Significado do cartaz da CF 2011
Este é o significado do cartaz da Campanha da Fraternidade deste ano que fala que ainda há esperança para mudarmos está situação do nosso meio ambiente que o ser humano mesmo provocou e que se continuar pode piorar.
O cartaz possui dois planos.Ao fundo observa -se uma fábrica que solta fumaça,poluindo e degradando o ambiente,deixando o céu plúmbeo,intoxicado e acizentado.
A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada,influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar,ações provocadas pelo ato errado do homem.
Em contraste a isso,vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio á devastação ainda existe vida.Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas,criando um microecossistema,ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero.Sendo,portanto referência ao lema: ” A criação geme em dores de parto ” (Rm 8,22).
Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus `gritos de dor ´ – a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança,representada pela borboleta, quem mesmo com vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.
Texto retirado da Campanha da Fraternidade 2011 – Texto-Base
Ignês Foglia
jan 26, 2011 @ 20:51:24
Olá Mariana gostei do seu comentário pois acho mesmo que ainda há esperança para o planeta. Quando a esquadra de Cabral aportou aqui, logo mandou que Pero Vaz de Caminha (0 escrivão da esquadra) escrevesse e descrevesse o que estavam vendo. Num dos trechos da carta, Caminha diz” A TERRA É GENEROSA, EM SE PLANTANDO TUDO DÁ”. Hoje é possível afirmar isso. O improdutivo Cerrado brasileiro se transformou no novo celeiro nacional. Até na junção de concreto dos viadutos nascem arbustos. Um padre meu conhecido que viveu muitos anos na Holanda dizia que lá não é tão fácil nascer plantas como aqui. Portanto, realmente há esperança para o nosso mundo. O que falta é a conscientização da necessidade de preservá-lo. A CAMPANHA DA FRATERNIDADE serve para abrir os olhos do povo, educá-lo e orientá-lo a fazer o melhor para o nosso Brasil e consequentemente o MUNDO.
Rosa
fev 19, 2011 @ 14:08:30
necessito urgente do TEXTO-BASE DA CF 2011, por favor, se alguem tiver, me enviem no e-mail: [email protected]
cristão católico
mar 13, 2011 @ 12:29:06
Só uma pergunta, a borboleta não é un dos principais simbolos da nova éra ???
agata
mar 18, 2011 @ 20:48:29
adorei mesmo me ajudou muito.
ana yasmin
mar 30, 2011 @ 20:43:31
amei tudo d+
jhulia
mar 31, 2011 @ 10:00:36
estou fazendo um trabalho da CF e axei muito legal
Dayane
mar 31, 2011 @ 23:09:40
adorei o cartas do ano de 2011.
cailton
abr 04, 2011 @ 10:27:29
E adorei carta do ano 2011 porque fala como está o planeta terra
GILBERTO
abr 04, 2011 @ 16:51:42
CF 2011. “A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO”: O QUE PERCEBO É QUE ALÉM DAS GRANDES INDÚSTRIAS POLUIDORAS, DESMATAMENTOS, QUEIMADAS, EMISSÃO DE GAZES CO2 E OUTROS, PRECISAMOS, ACIMA DE TUDO, EDUCAR A NÓS MESMOS E NOSSOS FILHOS, POIS AINDA ACHAMOS QUE ASSIM COMO A MÃE QUE PARE E SENTE FORTEMENTE AS DORES DO PARTO E LOGO APÓS ESSAS DORES SE VÃO AO VER SEU FILHO, O MUNDO ACHA QUE USUFRUIR DO PLANETA DESTA FORMA IRRESPONSÁVEL, É COMO “FAZER UMA CESARIANA”, QUE APARENTEMENTE, NO ATO DO PARTO A MÃE “NÃO SENTE DOR”, E LOGO ASSIM É MELHOR PARIR, POIS VEM OS MÉDICOS E APLICAM UMA ANESTISIA E ESTÁ TUDO BEM. O PROBLEMA É O PÓS OPERATÓRIO. CORTAR UMA ÁRVORE IRRESPONSAVELMENTE, É COMO COMETER ABORTO! POLUIR UM RIO É COMETER SUICÍDIO! APÓS O ATO DE PECADO, É QUE NOS ARREPENDEMOS, DIFICILMENTE LEMBRAMOS QUE O QUE ESTAMOS PRESTES A FAZER NOS CONDENA. ISSO SERVE PARA QUEM É AMA A VIDA, POIS QUEM NÃO A AMA, NÃO AMA A SI PRÓPRIO. ASSIM DISSE JESUS: “EIS QUE VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO: AMAI UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI. NINGUÉM CHEGA AO PAI SE NÃO POR MIM! NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA PELOS SEUS AMIGOS. AMAI UNS AOS OUTROS”.
Clesiane Garcia Xavier
abr 08, 2011 @ 14:19:30
Esse Tema fala tudo. É o que realmente estamos vivendo, mas precisamos mudar esse quadro e pedir a ajuda de Deus para mudarmos nossa mentalidade e começar a ver que a mudança não começa no outro e sim em nós mesmos, sempre temos algo que podemos fazer. Dessa maneira vamos olhar a nutereza, ou o pouco que ainda resta, e vermos que ela é uma das mais perfeitas obras que Deus deixou, não para que destruíssemos, mas para que seja sinal de vida em nosso meio e que hoje por nossa culpa está se tornando ameaça. Faça sua parte, porque eu estou fazendo a minha. Pessoal vamos nos unir e proteger aquela que sempre nos deu o sustento, vamos mostrar nossa gratidão. Que a paz esteja com todos.!!
antonio garcia
fev 25, 2012 @ 10:02:45
muto bom este comentario para nois viver com deus, na sua fraternidade