SOS Parque IAPI
O Conselho do Meio Ambiente da subprefeitura da Mooca faz visita de solidariedade aos moradores do conjunto IAPI na rua Jerônimo de Mendonça, nesta quarta-feira, 02/11, às 11h30.
Na semana passada, um grupo de milicianos armados e fardados invadiu o parque, trancou os portões e colocou placas anunciando que o local tem um novo proprietário. A alegação é que a área pertencente à União foi comprada em leilão.
Os moradores, que nos últimos 50 anos fizeram benfeitorias e preservaram as árvores do parque, registraram Boletim de Ocorrência e iniciaram processo de mobilização, com assembleia permanente e contratação de um advogado para entrar com ação no Ministério Público solicitando proteção às árvores do local. Há uma associação com sede no local, que está impedida de usar o espaço e até acessar seus documentos.
Após a visita, o CADES deve elaborar relatório e ofício a ser encaminhado ao Secretário do Meio Ambiente de São Paulo pedindo o cadastro das árvores e pássaros do local e sugerindo que seja decretado “parque da vizinhança”.
(Redigido com informações de Wanderley de Oliveira, conselheiro eleito para o CADES da Mooca)
Mara Mendonça
nov 28, 2011 @ 10:03:32
Podemos nos mobilizar no sentido de entender o que está acontecendo e procurar nossos direitos? A área sempre foi considerada como pertecente ao condomínio, não sei como funciona as leis que regularizam estas ações, mas deve haver algo que defenda este espaço e os moradores que durante 63 anos usufuíram do mesmo, que realmente é importante para o bairro, eu o conheço pois brinquei ali algumas vezes e levei meu irmão para brincar.
Nós precisamos de praças e neste local a área verde é maravilhosa. Vamos tentar fazer algo mais além de simplesmente repassar e-mail, o que também é importante.
.