Pe. José Comblin, o Caminheiro

Eduardo Hoornaert

Os que só conhecem o padre José Comblin por suas conferências, artigos e livros podem estranhar a insistência com que ele se referia, principalmente no período em que atuou na Paraíba, ao padre-mestre Ibiapina (1806-1883), ao ponto de expressar o desejo de ser enterrado ao lado dele no pequeno cemitério dentro do complexo comemorativo que se criou em torno da mais famosa Casa de Caridade fundada pelo missionário em Santa Fé (Arara, município de Solânea) no brejo paraibano, onde o padre-mestre passou os últimos anos de sua vida (1878-1883). O desejo do padre Comblin foi atendido. Falecido em 27 de março em Salvador, seu corpo foi transferido para Santa Fé e aí enterrado no dia 29, na presença de seis bispos[1], numerosos padres, amigos e amigas, várias religiosas inseridas no meio popular, diversos de seus ex-alunos do Seminário Regional do Nordeste e do Instituto de Teologia do Recife; representantes de diversos movimentos sociais e pastorais sociais (MST, CPT, Consulta Popular, Assembléia Popular, Pastoral Operária, entre outros) e vários pastores protestantes (de Olinda, de Recife, de Souza). Duas pessoas vieram do Chile para acompanhar o enterro na Paraíba. Mas o realce principal foi dado por alguns dos primeiros protagonistas dos núcleos missionários iniciais de Tacaimbó (PE) e Salgado de São Félix (PB) e também por representantes atuais (homens e mulheres) das numerosas obras missionárias por ele criadas e/ou animadas nos últimos 35 anos de sua longa vida, entre os quais alguns (algumas) tomaram a palavra na ocasião.

No mesmo santuário de Ibiapina em Santa Fé (Arara) se reuniu, em 2007, um bom grupo de amigos(as) e missionários(as), para festejar os sessenta anos da ordenação sacerdotal de mestre Comblin, reatar os contactos, fortalecer a rede e reanimar o espírito. José tinha 85 anos e estava particularmente eufórico. Ele nos confidenciou detalhes sobre sua vida, algo que não costumava fazer. Relato aqui o que pude anotar na hora.

 

1. Desde muito jovem, seus talentos intelectuais chamaram a atenção de familiares e educadores. Quando, provavelmente com a idade de 16 ou 17 anos, ele disse a seu tio padre que queria ser missionário, este respondeu prontamente: ‘Missionário não, você e inteligente demais. Professor, isso sim, professor na universidade de Lovaina!’. Efetivamente, José estudou teologia em Lovaina e admirou a competência, aplicação e honestidade intelectual de professores como Lucien Cerfaux e Gustave Thils. Então o novo ‘doutor’ é nomeado vigário auxiliar numa paróquia em Bruxelas, e fica decepcionado: ‘eu senti que não havia mais futuro para o catolicismo na Bélgica’. Procurando outra coisa, entra no Colégio para a América Latina que a universidade de Lovaina abre a pedido do papa Pio XII, na intenção de preparar sacerdotes que desejam ir trabalhar naquele continente. Ele é um dos primeiros candidatos.

 

2. Com a idade de 35 anos, em 1958, José parte para o Brasil. Na conversa de 2007 ele insiste: ‘Não deixei a Bélgica para responder ao apelo do papa nem para combater comunismo, protestantismo ou espiritismo (três ameaças da época, na opinião do Vaticano). Parti tampouco para remediar a falta de padres. Eu compreendi que o cristianismo estava se extinguindo na Europa e só poderia renascer fora de um continente deformado por longa tradição de colonialismo, tráfico de escravos, matança de povos, como também por multissecular opressão da liberdade e das forças vitais do ser humano’. Ao encontrar aqui, já nos primeiros dias, pessoas que correspondem à sua visão, a alegria é grande. José fica imediatamente fascinado pelo Brasil. Seus primeiros contactos se fazem com jovens da JOC (juventude operária católica), pois, assim como muitos padres de sua geração, ele é influenciado por Cardijn, padre da diocese de Bruxelas e fundador da JOC. Educado em ambiente onde obediência, discrição e mesmo timidez eram apreciadas e mesmo encorajadas, ele encontra aqui pessoas que não são nem obedientes, nem discretas nem tímidas. ‘Eu encontrei pessoas verdadeiras, que não escondiam o que eram, pessoas sem mentira’. A fascinação pelo modo de ser brasileiro aparentemente nunca mais o abandonou e isso me foi confirmado inesperadamente por sua própria irmã, que encontrei certa vez em Bruxelas, em 1980: ‘O que fizeram com meu irmão? Ele não é mais o mesmo!’.

 

3. Comblin nunca foi a Roma: ‘O que eu faria ali?’. Mas em 1968, o arcebispo Hélder Câmara lhe pede redigir um texto para a conferência dos bispos em Medellín (Colômbia). José vai a seu quarto e bate o dia inteiro com os dedos na máquina de escrever. Sou testemunha, pois na época vivíamos na mesma casa, com portas e janelas sempre abertas. Principalmente a partir de textos de José Comblin, Gustavo Gutiérrez (Peru) e Juan Luis Segundo (Uruguay) surgiu então a expressão ‘opção pelos pobres’, na verdade uma confirmação verbal do que diversos bispos da América latina já estavam praticando na época, na fidelidade ao ‘pacto das catacumbas’ firmado em Roma no final do Concílio Vaticano II. Os três teólogos sabiam, pois, que estavam construindo sobre terreno firme, o que mais tarde ficou comprovado pelo surgimento da teologia da libertação. Dom Hélder Câmara, que era um homem perspicaz, tinha convidado José Comblin a vir trabalhar em Recife. Isso em 1965. Desse modo o conselheiro de Dom Hélder entrou, aos poucos, em contacto com outros bispos progressistas da América latina como Leônidas Proaño (Ecuador), Mendez Arceo (México), Aloísio Lorscheider, José Maria Pires e outros bispos. A visão dos teólogos da libertação consistia basicamente na rejeição da ideologia do desenvolvimento e no aprofundamento de temas como opressão, ditadura econômica e política, fascínio do capitalismo (Jung Mo Sung) e solidariedade com os pobres. Quando o texto de 1968, por indiscrição, caiu nas mãos dos militares, Comblin entrou numa rota de colisão com o sistema e foi expulso do país em 1972. Ainda tentou viver no Chile, mas ali também Pinochet tomou o poder em 1974. A única possibilidade, depois da ‘abertura lenta e progressiva’ de 1977, consistia em permanecer no Brasil na qualidade de ‘turista’ por consecutivos períodos de três anos. Seu estatuto legal só foi regularizado no decorrer dos anos 1980.

 

4. Entretempo, Comblin muda outra vez o rumo de sua vida. Adeus formação sacerdotal em seminários e institutos de teologia, adeus grandes cidades. José desaparece e começa uma peregrinação de longos anos e grandes percursos, ziguezagueando pelos imensos espaços do Nordeste, à procura de pessoas que se sensibilizem com sua ‘teologia da enxada’. A agricultura tradicional do Nordeste opera por meio da enxada, não do arado. Isso significa que a teologia da enxada parte da cosmovisão do agricultor comum, algo que pressupõe uma ‘reversão de todos os valores’ por parte de um teólogo formado por Cerfaux e Thils. Na qualidade de teólogo da enxada, José viaja até três dias antes de morrer tranquilamente no Recanto da Transfiguração, em Salvador. Nos últimos anos ele conta com a dedicação incondicional de Mônica Muggler, que faz de tudo para que José possa trabalhar e viajar até a idade de 88 anos. Ela é motorista (ele mesmo não sabe dirigir carro!), planeja encontros (nos últimos anos de forma intensiva por meio de telefone celular), estabelece contactos, organiza planos de viagens, coloca textos na internet (laptop), encontra lideranças locais. José também tem seu laptop. Ele ainda me manda algumas palavras por ocasião de seu aniversário, cinco dias antes de morrer.

 

Eis a vida de um padre caminheiro, que operou o milagre da comunicação com uma cultura totalmente diferente da cultura em que nasceu e se formou. O fato de que um intelectual estrangeiro, de índole reservada, consiga estabelecer um laço estável com a cultura iletrada do interior nordestino é um milagre. Um milagre que, como todos os milagres, é incompreensível. As obras missionárias de Comblin são a prova desse laço: Seminário Rural e Centro de Formação Missionária (primeira experiência, dos anos 1970); Associação dos Missionários do Campo (AMC); Associação dos Missionários e Missionárias do Nordeste (AMINE); Missionárias do Meio Popular; Fraternidade do Discípulo Amado (AL); Associação da Árvore; Escolas Missionárias de Juazeiro (BA), Mogeiro (PB), Floresta (PE), Esperantina (PI) e Barra (BA). O professor, escritor e intelectual de renome, no fim da vida, se transformou em ‘padre José’ (padre Zé), um sacerdote da linhagem espiritual do padre Ibiapina. Decididamente, um padre caminheiro.


[1] Dom Frei Luiz Cappio (Barra, BA), Dom André De Wittte (Rui Barbosa, BA), Dom Adriano (Floresta, PE), Dom Lucena (Guarabira, PB), Dom Jaime (Campina Grande, PB), Dom Sebastião Armando Gameleira Soares, bispo anglicano de Recife.