O caminho pascal da Quaresma – Caminho para a Páscoa
Caminho para a Páscoa
A princípio, a Igreja primitiva só conhecia a comemoração da Páscoa Anual e Semanal. Daí a importância do domingo como dia da Ressurreição, por isso Dia do Senhor. A origem do Tempo da Quaresma data do final do século III e início do século IV, mas somente como uma semana de preparação para a Páscoa. A partir daí, a história narra sua evolução até os tempos atuais, com seis domingos antecedentes à Páscoa.
Há uma profunda relação entre a Quaresma e a Páscoa. Uma prepara a outra, compondo uma só realidade e dinâmica espiritual de cunho pascal, sobretudo nas celebrações dominicais. Na Quaresma, o cristão está à procura de uma via de salvação que o remeta à sua futura Páscoa junto com Jesus. Por isso, se fortifica no combate contra tudo aquilo que se opõe o Reino.
O grande significado penitencial da Quaresma é logo sentido na Oração sobre as Oferendas da Quarta-feira de Cinzas: “Oferecendo-vos este sacrifício no começo da Quaresma, nós vos suplicamos, ó Deus, a graça de dominar nossos maus desejos pelas obras de penitência e caridade, para que, purificados de nossas faltas, celebremos com fervor a Paixão do vosso Filho, que vive e reina para sempre”.