Histórico

Por volta de 1870, Miguel Aliano, jovem italiano, veio ao Brasil junto com outras pessoas em busca de trabalho, fugindo da situação difícil em que a Europa se encontrava. Saiu da Itália rumo ao Brasil em um “vapor”. O mau tempo com ventos em direções opostas fez com que a viagem, que normalmente demorava por volta de três meses, levasse longos meses. O sofrimento foi muito grande, muitas pessoas morreram e seus corpos atirados ao mar, fazendo com que muitos temessem não chegar ao destino.

Miguel, lembrando-se da fé que sua mãe lhe havia passado, pediu a São Miguel Arcanjo o milagre de chegar ao destino, prometendo que, quando tivesse condições, voltaria à Itália para buscar a imagem do protetor e então mandaria erguer uma capela em sua honra.

Miguel chegou, trabalhou e assim que possível cumpriu a promessa: a capela foi erguida na rua Bráulio Gomes, no centro de São Paulo, em 1891 por Miguel Aliano e Ana Maria Olga Aliano. Com a chegada do progresso à região, a área em que ficava a capela foi desapropriada. Assim, em 1938 os sucessores de Miguel Aliano a transferiram para o bairro da Mooca, na zona leste.

Na década de 60, a capela foi doada à Cúria Metropolitana. Em 21 de abril de 1960, foi celebrada a primeira missa como paróquia.

Miguel Aliano, ao construir a capela em devoção a São Miguel Arcanjo, não tinha nenhuma intenção de que fosse exclusiva da família, mas sim para uma comunidade. Seu anseio se realizou e hoje a devoção a São Miguel impulsiona a comunidade para uma vida cristã no seguimento de Jesus.