O louco, Santo, São João de Deus!
São João de Deus morreu no dia do seu aniversário, 8 de março, depois de uma vida enlouquecida de amor por DEUS e pelos excluídos, evitados e enlouquecidos. Ele mesmo foi considerado louco e levado para o manicômio onde sofreu toda sorte de violência, torturas e maus tratos.
São João de Deus tinha como nome João Cidade que foi mudado pela sua maneira de ser e atuar, o bispo que mudou o seu nome disse: – Se DEUS é amor João é de DEUS!
São João de Deus foi pastor, soldado, condenado à morte, fugitivo, vendedor de livros, andarilho, pedinte, cuidador de doentes, heroíco e santo.
São João de Deus é o precurssor da humanização do tratamento psiquiátrico, propondo mudança impensáveis para o seu tempo, como a que cada doente tivesse sua própria cama. Imagine como eram tratados os doentes mentais em 1500.
Como pedinte para os pobres e doentes, que carregava nas costas quando os encontrava pelas ruas, dizia: – Fazei bem, irmãos, a vós mesmos! O que se tornou o lema dos seus seguidores.
Depois que saiu do sanatório montou o seu próprio hospital, onde o tratamento humano e verdadeiro trouxe melhores resultados do que os propostos pelos médicos.
Granada, a cidade em que viveu, se rendeu ao seu carisma e passou a respeitá-lo, pois um dia o menino JESUS disse a ele que esta cidade seria a sua cruz e lhe deu uma romã símbolo da cidade e da sua congregação.
São João de Deus viveu 50 anos, vida breve no tempo e longa pelo seu testemunho de amor, morreu ajoelhado segurando a cruz que tanto amou e conformou a sua vida, sua morte foi em consequência de ter mergulhado num rio gelado para salvar um menino que se afogava.
São João de Deus é exemplo ontem e hoje de uma vida vivida por amor sem medida e que asemelha-se a JESUS crucificado e ressuscitado!
Rodrigo
mar 07, 2009 @ 19:30:46
Tive a felicidade de estar recentemente em Granada e conhecer a basílica de São João de Deus e a extensa obra assistencial que existe logo ao lado. Um abraço a todos, em especial ao padre Júlio, a quem espero rever na missa do domingo, dia 8.
Elisabete A.Garcia Parra
mar 08, 2009 @ 13:01:52
Pe.Julio:
Gosto muito das suas missas, porque saio de lá sempre mais fortalecida, acreditando no amor, e o que podemos transformar com ele. Nunca tinha ouvido falar de S.João de Deus, além de me acrescentar como cultura, me fortaleci, pois às vezes é nos grandes desafios, que está nossa grande missão, pena que muitas vezes nós só queremos ser escutados e atendidos no nosso tempo, e deixamos de ouvir nossa voz interior que pede para prosseguir, perseverar, que o caminho a ser trilhado muitas vezes não é o que gostariamos, mas é o caminho da nossa missão, o caminho do amor, e deixamos passar a oportunidade de nos tornarmos melhor.
Obrigada.
jamilly
jun 08, 2009 @ 22:28:55
”Olha gente é uma historia otima,bem interessante eu adoreiiii!!!
me ajuudou muuitoo”
Luma Caroline
jun 14, 2009 @ 15:56:19
bom, não sei o que dizer +++ não sei mesmo
joisemea
jun 24, 2009 @ 17:55:24
gostei muito adorei a historia sobre sao joao
Tatiana Capille Salles
jun 25, 2009 @ 12:33:21
QUE LINDA E SOFRIDA TRAJETÓRIA ….
SÃO JOÃO ENTÃO ERA REALMENTE UM EXEMPLO DE LUTA PELOS IDEAIS … UM SANTO E UM HERÓI EM SEU TEMPO.