Santa Brígida da Irlanda (Kildare)
1 de Fevereiro
VIDA DE SANTA BRÌGIDA
Alguns anos depois da chegada de São Patrício à Irlanda, cerca do do ano 450, nasceu uma menina chamada Brígida. Seu pai era um nobre irlandês chamado Dubthac e sua mãe chamava-se Brocca e ambos foram convertidos por São Patrício.Ela foi convertida como cristã ou 468,mas ela foi inspirada pela pregação de São Patrício desde a mais tenra idade. Apesar da oposição do seu pai, ela era determinada a entrar na vida religiosa. Várias testemunhos atestam a sua grande piedade.Ela tinha um coração generoso e nunca poderia recusar nada a um pobre, que vinha para a porta do pai.Sua caridade irritava seu pai: ele pensava que ela estava a ser demasiadamente generosa para os pobres e necessitados, quando ela distribuia seu leite e farinha para todos.
À medida que Brígida crescia, o seu amor por Jesus aumentava. Procurava-O entre os pobres e muitas vezes levava-lhes comida e roupas.
Conta-se que um dia deu um balde cheio de leite. Depois ficou preocupada com o que sua mãe iria dizer quando desse por falta do leite. Rezou ao Senhor e pediu-Lhe que repusesse o que ela tinha dado. Quando chegou a casa, o balde estaria e novo cheio.
Brígida era muito bonita Seu pai achava que tinha chegado a altura certa para que se casasse Ela, no entanto, havia decidido no seu coração entregar-se totalmente a Deus Nosso Senhor, não querendo portanto contrair matrimónio.
Quando se apercebeu que a sua beleza era o motivo pelo qual os rapazes se sentirem atraídos por ela, pediu ao Senhor que a sua beleza lhe fosse retirada e foi atendida
Ao constatar que a filha já não era bonita com anteriormente, seu o pai de bom gosto acedeu a que ela se tornasse freira, seguindo assim a sua vocação para a vida religiosa. Fundou o Mosteiro de Kildare para acolher outras jovens que desejassem seguir o seu exemplo.
Consta que após a sua consagração ao Senhor, um novo milagre voltou a acontecer, Brígida recuperou a sua beleza! Muitos viam-na como a imagem idêntica a Nossa Senhora pela sua gentileza e caridade. Alguns chamavam-lhe “Maria dos irlandeses”
QUANDO MORREU
Ela morreu em Kildare em torno de 525 e foi enterrada em um túmulo na igreja de sua abadia. Depois de algum tempo ela foi transporta para Downpatrick com os restos dos outros dois santos padroeiros da Irlanda, Patricio e Columba. Seu crânio foi extraído e levado à Igreja de São João Batista de Lisboa, Portugal, por três irlandeses nobres, onde permanece ate hoje. Há uma ampla devoção a ela na Irlanda, onde ela é conhecida como a “Maria do Gael” e seu culto foi trazido para a Europa pelos missionários irlandeses, nos séculos depois da sua morte. Na Bélgica, existe uma capela dedicada a Santa Brígida em Fosses-la-Ville.
A Cruz de Santa Brigida
A lenda conta que ela fez a cruz e colocou-a no chão ao lado de um homem à morrer, a fim de convertê-lo. É interessante notar que essa lenda não aparece em nenhuma das fontes mais antigas e até hoje sua origem continua perdida na tradição oral.A cruz continua sendo costume em muitas casas, na Irlanda em honra a santa. A cruz assume muitas formas e é tecnicamente classificada pelos especialistas como um ofício do povo embora as tecnologias utilizadas. Segundo a tradição uma nova cruz é feita cada dia de Santa Brígida(1 de Fevereiro), bem como as antigas são queimada.Alguns acreditam que manter uma cruz no teto é uma boa maneira de preservar a casa de incêndios, que foi sempre uma grande ameaça a casas com construção com madeira.
Santa Brígida da irlanda (Kildare) – santa
fev 01, 2010 @ 13:30:42
[…] http://www.oarcanjo.net/site/index.php/testemunhos/santa-brigida-da-irlanda-kildare/A cruz continua sendo costume em muitas casas, na Irlanda em honra a santa. A cruz assume muitas […]
Isabel Silva
fev 02, 2010 @ 20:37:37
Gostaria muito de saber qual a razão porque a relíquia de Santa Brigida ( o seu crâneo) ficou na igreja do Lumiar e não seguiu para Odivelas.
Por favor, quem souber respondam para [email protected], pois temos o maior interesse em saber a fim de descortinar mais factos da sua história.
Obrigada
Isabel
DANILO SANTANA
fev 04, 2010 @ 09:12:15
Em 1283 foi decidido que a cabeça (seu cranio) de Santa Brigida fosse enviada para a Terra Santa.
Disso se encarregaram três cavaleiros que transportaram o crânio da Santa com a maior solenidade.
Ao fazer escala em Lisboa, não tiveram bom relacionamento e harmonia com as autoridades locais pelo que, entrando em conflito aberto, foram mortos no campo do Lumiar.
O crânio de Santa Brígida ficou como relíquia de grande veneração na capela ali existente e os três cavaleiros foram sepultados em nichos abertos na parede norte do templo.
A atual Igreja paroquial do Lumiar data de 1603, guarda a venerável relíquia e exibe na sua parede norte os três túmulos dos cavaleiros ibérnios que ali foram pelejar e morrer. O seu Orago é S. João Baptista.
Consta que esta igreja foi fundada em 1267. Eram padroeiras as freiras de Odivelas, por doação de D. Teresa Martins, viúva de D. Afonso Sanches, filho bastardo d’el-rei D. Diniz.
A igreja foi reconstruida algumas vezes.
Espero ter ajudado um pouco
Eunice Molina Curitiba.
fev 04, 2010 @ 10:51:12
Bom dia padre Julio.
Saudades.
Deus te abençõe.
Ora, o Deus da esperança vos encha de todo gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espirito Santo.
Rm 15-13
Bom dia. Beijo
DANILO SANTANA
fev 05, 2010 @ 07:41:59
A BIBLIA NO COMPUTADOR.Bíblia Sagrada completa, com mapas fotos, busca, dicionário bíblico..Quem tiver interesse em ter a palavra de Deus no computador baixe o dowlnoad deste site: http://www.rksoft.com.br , é rápido e vale a pena
julio
fev 05, 2010 @ 08:16:31
Eunice. Deus te guarde sempre em seu amor
Eunice Molina Curitiba.
fev 05, 2010 @ 10:50:03
Amém.
Obrigada padre Julio pelo carinho.
Saudades.
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Romanos 5-6
Bom final de semana para o senhor e a todos.
Bom dia. Beijo.
ubirajara miquel de melo
jul 21, 2012 @ 20:08:30
queria saber a horas e dias de veneraçao da reliquia de Santa Brigida na igreja Sao joao batista em lumiar