Missa do Lava-Pés, Eucaristia e Adoração na Igreja São Miguel Arcanjo
Nessa missa da instituição da Eucaristia, toda a simbologia do servir. Iniciado o Tríduo Pascal, celebramos a ceia em que Jesus se entregou ao sacramento do Pão e do Vinho, repetindo o gesto de lavar os nossos pés.
Na aclamação ao santo Evangelho cantamos:
Eu vos dou um novo mandamento: “que vos amei uns aos outros, assim como eu vos amei”, diz o Senhor.
Assista abaixo à homilia do Pe. Júlio:
Num gesto simples, o Padre Júlio Lancellotti lavou os pés daqueles que cuidam da organização e da limpeza da igreja e da capela da Universidade São Judas Tadeu, bem como daqueles que se preocupam com a ecologia e também dos novos moradores do bairro. O gesto é servir, sem qualquer distinção.
Depois da comunhão, todos acompanharam Jesus eucarístico até o Altar da Reposição. A procissão realizada nos colocou em clima de vigília e adoração, que vai perdurar até a proclamação da Páscoa, na alegria da ressurreição.
Na vigília, orações, cantos, silêncio e também o Terço. A reflexão da entrega de Jesus para nos salvar. No final, o canto:
“Durante a ceia, antes de enfrentar a Cruz, quis ficar com seus amigos para ser a sua luz. Como alimento, o Sagrado Coração entre nós ficou presente neste vinho e neste pão.”
Fotos por Carlos Alberto Beatriz