Nossa Senhora Menina, Nossa Senhora Todos seus Nomes

 

Pouca coisa sabemos sobre a infância de nossa querida Mãe do Céu, assim como de seus pais Joaquim e Ana. O que veio até nós foi registrado nos evangelhos apócrifos.
Nossa Senhora Menina

Contam eles que Joaquim, pai de Maria, muito rico e temente a Deus, oferecia constantemente sacrifícios ao Senhor, mas era sempre humilhado pelos companheiros porque não tinha filhos. Sua mulher Ana era estéril.

Certa vez, cansado de ser recriminado pelos amigos e sacerdotes, sem nada dizer à esposa, reuniu seus pastores, levou os rebanhos para o deserto, armando ali sua tenda, longe de todos e de tudo. Ninguém dava notícias dele e Ana achou que o marido havia falecido.

Lamentava-se pela viuvez e esterilidade. Apesar de abatida com o rude golpe, tentou reagir, apegando-se ao Senhor, a quem orava com grande confiança. Certo dia em que rezava em seu jardim, apareceu-lhe um anjo de Deus, dizendo: “Ana, Ana, o Senhor escutou a tua súplica. Conceberás e darás à luz e de tua prole falar-se-á em todo o mundo”. Ana então prometeu a Deus que oferecia seu filho ou filha ao Senhor, para que permanecesse ao seu serviço a vida inteira.

Na mesma ocasião outro mensageiro celestial apareceu a Joaquim, dizendo: “Joaquim, Joaquim, o Senhor ouviu teus rogos. Volta para tua casa pois Ana, tua mulher, dar-te-á descendência”. Joaquim obedeceu, reuniu os pastores e os rebanhos e se pôs a caminho, enviando dois mensageiros a Ana para anunciar sua volta.

Passados os meses nasceu-lhes uma menina, que recebeu o nome de Maria. Ana arrumou em seus aposentos um oratório e não consentiu que alguma coisa impura chegasse às mãos da filha. Quando Maria completou 3 anos, apresentou-a no Templo para que ela se dedicasse ao serviço do Altíssimo.

Ali ficou a Virgem cerca de 10 a 12 anos, saindo para desposar São José. Assídua no trabalho, aplicada nos estudos dos Livros Sagrados, continuamente absorta em Deus, servia de exemplo a suas companheiras.

Nossa Senhora Menina era muito venerada na França. Uma de suas imagens mais conhecidas é a de Montaigut, que representa a Virgem Maria adolescente, de pé, sorrindo e com as mãos unidas em oração. No século passado, em 1832, foi fundada em Louvère, pelas santas Bartoloméia Capitânio e Vicência Gerosa, a congregação feminina das Irmãs de Maria Menina, que se estabeleceu no Brasil em 1947.

Existem, no Brasil, várias imagens desta invocação. Geralmente Maria aparece ao lado de sua mãe, que a ensina ler. Algumas vezes ela se apresenta com São Joaquim e Sant’Anna, mas raras são as esculturas de Maria ao colo de sua mãe. Em Porto Seguro, Bahia, existe uma antiga imagem de Nossa Senhora Menina, na igreja da Pena, que dizem estar ali desde o século XVII, quando o templo foi construído.

O principal santuário de Nossa Senhora Menina está situado em Aracaju, Sergipe, e é muito freqüentado pela população local como por grande número de devotos provenientes de estados vizinhos.

A imagem que ilustra este título de Nossa Senhora, ainda bebê, foi copiada de um santinho muito antigo, que traz no verso um apelo aos brasileiros para ajudarem no sustento do “Pontifício Collegio Pio Brasileiro”, em Roma. Pelas informações contidas no santinho, este santinho foi espalhado quando era pontífice o papa Pio XI. O texto é assinado pelo Pe. Dr. Francisco de Paula Salgado, na ocasião membro da “Commissão Nacional Pró Collegio Pio Brasileiro”.

Um Comentário

  1. ianca
    mar 05, 2011 @ 08:23:44

    eu adorei esse texto por que ele mostrou como ela se enteresava por grandes obras mas queria mesmo era ver fotos do lar das freras aqui no bairro stos do mont onde ainda vive algumas amigas dela