Quaresma para celebrar a Páscoa de coração purificado
Dom Edmar Peron
Há poucos dias, participamos do significativo rito da imposição das cinzas sobre nossas cabeças; suplicávamos a Deus que, como pai, ouvisse nossas súplicas e nos desse a graça de prosseguir na “observância da Quaresma” a fim de celebrarmos “de coração purificado o mistério pascal” de Jesus Cristo, vivendo uma “vida nova, à semelhança do Cristo ressuscitado”. Desse modo, as orações de bênção das cinzas já nos indicavam que celebramos a Quaresma por causa da Páscoa. Essa compreensão aparece em diferentes textos do Missal Romano. Vejamos!
O tempo da Quaresma, bem vivido, nos prepara – catecúmenos e fiéis – para a celebração do mistério pascal: “A observância anual da Quaresma é tempo favorável pelo qual se sobe ao monte santo da Páscoa” (Cerimonial dos Bispos, n. 249). As orações desses dias nos ajudam a louvar a Deus, “Pai santo, rico em misericórdia” e bendizer o seu nome “enquanto caminhamos para a Páscoa, seguindo as pegadas de Jesus Cristo”: ele mesmo, durante a Quaresma, reabre para a Igreja “a estrada do Êxodo, para que ela humildemente tome consciência de sua vocação de povo da aliança” (Prefácio da Quaresma, V); ele é quem concede “aos cristãos esperar com alegria, cada ano, a festa da Páscoa” (Prefácio da Quaresma, I); é a ele que suplicamos a graça de que “o nosso coração corresponda” às oferendas colocadas sobre o altar da Eucaristia, “com as quais iniciamos nossa caminhada para a Páscoa” (Primeiro Domingo da Quaresma, Oração Sobre as Oferendas).
Contudo, andaremos pelo caminho quaresmal conscientes de nossa fraqueza. Por isso, nesses dias, também rezamos a Deus para que “a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal” (Quarta-feira de Cinzas, Oração do Dia); que ele, Deus, inspire nossas ações e nos ajude a realizá-las para que nele “comece e termine tudo aquilo que fizermos” (Quinta-feira depois das Cinzas, Oração do Dia); que ele nos auxilie com sua bondade “para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma” (Sexta-feira depois das Cinzas, Oração do Dia).
Um dos poderosos auxílios que Deus nos oferece é a sua Palavra, contida no Livro Santo, a Bíblia: ela conduziu no caminho do Reino de Deus, homens e mulheres, que hoje são para nós grandes testemunhas, os Santos e as Santas; ela nos alimenta, pois “não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4: Dt 8,3); ela desarma “as ciladas do antigo inimigo” (Primeiro Domingo da Quaresma, Prefácio); se ela, a Palavra, permanecer em nós, conheceremos a verdade e seremos livres (Jo 8,32) e venceremos o Mal (1Jo 2,14).
Organizemos nosso tempo ao longo da Quaresma e nos empenhemos ainda mais à leitura, meditação e prática da Palavra de Deus, contida na Bíblia. Assim, alcançaremos o que pedimos na Quarta-feira de Cinzas: “celebrar de coração purificado o mistério pascal” de Jesus Cristo.
raimundosilvasantos
mar 11, 2014 @ 11:56:26
primeiramente prazer em conhecer senhor dom edmar peron sou raimundo silva santos tenho 32 anos de idade já sou batizado e tenho a 1ª comunhão com muito sofrimento e satisfação mas sinceramente estou começando a praticar o catolicismo mesmo depois que comecei a morar e conviver numa casa de acolhida chamada de arsenal da esperança(entidade católica muito conhecida por sinal)por que lá lembra diversas passagens biblícas da qual uma bem conhecida:o filho pródigo.bom em relação a quaresma esta sendo inédita na minha vida.até a algum tempo não tinha participado dela e percebido o tanto que ela é importante em nossas vidas cristãs.que DEUS o abênçoe o senhor e sua FAMÍLIA até a próxima um grande abraço!!!