Quaresma

Fernando Altemeyer Junior

Quaresma: Dos quarenta dias que precedem a festa maior dos cristãos, a Páscoa. Até o século VII, a quaresma começava no Domingo da Quadragésima (quadragesima dies, o quadragésimo dia – que na realidade era o quadragésimo segundo dia – antes da Páscoa). Tendo em conta os domingos, durante os quais o jejum era interrompido, o número de dias até a Páscoa efetivamente era inferior a quarenta, e para continuar fiel ao simbolismo do número 40 (quarenta anos no deserto, 40 dias de jejum de Cristo) antecipou-se o começo da quaresma para a Quarta-feira precedente ao Domingo da Quadragésima: dia das Cinzas.

Na Igreja primitiva era a última etapa da preparação do batismo para os catecúmenos, que seria administrado na noite de Páscoa.

Nestes quarenta dias a Igreja incentiva a prática do jejum, da solidariedade com os pobres (chamada antigamente de esmola) e da oração. É como que um tempo especial de Retiro espiritual. É tempo de voltar para Deus, de reaquecer a fé e de mudança de vida e superação das atitudes patológicas. Muitos ainda hoje se abstêm das carnes vermelhas, mas olvidam-se dos pobres, agindo de forma hipócrita e medíocre. Já lembrava S. Leão Magno: “é inútil tirar ao corpo a comida, se não tira d’alma o pecado.” A intuição central da Quaresma é a mudança de atitudes e práticas favorecendo a solidariedade e a fraternidade.

Neste ano de 2015 a quaresma irá de 18 de Fevereiro até o dia 2 de abril.