Um novo batismo
Rubens Marchioni, diácono
Hoje fui novamente batizado, agora na capela da Universidade São Judas Tadeu. Hoje passei a pertencer ao grupo dos que já participaram de uma celebração do Sacramento do Batismo presidida pelo Pe. Julio Lancellotti.
A liturgia, celebrada no dia 22 de fevereiro, começava na porta da igreja. Da Acolhida à Bênção Final, em cada gesto e palavra, ela envolvia a todos e os conduzia de maneira inevitável para o sentido de fazer parte da vida da Igreja, com “i” maiúsculo. Foi assim comigo, foi assim com todos os que participaram daquele momento de integração na vida cristã. Era como se todos estivéssemos recebendo novamente aquele sacramento.
O clima que marcou a celebração, como disse, foi de uma festa genuína, contagiante, como só é possível quando se tem à frente alguém apaixonado pelo Reino e por seus membros como o Pe. Julio. Que o diga a lágrima que a certa altura explodiu dos meus olhos rotineiros enquanto aquele profeta conduzia a celebração da chegada de novos pequenos irmãos (Felipe, Pietro e Vinícius) à comunidade cristã e transformava num momento único e absolutamente especial um evento que poderia ter sido um ritual mecânico feito apenas de palavras e alguns gestos decorados.
Obrigado, Senhor, por esse momento de alegria renovada. Amém.
Veja abaixo algumas fotos da celebração:

A Paróquia São Miguel Arcanjo teve presença marcante na abertura do Curso de Teologia, no Centro Pastoral São José. Era o grupo mais numeroso. Isso mostra que foi realizada uma boa divulgação e contou com o usual estímulo do Padre Júlio Lancellotti.
Já na celebração que abriu o curso, tivemos uma amostra do conteúdo e também da qualidade. Nesses dois anos, com aulas às segundas-feiras, estudaremos as seguintes disciplinas: Introdução à Teologia, Bíblia, Eclesiologia, Liturgia e Sacramentos, Cristologia, Mariologia, Pneumatologia e Missiologia.
Segunda-feira, dia 09 de fevereiro, recomeçamos nossos encontros, já com o livrinho da Campanha da Fraternidade de 2009 (CF 2009), apesar de ainda estarmos no TEMPO COMUM. Sempre é tempo de oração e reflexão.
Mais de 50 pessoas, representantes de 8 das 9 paróquias, participaram da Assembleia do Setor Belém no sábado, 07 de fevereiro, na paróquia São Carlos Borromeu. O ponto central da pauta foi a reflexão sobre o recém-lançado 10º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo.