O Trabalho nos dias de hoje
Octavio Leo
No dia 05 de maio último, em nossa região aqui na Mooca, um jovem trabalhador de 18 anos perdeu a vida tragicamente dentro de uma obra em construção, ao cair dentro do poço do elevador, até então ainda não instalado. Surpreendente e chocante a atitude dos responsáveis, dois engenheiros sócios, que além de serem pegos adulterando o local do acidente (fechando com tapumes os vãos por onde caiu o rapaz), ainda tentaram subornar os policiais com a quantia de R$ 10.000,00, para que fosse preservado o nome da empresa e a ocorrência amenizada. Acabaram presos em flagrante, sem dúvida numa atitude louvável dos policiais que atenderam a ocorrência.
No entanto, casos como o acontecido têm sido corriqueiros hoje principalmente na construção civil, que vive um momento de imenso crescimento. É só olharmos para nossa cidade e notamos claramente a transformação urbana acelerada que vem ocorrendo.
O fato do país estar crescendo é muito positivo, com isso certamente tem-se mais empregos, mais possibilidades de moradias decentes, para uma população carente de casa, saúde, educação, transporte etc.
O que o fato ocorrido quer nos transmitir é que o ser humano não pode ser coadjuvante desse momento auspicioso da economia brasileira, mas sim o centro de toda essa questão e o elo mais importante. Sabe-se que nesse segmento de negócio (imobiliário) o que interessa mais é recuperar de forma cada vez mais rápida o dinheiro investido, seja pelos aplicadores da Bolsa, pelas construtoras, pelas empresas incorporadoras ou pelos próprios órgãos públicos. O aspecto financeiro aliado ao fator de que a camada trabalhadora menos esclarecida (com baixa formação técnica) ainda é a grande maioria que compõe a força de trabalho na construção civil (pedreiros, carpinteiros, ajudantes etc.) trabalhando de forma quase que ininterrupta, sem um apoio mais contundente e explícito de seu próprio sindicato, o da construção civil, mostra que esses homens correm risco de vida diariamente dando duro para levar o pão de sustento para sua família, e que definitivamente não sabem se voltarão a salvo para suas casas.
Nesse cenário, o ser humano ficou para trás. Fala-se muito hoje em sustentabilidade, já que a empresa que não demonstrar que está preocupada com o planeta pode ficar fora do mercado. Sustentabilidade só tem sentido se voltada em primeiríssimo plano para o indivíduo, caso contrário não passa de modismo e de propaganda enganosa para se ganhar mais dinheiro. Poderia existir um planeta sem a visão central no ser humano? Ou existirá para apenas parte desses humanos? Os que podem nos dar um retorno financeiro na frente? E os demais, ficam de fora? Sustentabilizar é sinônimo de Humanizar.
Essa tragédia, onde o homem era apenas mais um, ficamos sabendo porque saiu nos meios de comunicação. Quantos perderam a vida de forma semelhante e as empresas responsáveis agiram mais rapidamente, com seus eficientes departamentos jurídicos e de sua assessoria de imprensa abafando os casos para que não chegassem ao conhecimento da população? E os que virão pela frente? Quem olhará de forma compadecida pelas viúvas e órfãos dessas vítimas potenciais?
Cabe-nos refletir e agir com as possibilidades que cada um encontra no seu dia a dia, no seu trabalho, na sua comunidade, no contato diário com representantes de seu sindicato, na Igreja, com seu representante político eleito para defender o povo. Cabe ao Ministério do Trabalho principalmente fiscalizar rigorosamente as condições de segurança dessas construções em andamento evitando-se que mais mortes possam ocorrer…
Assim, o trabalho poderá estar para o ser humano, e não como hoje onde o ser humano existe apenas para o trabalho.
Tweets that mention O Trabalho nos dias de hoje -- Topsy.com
maio 18, 2010 @ 14:54:41
[…] This post was mentioned on Twitter by JULIO LANCELLOTTI, O Arcanjo no ar. O Arcanjo no ar said: Reflexão de um dos membros de nossa comunidade sobreo trabalho: http://bit.ly/a4AHFU […]
Lilian
maio 18, 2010 @ 15:18:16
“Sustentabilizar é sinônimo de Humanizar”… saio daqui levando comigo este lema.
Parabéns, Octavio.
Abraço fraterno,
Lilian
kauany amaral lima
dez 09, 2010 @ 14:33:47
os trabalhos nos dias de hoje almentaram o salário?