “Dia do Senhor”. Por isso, valorizamos o Domingo, como dia santificado em honra de Deus e do Senhor Ressuscitado no meio de nós! Na celebração da Eucaristia, de maneira especial, realiza-se de novo o encontro do Senhor ressuscitado com seus discípulos. Valorizemos o Domingo! Hoje somos nós os seus discípulos!
Faço votos de feliz e santa Páscoa a todos! Saúdo e abençoo especialmente os doentes, os pobres, as pessoas que sofrem ou que, de alguma forma, buscam luz e esperança. O Senhor ressuscitado seja seu consolo e lhes dê coragem! Este é o Dia que o Senhor fez para nós! Alegremo-nos e nele exultemos, Aleluia!