Santo Eleutério
20 de Fevereiro
Santo Eleutério, que lembramos hoje, tem como significado do nome: libertador. Ao se dedicar inteiramente para Cristo, conseguiu ser instrumento de libertação dos erros e pecados para muitos.
Viveu entre os séculos V e VI em Tournai, norte da França, hoje Bélgica, por volta do ano 470. Conta-nos a história que, quando menino, ele ouviu a profecia de que seria um bispo. Eleutério ao corresponder com o chamado vocacional entrou para a formação que o encaminhou ao sacerdócio e mais tarde á ordenação episcopal, ou seja, foi escolhido pelo Espírito Santo e feito bispo na Igreja e para a Igreja Católica.
Eleito como primeiro bispo de Tournai, Santo Eleutério tornou-se um grande desbravador da fé, que deu o seu sangue por amor ao rebanho. Pela Igreja de Cristo naquela região, Eleutério trabalhou arduamente para organizar a construção de igrejas, o arrebanhar vocações, formar o clero… enfim, todo o necessário para lidar com a recém-nascida diocese.
Grande pacificador, Santo Eleutério conviveu em meio a grandes conflitos, por isso, ao lidar com um povo de índole guerreira, teve de se empenhar em Deus para fazer penetrar a Paz de Cristo em tantos corações. Era o tempo também das conversões em massa, onde um rei, ao decidir mudar de vida e seguir Jesus, acabava atraindo toda uma não. Neste sentido, o santo de hoje entrava em ação com uma sólida evangelizando, a fim de que o Evangelho tornasse um estilo de vida para o povo.
Zeloso, perseverante e homem de oração, combateu as heresias (doutrinas mentirosas) e batalhou com Jesus para o resgate de muitas almas pagãs. Santo Eleutério consumiu-se no apostolado e, no fim da vida entregou-se nos braços do Senhor no martírio, em 532.
Os restos mortais deste humilde bispo, foram guardados numa urna na Catedral de Tournai e o local se tornou meta de peregrinação. A cidade de Tournai esta situada hoje na Bélgica e se destaca como uma das maiores dioceses do mundo. A igreja canonizou Santo Eleutério designando o dia 20 de fevereiro para a sua festa, data em que a Catedral foi dedicada à ele.
Para lhe assegurar a educação religiosa, ela o confia ao bispo de Roma, o papa Aniceto (155-166); este, percebendo as qualidades do jovem rapaz, o faz percorrer rapidamente todos os graus da hierarquia eclesiástica. Nenhuma regra impunha ainda uma idade mínima para as Ordens.
O apostolado do jovem bispo teve um tal sucesso entre os pagãos que o Imperador o mandou prender. De início torturado em praça pública, depois recolhido à prisão, em seguida conduzido a Roma para aí terminar o seu martírio. Seu corpo ainda aí repousa.
CONCEIÇÃO SANTOS
maio 09, 2010 @ 23:00:55
NUNCA TINHA OUVIDO FALAR DO SANTO ELEUTERIO, POREM SONHEI NESTA NOITE QUE UM SENHOR DESCONHECIDO ME DISSE QUE ESTAVA EM UMA FESTA DO SANTO ELEUTERIO, ENTÃO VIM SABER SOBRE SUA VIDA E SE ELE EXISTIU, FI
CONCEIÇÃO SANTOS
maio 09, 2010 @ 23:01:53
FIQUEM COM DEUS
silvia
mar 09, 2011 @ 21:15:33
meu finado pai tinha esse nome ,então quiz saber,fais 35anos que ele morreu sinto falta dele,a ele nasceu dia19/02 acho que e porisso que ele chamava Eleuterio
Eleoterio
jun 30, 2011 @ 11:28:23
Meu nome é Eleoterio e nasci no dia 20/02…o gazado é q minha mãe não sabia da existencia de um Sto Eleuterio. Recebi esse nome por causa do meu pai!
Eleutério Conrado Rodrigues Neti
jun 25, 2012 @ 12:53:05
Eu me chamo Eleutério e minha esposa Cristiane nasceu no dia 20/02/78 , temos 21 anos de casado , casei com ela , ela tinha 14 anos , e nesses 21 anos sempre fomos unidos , é muita coincidencia .