Arquidiocese de São Paulo

Dom Paulo Evaristo Arns comemora 94 anos de idade

Dom Paulo Evaristo Arns comemora 94 anos de idade

O arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, comemora 94 anos na segunda-feira, 14/09/2015, dia da Santa Cruz. No final da missa das 18h de 13/09, o Pe. Julio Lancellotti lembrou da importância do testemunho de Dom Paulo para a Igreja, o Brasil e o mundo.

Mais detalhes nos avisos paroquiais da semana:

Via Sacra do Povo da Rua nas ruas do centro de São Paulo

Na manhã desta sexta-feira, 18 de abril, às 9h, com concentração na Praça do Patriarca, acontece a tradicional Via Sacra do Povo da Rua, promovida pelo Vicariato Episcopal do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo.

Os moradores em situação de rua recordarão,  nas ruas do centro histórico de São Paulo, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Todos os fiéis da Igreja de São Paulo estão convidados!

Via Sacra do Povo da Rua nas ruas do centro de São Paulo

113ª Romaria a Aparecida

A Arquidiocese de São Paulo convida todos a participar da 113ª Romaria a Aparecida, sob o tema “Com Mãe Aparecida, Mestra de Vida Cristã”, no dia 4 de maio, com Missa na Basílica às 10h, presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada por todos os bispos auxiliares e pelo vigário episcopal da região Ipiranga.

Os interessados devem procurar a sua paróquia para informar-se se nela está sendo organizada saída de ônibus a Aparecida. Se não, o pároco indicará a paróquia mais próxima.

Antes da Missa, terá a entrada das bandeiras das regiões. Todos os peregrinos deverão levar consigo um lenço medindo 30×30, de TNT, na cor da sua região, o qual será agitado em determinados momentos.

As seis regiões episcopais têm suas características, mas todos estão em comunhão na Casa da Mãe, e, é claro, na Arquidiocese.

A organização orienta que os peregrinos não saiam tarde de São Paulo para que não corram o risco de não conseguir estacionar os ônibus ou carros.

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Sugestões Pastorais para a implementação da Iniciação à Vida Cristã

Sugestões Pastorais para a implementação da Iniciação à Vida CristãO Setor de Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de São Paulo elaborou e colocou nas mãos dos catequistas da nossa Arquidiocese as “Sugestões Pastorais para a implementação da Iniciação à Vida Cristã”, para ser utilizado como texto de aprofundamento para a Semana da Catequese, prevista para o mês de fevereiro em todas as comunidades da Arquidiocese.

A “Igreja – casa da iniciação à vida cristã” – é a segunda urgência do 11º Plano de Pastoral da nossa Arquidiocese, que queremos continuar a incrementar em 2014.

No 11º Plano de Pastoral encontramos, nos parágrafos 80-85, uma impostação rápida e consistente desta urgência bem como as suas indicações pastorais, que servem como referência para nossa reflexão e respectiva ação pastoral.

Na mensagem de apresentação do subsídio, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, pede que o conteúdo seja disseminado em toda Igreja de São Paulo. “Precisamos encontrar maneiras de ajudar nossos irmãos batizados a crescerem na fé, até à plena maturidade. Convido, por tanto, todos e todas as instâncias da Igreja em nossa Arquidiocese a se empenharem neste processo de renovação pastoral, para o qual o Espírito Santo nos lança e nos conduz”. Concluiu o cardeal.

Em carta, dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar de São Paulo e referencial para o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, reforça que o texto “Sugestões Pastorais para a implementação da Iniciação à Vida Cristã”, deve ser objeto de estudo e reflexão nos grupos e organismos eclesiais ligados às paróquias. Também nas Congregações Religiosas masculinas e femininas, e a todos os grupos e Organismos da Arquidiocese com a mesma e urgente recomendação.

O Secretariado Arquidiocesano de Pastoral propõe que neste momento os grupos, tendo conhecimento do texto, indiquem as experiências já existentes, que possam servir de referência neste processo; e apresentem sugestões de acréscimos e ajustes ao texto que o tornem instrumento apto, de fato, a despertar em nossas comunidades o interesse pela iniciação à vida cristã e a sua concretização.

Até meados de junho as contribuições, fruto da reflexão e aprofundamento do tema nos referidos grupos, deverão ser encaminhadas ao Coordenador Regional de Pastoral da sua Região Episcopal, no caso das Paróquias; e, pelos demais grupos e Organismos, diretamente ao Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.

Faça o download do subsídio.

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Crescer na Fé, programando a pastoral e a vida

Dom Edmar Peron

O término do ano civil aproxima-se rapidamente, mas antes concluiremos o Ano Litúrgico e o Ano da Fé. As pessoas e as famílias planejam como pagar as contas ou, sendo otimista, como fazer algum passeio ou viagem. Na Arquidiocese, são muitas as assembleias pastorais, realizadas nos diferentes níveis, com o intuito – espero! – de tornar concreto o grande horizonte proposto pelo 11º Plano de Pastoral: Arquidiocese de São Paulo, testemunha de Jesus Cristo na Cidade.

Nesse contexto, quero recordar o grande papa João Paulo II, retomando sua Carta apostólica Novo Millennio Ineunte (01/02/2001), o 3º capítulo, Partir de Cristo, nn. 29-41. Naquela ocasião, o encerramento do Jubileu do Ano 2000, ele repropôs a toda a Igreja a necessidade de um “relançamento pastoral”, cujo “programa” é sempre Cristo: conhecê-lo, amá-lo, imitá-lo “para n’Ele viver a vida trinitária e com Ele transformar a história até a sua plenitude na Jerusalém celeste”. Esse “programa”, porém, precisa ser traduzido em “orientações pastorais ajustadas às condições de cada comunidade”; nessas orientações, a primeira prioridade deve ser a “santidade”: “não hesito em dizer que o horizonte para que deve tender todo o caminho pastoral é a santidade”. Surpreendente, pois o centro não são as atividades – como normalmente pensamos – mas a vida cristã.

Essa “prioridade” encontrava inspiração eclesial no 5º capítulo da Constituição Dogmática sobre a Igreja, Lumen gentium: Vocação Universal à Santidade na Igreja. Todos os membros da Igreja – leigos e leigas, religiosos e religiosas, bispos, presbíteros e diáconos – são chamados à santidade. Não podemos nos contentar com o mínimo, afirma o papa: “seria um contra-senso contentar-se com uma vida medíocre, pautada por uma ética minimalista e uma religiosidade superficial”. Esse caminho de santidade não é apenas para alguns, mas é a “medida alta da vida cristã ordinária: toda a vida da comunidade eclesial e das famílias cristãs deve apontar nesta direção”. Essa prioridade da santidade requer renovado empenho: na oração (32 e 38); na liturgia, como “meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte donde promana toda a sua força” (SC 10), destacando o Dia do Senhor, o Domingo, e os sacramentos da Eucaristia e da Penitência (35-37); na renovada escuta da palavra de Deus (39); no serviço à Palavra, anunciando-a no “trabalho da evangelização” (40).

Esse caminho é exigente, sem dúvida, mas não impossível; ele faz parte da escolha que você e eu somos chamados a fazer cada dia por Cristo e seu Evangelho, ou seja, pelo Reino de Deus (cf. Mt 6,33). Então, nos perguntemos: as nossas muitas atividades e os diferentes compromissos nos ajudam a acolher o Reino de Deus e vivê-lo ou apenas passamos de reuniões em reuniões, sem assumir seriamente um caminho de santidade, de crescimento na fé?

A conclusão do Ano da Fé, no próximo dia 24 de novembro, nos impulsione para o futuro, para um crescimento contínuo, a fim de que, tendo passado pela Porta da Fé (At 14,27) sejamos sempre mais iluminados pela Luz da Fé: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em Mim não fique nas trevas” (Jo 12, 46).

Novena de Natal 2013

Encontra-se disponível em todas as paróquias da Arquidiocese de São Paulo, o subsídio para a celebração da Novena de Natal 2013, elaborado pelo Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.

Neste ano, os encontros são propostos em forma de celebrações e seguem o roteiro da Novena Litúrgica do Natal, que a Igreja celebra de 16 a 25 de dezembro.

Na mensagem de Apresentação da Novena de Natal, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, disse que os textos são muitos ricos e expressam a fé de todos no Deus Salvador, que enviou seu Filho ao mundo para consolar e confortar a humanidade; ao mesmo tempo em que se continua a clamar: “oh vinde logo para nos salvar!”.

Novena de Natal 2013

Dom Odilo pede que, na celebração da Novena de Natal em família, se procure também envolver as pessoas que, por algum motivo, estão afastadas da prática da fé e da vida da Igreja. “Talvez seja esta a “hora da graça” para essas pessoas. Façamos a nossa parte: convidemos. Deus conceda a todos a bênção do Santo Natal! Que a Novena ajude a acolher essa bênção!”, conclui.

PDF Procure o subsídio na sua paróquia ou faça download do arquivo em PDF aqui.

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Dízimo: Fé mostrada com obras

Em outubro, a Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de São Paulo realiza a campanha de motivação do dízimo. Este ano, a campanha tem como tema: “Dízimo: Ato de Fé” e lema “Dízimo: Fé mostrada com obras (Tiago 2, 14-18)”.

O coordenador arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, Luiz Fernando Porto Pinto, da Paróquia Santa Rosa de Lima de Perdizes, destacou que as campanhas “têm o propósito de levar ao povo de São Paulo esclarecimentos sobre o que é o dízimo e todas as suas dimensões, que são evangelização, manutenção do templo e ajuda dos mais necessitados”.

Dízimo: testemunho de Jesus Cristo na Cidade

De acordo com o coordenador, há uma ligação entre a campanha de conscientização e motivação do dízimo acontecer no mês missionário, pois “o dízimo é uma pastoral missionária, em virtude disso iniciamos as campanhas dentro do mês missionário, sempre buscando temas dentro das suas dimensões”.

Em diversas situações, há agentes de pastorais que, por trabalharem na comunidade, acreditam que estão dispensados de colaborar com a paróquia, porém, Luiz Fernando destaca que os agentes de pastoral devem “dar o exemplo”, pois “sirvo a Deus e ao próximo por amor, por gratidão a Deus, não esperando receber algo em troca”.

Sobre a conscientização da comunidade para a valorização da importância do dízimo, o coordenador afirmou que “a função das campanhas é justamente criar esta conscientização, mostrando que o dízimo acompanha toda a história da salvação, desde o Gênesis até os dias de hoje. E contamos com ajuda do clero para que a comunidade esteja consciente das propostas do dízimo”.

Dízimo na História da Salvação

A Pastoral do Dízimo Arquidiocesana ainda se coloca à disposição para colaborar e esclarecer dúvidas, ou dificuldades que possam surgir nas paróquias. “Quando as paróquias necessitam, entram em contato com a nossa Pastoral, que vai aos locais levar formação. E existe um projeto para ser criado um material de formação permanente que ainda não está pronto, apesar de já ter sido distribuído material de orientação alguns anos atrás”, afirmou Luiz Fernando.

Informações para contato
Telefone: (11) 3982-9722
E-mail: [email protected]

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Dia Nacional da Juventude 2013

O Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo convida todos a participar do Dia Nacional da Juventude – DNJ, dia 20/10, domingo, das 13h30 às 17h. A programação será iniciada no Pátio do Colégio. Haverá apresentações artísticas e reflexões feitas a partir do tema do DNJ; peregrinação à Catedral da Sé e Celebração Eucarística presidida cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano.

O DNJ deste tem como tema: “Juventude e Missão” e o lema: “Jovem: levante-se, seja fermento!”.

A proposta do DNJ dará continuidade às temáticas da JMJ Rio 2013, do “Ano da Fé” e da Campanha da Fraternidade deste ano, chamando a atenção para a formação de discípulos-missionários de Jesus Cristo em meio à juventude.

Em carta enviada aos Párocos, Vigários e Administradores Paroquiais, dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e referencial para o Setor Juventude, pede a colaboração de todos na divulgação e que motivem os jovens a participar. Também diz que é importante que os coordenadores de grupos de jovens e catequistas de crisma reflitam com os jovens o tema do DNJ.

Sendo atividade permanente do Setor Juventude da CNBB, o DNJ é um momento forte de celebração, de sentido de pertença dos jovens à Igreja e de sua visibilidade na sociedade. Em todo o Brasil, inúmeras manifestações serão promovidas através do Dia Nacional da Juventude.

Mais informações poderão ser obtidas no site do Setor Juventude de São Paulo ou no Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, pelo fone: 11 – 3660-3700.

Dia Nacional da Juventude 2013

(Clique na imagem para ver o cartaz maior)

Missa em Ação de Graça pela vida de dom Odilo

Neste sábado, 21/9, às 17h, na Catedral da Sé, será celebrada a missa em Ação de Graças pelo aniversário natalício do cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.

Todos estão convidados a participar desta celebração.

Será o momento oportuno para homenagear e demonstrar todo o carinho ao pastor desta Arquidiocese.

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Comunidade acolhe imagem de São Miguel

A comunidade acolhe a imagem do padroeiro, a duas semanas da festa de São Miguel Arcanjo. No final da missa das 10h, celebrada na capela da Universidade São Judas Tadeu, o Pe. Julio Lancellotti também abençoou uma criança:

Este ano a festa de São Miguel será num domingo e haverá missas às 7h30, 15h e 18h na igreja e às 10h na capela da Universidade São Judas Tadeu. A celebração das 18h será presidida pelo cardeal arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes.