Resultados da Assembleia Paroquial sobre o 11º Plano de Pastoral
A Comunidade São Miguel Arcanjo realizou a sua Assembléia Paroquial no dia 2 de fevereiro de 2013, com o objetivo de avaliar e propor ações para os desafios e urgências da cidade apontados no 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo. Seguem as principais urgências e propostas estabelecidas pelos grupos de discussão:
1) Igreja em permanente missão
Criar um folheto mensal com texto para reflexão e leitura no final das missas de um domingo do mês. O folheto pode ter outras informações, como indicação de leituras e reflexões homiléticas. O objetivo é compartilhar reflexões interessantes que são publicadas no site e nem todos têm a oportunidade de ler por falta de tempo ou acesso à Internet. Serão impressos alguns exemplares para serem distribuídos no final da missa a quem se interessar em levar para um amigo ou familiar e, desta forma, ampliar o alcance da reflexão.
Com o mesmo propósito, de ampliar a formação, fazer coleta de e-mail dos participantes das missas e atividades da paróquia para receber a versão eletrônica do folheto e o Boletim semanal. Desta forma, otimizamos os recursos já disponíveis, e divulgamos ainda mais o site.
2) Igreja, casa de iniciação
Incentivar a participação nos cursos e eventos de formação.
Dar continuidade à catequese de adultos (encontros, cursos e eventos).
Manter a formação pós Primeira Eucaristia. Refletir sobre como a família educa os filhos para a fé.
Constatou-se que a comunidade não tem um grupo de “perseverança”. O Pe. Julio falou sobre a dificuldade de se entender o mundo dos adolescentes e jovens. Para isso, propôs-se criar uma página no Facebook, meio conhecido dos jovens, e que seria alimentado por eles. Foram sugeridos os nomes: Miguel Jovem, Arcanjo Jovem. Já se definiu, a partir da consulta aos adolescentes da comunidade, que será Jovens em Ação. Está em processo de criação e em breve será divulgado.
3) Igreja comunidade animada pela Palavra
Foi sugerido que se tivessem monitores para acompanhar as crianças durante as missas. Seria uma oportunidade de formação.
Definir uma missa especial para crianças e adolescentes.
Também neste grupo se propôs a criação de página jovem na Internet.
Fazer retiro para jovens.
É importante que se pense na formação do jovem como um ser humano no mundo, mais do que trazê-los pra dentro da Igreja.
4) Igreja comunidade de comunidades
Este grupo discutiu como trazer mais pessoas para a comunidade e como unir mais os participantes. Uma proposta foi preparar um dia para a apresentação das atividades realizadas por cada grupo. Posteriormente, divulgar as atividades nos murais.
5) Igreja a serviço da vida plena
Ter a família como base.
Repensar a Catequese para jovens. Desafio: formação de grupo de jovens.
Cuidar da acolhida dos novos moradores da região.
Divulgar ações e grupos que já existem (visita a idosos, encarcerados, Oficina São José, São Martinho). Aproveitar o próprio site para essa divulgação, reforçando a seção “Rosto da comunidade”.
Criação de grupo de apoio às casas da Missão Belém.
6) Igreja e a evangelização dos jovens
A comunidade não tem grupo de jovens hoje. Falta espaço específico para os jovens.
Retomar o grupo de Perseverança com acompanhamento de adultos e família.
Abrir ou manter espaço aberto à participação dos jovens.
Realizar eventos para atrair adolescentes e jovens. Algumas sugestões: atividades de relacionamento, show de talentos e outros trabalhos que cativem.
Organizar visitas a asilos e orfanatos.
Convidar os jovens a participar dos encontros da Pastoral da Criança.
Por fim, o Alexandre Nunes lembrou as mudanças do Concílio Vaticano II e propôs encontros de formação.
Definiu-se publicar no site a tabela com o Projeto de Evangelização para os anos de 2013 a 2016. A constituição de 2013 é Lumen Gentium. Segue abaixo.
Se algum participante tiver informações complementares sobre os resultados divulgados acima, favor comentar abaixo para que sejam incorporadas ao texto.
Quem não pode estar na assembleia, mas quer fazer sugestões, utilize o espaço de comentários. Participe!