Rinalda Candida
Neste ano de 2010, a Arquidiocese de São Paulo decidiu realizar, durante todo o ano, o 1º Congresso Arquidiocesano de Leigos, com o tema: “Cristãos leigos, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo” e o lema: “Vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13.14) cuja abertura ocorreu no dia 25 de janeiro passado, na Catedral da Sé, por ocasião da celebração dos 456 anos da Cidade de São Paulo.
E, dando continuidade às atividades propostas pelo Congresso, realizou-se neste domingo, 18 de abril, o Retiro Espiritual das Comissões Paroquiais em todas as Regiões Episcopais, de modo a fazer com que os cristão leigos reflitam e se encham de ânimo sobre sua missão evangelizadora na cidade.
Na nossa Região Episcopal Belém o evento contou com a participação de todas as Paróquias do Setor e que levaram um número considerável de representantes. Nossa Paróquia esteve representada pela Sílvia, Evaniza, Deolinda e Rinalda.
O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer Arcebispo Metropolitano de São Paulo se fez presente fazendo a abertura do evento. Em seguida saiu para visitar outras regiões.
Falou sobre o processo de organização desse Congresso, lembrando que já algum tempo a Igreja vinha manifestando essa vontade de convocação dos leigos e, mais recentemente, com a Conferência de Aparecida, esse processo foi tomando corpo.
Lembrou que a realização do Retiro faz parte da primeira fase do Congresso, e que esse é o momento em que se busca uma tomada de consciência do leigo, ou busca de uma verdadeira identidade cristã: Quem somos e o quê estamos fazendo aqui? Como estão vivendo os cristãos leigos? Que nessa primeira fase, a organização do congresso será toda realizada em âmbito local, ou seja, nas paróquias, comunidades, pastorais, movimentos, associações, grupos e novas comunidades.
Falou a respeito da importância dos Leigos na construção da comunidade cristã, citando como exemplo o aumento de fiéis católicos no Japão, consequência da presença dos brasileiros que partiram para aquele país no início dos anos setenta. Dizia o Cardeal que em determinadas comunidades do Japão não existia sacerdotes e foram os leigos que se organizaram e provocaram a ida de sacerdotes para lá. Por isso é importante que os leigos adquiram conhecimentos sobre a Igreja.
Após a fala do Cardeal o encontro foi conduzido pelo Rafael, um Leigo profundamente engajado na missão evangelizadora da construção do reino, e dotado de grande conhecimento da palavra de Deus.
Por volta das 12h foi oferecido um lanche aos participantes e às 12h30 o Pe. Tarcísio presidiu a celebração eucarística de encerramento.
Fotos de Carlos Alberto Beatriz
Rinalda
abr 19, 2010 @ 12:18:50
Nós leigos batizados, precisamos refletir sobre a nossa identidade cristã. Quem somos nós? De que forma estamos contribuindo para a construção de uma sociedade diferente, igualitária, humana e justa, tal qual nos foi poposta por Jesus Cristo.
O congresso de Leigos faz o convite à todos que se identificam com esse projeto de Jesus e nos convoca a segui-lo para a construção desse modelo de sociedade.
Devemos nos lembrar sempre de que somos Igreja, formamos o seu corpo. O Clero precisa de nossa ajuda nessa árdua tarefa de transformação do mundo.
Para isso pecisamos estar unidos, cada um com o seu ministèrio, seu dom. E a unidade só se constrói com o reconhecimento da importância de cada irmão na comunidade.
Todos os serviços prestados na Comunidade são importantes para Deus: daquele que proclama a sua palavra e nos inspira um espírito de jubilo; do outro que nos faz espantar a tristeza quando ouvimos sua linda voz e música, como também do irmão que nos proporciona um ambiente limpo e agrádavel para pestarmos nosso culto de adoração ao nosso Deus.
Venham e participem das atividades da nossa Paróquia. Lembremo-nos que Deus já nos enviou um ótimo mestre de obras para nos conduzir, o nosso querido Padre Júlio.
alexandre nunes
abr 19, 2010 @ 21:09:13
Rinalda, q belo texto vc postou. Me senti como se tivesse participado do retiro. Parabéns