Dom Edmar Peron

Celebração do Dia Mundial da Juventude na Região Belém

Por Pe. Fausto Marinho

A Celebração do Dia Mundial da Juventude, foi realizada no sábado passado, dia 12 (neste ano no Setor Belém), no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, no bairro da Água Rasa, iniciando às 17h com o acolhimento e muita animação. Contamos com a participação de cerca de 500 jovens dos vários Setores da Região Belém, organizada por uma Comissão de Juventude, orientada por Dom Edmar Peron e o Padre Fausto Marinho. Estiveram presentes no evento da juventude, os padres: Cláudio de Oliveira (coordenador de Pastoral da Região Belém), Wesley Machado (Paróquia São Rafael), José Antônio e Hernán (Paróquia Santa Bernadete), Paulo Borges (Paróquia N. S. do Bom Conselho), Alexandre Ferreira (Santo Antônio de Pádua); e também alguns religiosos(as), seminaristas, catequistas e leigos adultos das comunidades.

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,3). O Papa Francisco escolheu esta máxima do Evangelho como tema da Jornada Diocesana da Juventude de 2014. É a primeira Bem-Aventurança e marca o sentido de todas as demais! Na sua mensagem para esta Jornada de 2014, n. 1, assim se pronuncia: “As Bem-aventuranças de Jesus são portadoras duma novidade revolucionária, dum modelo de felicidade oposto àquele que habitualmente é transmitido pela mídia, pelo pensamento dominante”.

Celebração do Dia Mundial da Juventude na Região Belém

A Celebração teve como inspiração o texto inteiro das “Bem-aventuranças”, segundo Mateus 5,1-10. Alguns grupos fizeram encenações muito criativas cativando o coração dos presentes, associando os ensinamentos à realidade concreta vivida pela juventude. Foram lembradas as motivações e compromissos com os pobres em São Francisco de Assis e Madre Teresa de Calcutá, a vocação evangelizadora do jovem São José de Anchieta, a lembrança dos “50 anos do Golpe Militar” e a dedicação de lideres cristãos católicos na defesa da vida, direitos humanos e da democracia, como Dom Helder Câmara, Dom Paulo Evaristo Arns, Frei Tito de Alencar, Santo Dias da Silva e o Jornalista Vladmir Herzog.

Dom Edmar acompanhou o evento todo com muita alegria, fazendo-se jovem no meio dos jovens, como aconselhou o papa João Paulo II aos evangelizadores adultos; presidindo o final da celebração com trechos da mensagem inspiradora do Papa Francisco, abençoou e enviou a Juventude como “alegres discípulos evangelizadores dos demais jovens da sociedade”.

Veja todas as fotos no site da Região Belém.

Ser Padre em São Paulo: Alegria em servir!

Ser Padre em São PauloO que é mesmo vocação?

Vocação é um chamado de Deus. Ele chama cada um pelo nome e confia uma missão para ser realizada na vida. Na Igreja, alguns homens são chamados para serem ministros ordenados de Jesus Cristo a serviço do Povo de Deus.

Qual é a missão do Cristão?

É amar e seguir Jesus Cristo. É ser sal da terra e luz deste mundo (cf. Mt 5, 13-16), vivendo a verdade que Cristo veio revelar. É seguir os passos de Jesus e seu exemplo através do Evangelho.

Como aprender a ser cristão?

A família e a Igreja são escolas de vida cristã. Nessas comunidades devem prevalecer a fé e o amor no único Deus e a esperança na realização das promessas de Cristo.

Como os cristãos vivem sua vocação?

O exercício das virtudes teologais: Fé, Esperança e Amor, faz-nos viver na cidade de tal modo que nos empenhemos em transformá-la em moradia de irmãos. O sonho cristão é ver realizado, no mundo, a vontade de Deus: que todos tenha vida em abundância (cf. Jo 10,10). A vocação do cristão deve promover o bem comum, lutando pela justiça e defendendo a dignidade e os direitos de todo ser humano, a partir de Jesus Cristo.


Como o padre vive sua missão em São Paulo?

Muitos são os aspectos da missão do padre na cidade, entre eles: animar a comunidade no seguimento de Jesus, presidir à celebração da Missa, ministrar os sacramentos, anunciar a palavra de Deus também através da mídia (jornal rádio, TV, Internet etc), ser sinal de comunhão com toda a Igreja, testemunhar, pela entrega radical de sua vida, o amor a Jesus Cristo, na oração e no serviço preferencial aos mais pobres e necessitados.

O que é preciso para ser um padre? Por onde começar?

Em primeiro lugar, É Deus quem chama. Ele nos escolhe primeiro. Chama cada um pelo nome. É preciso aprender a ouvir Deus. Para ser padre, é necessário ser um bom católico e amar a Igreja.

A família pode ajudar?

A família pode mostrar ao jovem que a vocação e missão do padre é algo bom e desejável; isso ajuda muito o jovem na hora de sua decisão. É fundamental estar engajado em uma comunidade e ali ajudar a atender as suas necessidades. É assim que o jovem vai descobrindo e exercitando seus dons, no grupo de jovens, na liturgia, no serviço aos pobres, na amizade etc. Quando surge uma dúvida sobre vocação, é hora de procurar o pároco ou o bispo e expor-lhes seus sentimentos e suas inquietações.

Pastoral Vocacional?

A Pastoral Vocacional é o trabalho feito por uma equipe de pessoas – bispo, padres, diáconos, religiosos(as) e leigos(as) –  que tem por objetivo ajudar e orientar os jovens no processo de discernimento vocacional. São realizados encontros de despertar vocacional com os interessados e um acompanhamento personalizado com cada candidato, através de entrevistas e conversas regulares.

E depois?

Se forem percebidos sinais autênticos de vocação e o interessado desejar seguir adiante, ele irá para o Seminário Propedêutico, quer dizer, introdutório. O tempo nesta casa é de um ano. Para entrar, é preciso que o jovem tenha concluído o Ensino Médio (antigo 2º grau) ou esteja concluindo. As atividades da casa incluem o estudo, a vida comunitária, o acompanhamento individual, a vida de oração, a formação humana, cristã e afetiva e o trabalho pastoral etc.

Ser Padre em São Paulo

E os passos seguintes?

A Filosofia

O candidato presta vestibular para a Faculdade de Filosofia e, uma vez aprovado, durante 3 anos, passa a morar no Seminário de Filosofia, que fica na Freguesia do Ó. Nesse período, além dos estudos acadêmicos, há a convivência, a oração, a formação humana, cristã e afetiva e o desenvolvimento de um trabalho pastoral sistemático.

A Teologia

Os quatro anos de estudo de Teologia e a vivência de cada etapa do processo formativo habilitam o seminarista a pedir a ORDENAÇÃO, isto é, a tornar-se padre. Uma vez ordenado, ele fará parte do clero da Arquidiocese de São Paulo, para servir a Igreja e o povo de Deus no serviço em uma das paróquias e comunidades das seis Regiões Episcopais, a saber: Sé, Ipiranga, Lapa, Santana, Belém e Brasilândia.

Ser Padre em São Paulo é bom demais.
Responda ao chamado que Deus está te fazendo!

Você já pensou em ser sacerdote?

Diante do batizado se abre a possibilidade de ser sacerdote, dedicar toda sua vida a Deus, no serviço ao seu povo, através da pregação do Evangelho, da liturgia e na caridade pastoral. A vocação sacerdotal, como todas as vocações, não é iniciativa da pessoa, mas de Deus. Três palavras são fundamentais na vocação sacerdotal: Deus chama, consagra e envia.

Todo o processo da vocação para o sacerdócio exige um longo caminho de discernimento, desde a consciência do chamado, a promoção vocacional, o acompanhamento, os anos de seminário até a ordenação sacerdotal. É um caminho que implica uma série de qualidades: amor a Jesus Cristo, amor ao Evangelho, amor à Igreja e ao povo de Deus e comunhão com o bispo e com o papa.

É importante lembrar que, para o sacerdócio, há a exigência do celibato. O dom do celibato, sinal da disponibilidade plena ao serviço de Deus na Igreja, condição para receber e viver o Sacramento da Ordem na Igreja Católica Apostólica Romana. Portanto, somente os que acolhem este dom, com amor, alegria e dedicação, podem ser sacerdotes.

E como fazer para ser sacerdote? Se você sente esse chamado, procure o seu pároco e ou bispo e peça uma orientação, um acompanhamento inicial. Ele o ajudará no discernimento vocacional e, depois, na devida preparação.

Aqui, na Arquidiocese de São Paulo, você poderá ter essas e outras informações no CVA – Centro Vocacional Arquidiocesano ou com os padres coordenadores regionais da PV nos endereços abaixo. Entre em contato!

ANIMAÇÃO VOCACIONAL

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo Metropolitano de São Paulo

Dom Edmar Peron
Bispo Referencial para a Pastoral Vocacional Arquidiocesana

Promotor Vocacional: Pe. Messias de Moraes Ferreira
Telefone: (11) 3104-1795
E-mail: [email protected]

Região Episcopal Belém: Pe. Alexandre Ferreira Santos
Telefone: (11) 3061-8956
E-mail: [email protected]

Região Episcopal Brasilândia: Pe. Adriano Robson Rodrigues
Telefone: (11) 3935-6638
E-mail: [email protected]

Região Episcopal Ipiranga: Pe. Messias de Moraes Ferreira
Telefone: (11) 3104-1795
E-mail: [email protected]

Região Episcopal Lapa: Pe. Flavio Heliton da Silva
Telefone: (11) 3768-4308
E-mail: [email protected]

Região Episcopal Santana: Pe. Antonio Laureano
Telefone: (11) 2979-5558
E-mail: [email protected]

Região Episcopal Sé: Pe. Domingos Geraldo Barbosa de Almeida Jr.
Telefone: (11) 3826-4999
E-mail: [email protected]

Escola Diaconal: Diácono Ailton Machado Mendes
Telefone: (11) 3104-1795
E-mail: [email protected]

Informações:

CVA – Centro Vocacional Arquidiocesano
(de segunda a sexta-feira – das 9h às 12h e das 13h às 17h)
Rua Filipe de Oliveira, 36 – 6º andar – 01001-010 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3104-1795 – Fax: (11) 3104-2668
E-mail: [email protected]
http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br
http://facebook.com/cvasp1

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Jesus, Mestre Divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

Região Belém acolhe novo bispo

Fieis de várias paróquias e comunidades lotaram a igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Água Rasa, na quinta-feira, 18 de março, para a missa de acolhida de D. Edmar Peron, novo bispo da Região Belém. D. Edmar substitui D. Pedro Luiz Stringhini, transferido para a Diocese de Franca.

A celebração teve a participação também do cardeal arcebispo de São Paulo, D. Odilo Pedro Scherer, de D. Tarcísio, também bispo auxiliar, diversos padres, religiosas e religiosos da Região.

D. Edmar agradeceu por ser escolhido para essa missão e pediu a todos que rezem para que ele aprenda a ser um bom bispo – ouça abaixo a íntegra da homilia:

[audio:HomiliaDomEdmar20100318.mp3]